Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2017

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Bom dia.

Mais um Início de manhã gelado, tudo congelado e branco, talvez a maior camada de geada deste inverno.

Nono dia consecutivo desta série impressionante de temperaturas mínimas negativas, a maior desde 2012.

Tatual: - 2.5 graus :cold::cold:
Concordo. Tminima -2 de hoje mas facilmente a maior geada do ano, mais ainda quando atingi os -5.8. deito agua para descongelar o vidro ainda fica pior porque volta a congelar

3746f83bf835e7c544b5182956210009.jpg


Enviado do meu ASUS_Z00VD através de Tapatalk
 
Última edição:


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Concordo. Tminima -2 de hoje mas facilmente a maior geada do ano, mais ainda quando atingi os -5.8. deito agua para desco gelar o video ainda fica pior porque volta a congelar

3746f83bf835e7c544b5182956210009.jpg


Enviado do meu ASUS_Z00VD através de Tapatalk

Quando me levantei, o cenário era impressionante. Estava tudo, tudo branco literalmente, as árvores no meu quintal estavam com os ramos meios tombados de tanto gelo em cima e tenho um pequeno charco que estava congelado, até dava para passar por cima.
Pelo caminho para o trabalho avistei muitos carros estacionados com compactas camadas de gelo por cima e fui todo o caminho com o sensor do carro a dar sempre temperaturas negativas de -1/-2 graus e com sinal de gelo.

A relva, as plantas está tudo com um Aspeto amarelado, tal o massacre que têm tido com o gelo em cima.

Este Inverno está a ser impressionante em termos de temperaturas mínimas e gelo/ geada, como há anos não se via.
E não só pelos valores muito baixos mas também pela duração. Nos últimos 10 dias, às 9 / 10 da noite já estão 0 graus ou negativos e que se prolonga até às 9/10 da manhã do dia seguinte.
Tive mesmo 2 dias com temperaturas mínimas negativas entre as 7 e meia da tarde de um dia que se prolongou até às 10 e meia da manhã do dia seguinte. :cold:

O tempo vai mesmo para recordes. No Verão passado tive recordes de máximas, este Inverno estou a ter recordes de mínimas.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Bom dia,

Por aqui também mais uma mínima negativa, -1,5ºC:cold:
Aqui os carros também estavam todos brancos e havia bastante gelo na estrada. Ao vir embora de fotografar a geada passei por um carro que saiu fora da estrada e caiu num campo devido ao gelo.
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Boas,:)
Minima de -2.9 graus.Geada forte.:cold::cold:
A máxima foi de 15 graus.Agora estão 12 graus.O céu está a ficar nublado.O vento está fraco a moderado.
Logo a noite: seja bem vinda chuva!:rain:
;)
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

por aqui céu nublado por cirrus, e temperatura bem mais amena em relação a ontem à mesma hora. É a chegada da chuva.


Hoje tive provavelmente a última mínima negativa do mês, a rondar os -4ºC, mês este que foi de gelar o osso por cá. Impressionante a sucessão de mínimas gélidas e geadas vigorosas. Foram quase quinze dias disto. :cold:


Para recordar algo semelhante tenho de recuar oito anos (2009).


De salientar também que estive a três décimas de bater o recorde de temperatura mínima absoluta aqui em Merelim (-6,1ºC no dia 19). Depois de bater o recorde da máxima no verão, acontecer o mesmo com a mínima no inverno seguinte era incrível. :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas,

por aqui céu nublado por cirrus, e temperatura bem mais amena em relação a ontem à mesma hora. É a chegada da chuva.


Hoje tive provavelmente a última mínima negativa do mês, a rondar os -4ºC, mês este que foi de gelar o osso por cá. Impressionante a sucessão de mínimas gélidas e geadas vigorosas. Foram quase quinze dias disto. :cold:


Para recordar algo semelhante tenho de recuar oito anos (2009).


De salientar também que estive a três décimas de bater o recorde de temperatura mínima absoluta aqui em Merelim (-6,1ºC no dia 19). Depois de bater o recorde da máxima no verão, acontecer o mesmo com a mínima no inverno seguinte era incrível. :D


Eu bati o meu recorde da máxima no verão e da mínima agora no inverno!:D

Bom era bater agora recordes de precipitação... :p
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
  • Gosto
Reactions: jonas e luismeteo3