Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,595
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite
Dados de hoje — Gondomar

Hoje estou de parabéns
c05ee1faa9316b2a83370c44ece696b3.jpg


Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,967
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia, bom domingo.

E bem vindos a 2020...atrasadito, eu sei. :D

Olha que dia, muito luminoso, com vento fraco de NNE e céu limpo.
Que melhor dia podemos ter? ;)

Ah, o acumulado de precipitação mensal está nos 3,3 mm. Nada mau.


Tmín: 0,6ºC

Tactual: 6,4ºC
Hr: 87%
Bom dia de Reis.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,967
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite de Reis.

Por cá a noite vai agora fria, depois de uma excelente tarde.
Estive a dar uns chutos na bola com o miúdo mais novo, das 18.30h até às 20h, altura em que o bacalhau (jantar tradicional de Reis) me chamou para dentro de casa. Já estavam 3,0ºC...

Agora, com céu limpo e vento fraco\calmo de N, o frio vai-se instalando como deve de ser.

Tmáx: 11,5ºC

Tactual: 1,6ºC
Hr: 86%
Votos de um bom dia de Reis (Magos) e uma excelente semana. :thumbsup:
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Isto foi o que caiu hoje na Galiza do Norte: :hmm:
zLMemoZ.jpg


De salientar os 18,6 mm naquela zona das rias. Fogo, aquela zona supera claramente as médias do norte de Portugal só mesmo com chuva orográfica. :rain: Supostamente estamos a falar de uma frente fraquinha, mas pelos vistos "fraco" naquela zona tem outro significado. :lol:

Eu só acrescentava: o que realmente tem "outro significado" é a fraquíssima densidade de pluviómetros oficiais portugueses a reportarem dados em tempo útil...

Só na zona de Vigo e Pontevedra, com superfície equivalente ao distrito de Viana do Castelo, apanhamos mais de 2 dúzias de pluviómetros, a diferentes altitudes e em diferentes topografias.

E no distrito de Viana? Por estes dias, a reportar no IPMA (o nosso equivalente ao MeteoGalicia): 3 (três, 1+1+1) estações.

Todas a baixa altitude (do nível do mar aos 80 m), no fundo de vales abertos ou no litoral. Num distrito que vai dos 0 aos 1416 m... O mesmo (ou quase o mesmo) se passa com Aveiro, Braga, Porto, uma pobreza franciscana, na zona mais pluviosa e densamente povoada do Continente.

Assim realmente não há hipótese de haver qualquer comparação...
 
Última edição:

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Boa noite, vento nulo e céu limpo. Uma noite de inversão como deve de ser :p Ora há pouco fui em missão a um local de forte inversão aqui perto (~118m), seguia com -1.5ºC (às 0h50) no auriol e tudo cheio de gelo e geada forte, a ribeira até fumegava :malandro: Cá por cima (132m), 0ºC e geada moderada.
Engraçado, que ao dirigir-me para lá distraí-me por segundos e a temperatura tinha descido +-1ºC, a ver qual a mínima amanhã... :lol: :cold:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa tarde,

Manhã com geada por aqui com mínima de 0,4ºC. Hoje custou a aquecer devido às nuvens altas. Veremos se não vêm muitas agora de noite para estragar a descida da temperatura.

Deixo aqui dois registos numas zonas mais baixas perto do rio Cávado:

Fog and frost by Guilherme Silva, on Flickr
9hlYPHc.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.