Miguel96
Cumulonimbus
Vídeo do escoamento de água após chuva forte à pouco em Barcouço, Aveiro
Limite sul do distrito de Aveiro
Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
Estive na Campanhã entre as 10h30 e as 12h. Tirando uns 15 minutos por volta das 11h30 / 11h45 em que de facto choveu torrencialmente, no restante nem por isso...A EMA de Serra do Pilar mostra acumulados em 10 minutos de cerca de 10 mm; 20,0 mm em meia hora e 35,0mm em 1h20m, das 10:30 às 11:50.
Não são valores invulgares para o Porto, certamente houve outros factores a condicionarem o normal escoamento das águas.
Capaz de provocar algumas inundações: sem dúvida, mas a situação da baixa do Porto pareceu-me ter "outras agravantes"...
A CMP está a preparar há anos a musealização do Rio da Vila:Certo, faltam explicações mas já há alguma relação oficial com as obras do metro. Terras e entulhos deixados das obras (bem sabemos como funcionam as obras urbanas por cá...) e parece que um rio subterrâneo resolveu vir à superfície (algo foi feito debaixo de terra para isso acontecer, não?).
Eu também não quero acreditar...A CMP está a preparar há anos a musealização do Rio da Vila:
![]()
RIO DA VILA — em construção
museudacidadeporto.pt
Mas não quero acreditar que fariam alguma coisa lá em baixo capaz de causar este caos cá em cima...
Boas,
50 mm acumulados por aqui, de momento apenas chuvisca.
11.7ºc actuais.
Janeiro segue com 139,2 mm.
É obvio que todo este caos provocado pela chuva hoje no Porto teve outras causas, nomeadamente as obras do metro e mau escoamento das águas, não é normal, já choveu muito mais e não aconteceu isto...
Isto também não é normal, as chamadas "cascatas do Niagára" do Porto, sobre a Avenida marginal Gustavo Eifel, e dali para o Douro..
Video de hoje (Cláudia Fonseca - Facebook)
Isto também não é normal, as chamadas "cascatas do Niagára" do Porto, sobre a Avenida Gustavo Eiffel na marginal e dali para o Douro, situação que se mantêm há anos...
Video de hoje (Cláudia Fonseca - Facebook)
Desde 2000 (do "Porto 2001" até à turistificação em massa e actual especulação imobiliária) que o Porto tem sofrido intensas e ininterruptas alterações em termos de morfologia urbana, edificação e impermeabilização dos solos.Como é possível? Vivi no Porto, passei por anos chuvosos na cidade e nunca vi nada assim!
Ainda mais depois de declarações como esta:só que ninguém o vai assumir, oficialmente.
a CMP já tem sido criticada à séria por causa do timing destas obras intermináveis... agora nunca na vida vão assumir responsabilidades no caos de hoje.