Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2023

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boa noite

Os meus sinceros sentimentos.
É complicado tipo de situações ainda pra mais de forma suponho inesperada.
Obrigado.
Sim, completamente inesperado. Infelizmente é mais um entre muitos casos que nos tem aparecido nos últimos 3 meses.

------
Regressando aquilo que nos chama aqui...
Hoje tivemos de novo um dia de bom sol, depois de uma madrugada fria mas com mínimas um pouco mais altas, provavelmente associado à presença do nevoeiro até às primeiras horas da manhã.
O vento soprou sempre fraco, permitindo uma sensação térmica agradável ao longo do dia.
Agora o cair da noite traz-nos o frio de novo, veremos se as mínimas se aproximam dos negativos ou não.

Tmín: 1,7ºC
Tmáx: 14,7ºC

Tactual: 6,3ºC
Hr: 87%


EMA Paços de Ferreira
Tmín: 1,2ºC
Tmáx: 15,0ºC

EMA Luzim-Penafiel
Tmín: 1,7ºC
Tmáx: 11,3ºC

Continuação de excelente semana:thumbsup:
 
Boa noite.

De facto tempo calmo, ensolarado, com pouco vento, leve brisa apenas. Sensação térmica diurna agradável, agora a pedir bom agasalho.
A geada não quer nada connosco...

Tmín: 1,4ºC
Tmáx: 14,5ºC

Tactual: 6,0ºC
Hr: 81%


EMA Paços de Ferreira
Tmín: 0,7ºC
Tmáx: 13,9ºC

EMA Luzim-Penafiel
Tmín: 0,8ºC
Tmáx: 9,6ºC

Continuação de excelente noite e um Bom dia de Reis :thumbsup:
 
Boa noite,

Por aqui também dias bem ensolarados com, noites e manhãs frias.

Mínima de hoje foi 5.5ºc e máxima 15.6ºc.

Neste momento 9.2ºc , vento fraco e 84% HR.

Céu limpo.

Este tempo solarengo, e que tão bem sabe depois de tanta chuva, irá acabar em breve, amanhã já deverá chover e ainda mais nos dias seguintes, com chuva, novamente por vezes forte e avisos laranja do IPMA.
 
Última edição:
Bom dia,

Mais uma manhã fria, hoje já com alguma nebulosidade.

Mínima de 4.1ºc.

Neste momento 4.4ºc, vento fraco e 96% HR.
 
Boa tarde .
Céu com períodos muito nublado.
Tatual : 13 ° c
Tmin: 2 ° c
Muitos e gravosos avisos para o fim de semana quer para a precipitação, quer para a agitação marítima quer para o vento .
Com o nível de saturação dos solos e os rios correndo quase cheios , se se confirmarem as previsões , temos mais cheias e inundações garantidas.
Feliz dia de Reis.
 
por aqui as nuvens andam a rondar mas ainda dá para ver muito sol.
algum frio. manhãs a começar nos 6/7º e agora, por exemplo, está nos 13º...
o que, para esta zona, muito perto do mar, não sendo muito, já é alguma coisa.

e como já sei o que aí vem, estes últimos dias foram bem bons para desanuviar e limpar o céu e a cabeça de tanta chuva.
 
Chuva moderada a forte começou pelo Noroeste da Região, depois das 2h.
KaFOidh.jpg
tice7xx.jpg


A chegada de ar húmido sub-tropical foi notória na estagnação da temperatura, sem haver descida com a noite e madrugada:
YLVHblW.jpg


V.N.Cerveira, por exemplo, teve temperaturas abaixo dos 10ºC antes da meia-noite, e a partir daí e à medida que a frente quente ia substituindo a massa de ar - de forma lenta como é característico das frentes quentes ao contrário das frentes frias em que a substituição é relativamente brusca - a temperatura foi subindo até valores à volta dos 13ºC ( a máxima nesta altura está em 13,3ºC ).
O acumulado na EMA desta estação vai em 15,9 mm, até às 5:20, começou às 2:00. Até agora a intensidade máxima ficou quase nos 2mm/10 minutos o que já é moderado quase forte, com os valores maiores os mais recentes.

GK0Tl3u.jpg


Às 00h não estava assinalada a frente quente e a frente fria ainda vinha longe da Galiza, mas o fluxo de sudoeste e aumento do vento de sul estava bem identificado pelo estreitamento do intervalo das isóbaras no litoral Noroeste da península, uma situação típica, como já ocorreu no início do mês.
4deoPwy.gif

Do lado de Espanha, Santiago de Compostela, numerosas estações com mais de 40 mm já acumulados.
 
Última edição: