Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

chuva persistente, por vezes moderada, nevoeiro fechado, 10 mm acumulados e a contar :rain:

13.2ºc actuais.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Já são muitas horas de chuva, por vezes fraca, por vezes moderada.
O acumulado de hoje está nos 27,4 mm.
Ainda mais virá de acordo com as previsões.
Ontem vi o tempo na MeteoGalicia e, segundo eles, amanhã será um dia de muita chuva. Tanto o GFS como o ECMWF não o vislumbram. Será que eles veêm algo que os modelos não estão a ter em conta?
O vento tem soprado fraco a moderado, com rajadas moderadas, de SSO.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 93%

----------
Como o previsto infelizmente não para de chover há praticamente 24h..
Espero que o meu querido AA volte em força.
heart-broken-icon.png

Acho que é AMOR NÃO CORRESPONDIDO...:hehe:
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Boa tarde.

Já são muitas horas de chuva, por vezes fraca, por vezes moderada.
O acumulado de hoje está nos 27,4 mm.
Ainda mais virá de acordo com as previsões.
Ontem vi o tempo na MeteoGalicia e, segundo eles, amanhã será um dia de muita chuva. Tanto o GFS como o ECMWF não o vislumbram. Será que eles veêm algo que os modelos não estão a ter em conta?
O vento tem soprado fraco a moderado, com rajadas moderadas, de SSO.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 93%

----------

heart-broken-icon.png

Acho que é AMOR NÃO CORRESPONDIDO...:hehe:
Tb reparei nisso amanhã poucos acumulados em contraste com a previsão dos espanhóis..
Estranho...

Este amor é correspondido hehe
Quando vier e pra durar até fim de outubro

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Continuação de uma excelente tarde invernosa.

Tb reparei nisso amanhã poucos acumulados em contraste com a previsão dos espanhóis..Estranho...
Estive a ver a carta de previsão do GFS. Há uma zona activa a passar nos Açores hoje, a qual irá passar amanhã na zona norte da Galiza. Deverá ser essa a razão para os acumulados previstos na Galiza serem bastante expressivos.

A tarde tem sido bem regada. A minha zona tem apresentado uns acumulados jeitosos.
O acumulado vai nos 36,8 mm.

Ontem estive a conversar com um meteorologista, e devido às diferenças de acumulado entre a EMA e a minha estação ele concorda que a explicação terá a ver com a proximidade à serra. Apesar de em linha reta a distância ser de 1,71 km, a EMA está exposta a SO (entradas húmidas predominantes) enquanto aqui em casa a estação estará mais influenciada pela serra do Monte do Pilar e alto de São Brás.

Tactual: 13,4ºC
Hr: 96%
Este amor é correspondido...
Quando vier e pra durar até fim de outubro
Não desejes isso a ninguém. Há muita chuva por cair no país, principalmente a sul do Tejo.
Tens de jogar no euromilhões e aí poderá ir de férias até um destino paradisíaco, cheio de sol. Aconselho uma visita a Cherrapunji. Ias adorar. ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Aconselho uma visita a Cherrapunji

É um excelente local para quem não gosta ou não aprecia chuva, são só e em média 11.777 mm por ano :D

b91N9c2.jpg


Por aqui mais um dia de chuva, o acumulado está nos 22.4 mm e Janeiro segue com 127,6 mm.

13.4ºc actuais Vento SSW 16 Km/h e 96 % HR.

Chuva e algum nevoeiro neste momento.
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
Isto é que é chover.
Desde ontem que vai caindo, de forma mais fraca a moderada com alguns intervalos.
Já deve ter chegado aos 100mm o meu pluvio, amanha já digo algo.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Ontem estive a conversar com um meteorologista, e devido às diferenças de acumulado entre a EMA e a minha estação ele concorda que a explicação terá a ver com a proximidade à serra. Apesar de em linha reta a distância ser de 1,71 km, a EMA está exposta a SO (entradas húmidas predominantes) enquanto aqui em casa a estação estará mais influenciada pela serra do Monte do Pilar e alto de São Brás.

Não sei se me estou a repetir de post anterior, mas a geógrafa Suzanne Daveau explica bem este tipo de situações na magistral tese de doutoramento sobre a precipitação em Portugal continental (1977).

Por exemplo, dois postos udométricos a 1,1 km um do outro, Pedrógão Grande (396 m alt.) e Cabril (375 m) recebem respetivamente 910 mm e 1 435 mm de média anual entre 1955 e 1968. Analisaram-se com detalhe, dia a dia, os registos das duas estações, estava tudo certo, e a explicação está no efeito sobre as massas de ar húmido provocadas pela orografia envolvente (fortes impulsões em situações meteorológicas típicas, que aumentavam as precipitações em áreas bem determinadas, independentemente da altitude e do número total de dias de chuva).
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia,
Litoral norte a ser regado como deve ser.
Chuva fraca mas certinha, vento fraco a moderado.
Agitação marítima.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.