Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2023

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
A estação de São Bento virou as cascatas de São Bento.

Mas, de onde veio tanta terra e pedras no meio da cidade, não conheço bem o Porto, mas tanta pedra e terra só pode ser das obras do metro.

Aqui ultrapassei na última hora os 50 mm. :rain:

Aqui perto, em Frossos (tirado do Facebook):

322958737_847006626531251_167383889507369070_n.jpg

A EMA de Serra do Pilar mostra acumulados em 10 minutos de cerca de 10 mm; 20,0 mm em meia hora e 35,0mm em 1h20m, das 10:30 às 11:50.
Não são valores invulgares para o Porto, certamente houve outros factores a condicionarem o normal escoamento das águas.
Estive na Campanhã entre as 10h30 e as 12h. Tirando uns 15 minutos por volta das 11h30 / 11h45 em que de facto choveu torrencialmente, no restante nem por isso...

Capaz de provocar algumas inundações: sem dúvida, mas a situação da baixa do Porto pareceu-me ter "outras agravantes"...

Capaz de provocar algumas inundações: sem dúvida, mas a situação da baixa do Porto pareceu-me ter "outras agravantes"...

sem dúvida, alguma coisa se passou.
estava a chegar ao Porto, às 11h e depois de estacionar na Praça D João I, subi até à Praça dos Poveiros. chovia torrencialmente, mas foram uns 15 minutos, se tanto.
mas nada que já não tenha visto na cidade.

as obras devem ter estado por trás deste caos.
só que ninguém o vai assumir, oficialmente.
a CMP já tem sido criticada à séria por causa do timing destas obras intermináveis... agora nunca na vida vão assumir responsabilidades no caos de hoje.

Enviado do meu Pixel 7 através do Tapatalk

Certo, faltam explicações mas já há alguma relação oficial com as obras do metro. Terras e entulhos deixados das obras (bem sabemos como funcionam as obras urbanas por cá...) e parece que um rio subterrâneo resolveu vir à superfície (algo foi feito debaixo de terra para isso acontecer, não?).
A CMP está a preparar há anos a musealização do Rio da Vila:

Mas não quero acreditar que fariam alguma coisa lá em baixo capaz de causar este caos cá em cima...

Boas,

50 mm acumulados por aqui, de momento apenas chuvisca.

11.7ºc actuais.

Janeiro segue com 139,2 mm.

É obvio que todo este caos provocado pela chuva hoje no Porto teve outras causas, nomeadamente as obras do metro e mau escoamento das águas, não é normal, já choveu muito mais e não aconteceu isto...

Isto também não é normal, as chamadas "cascatas do Niagára" do Porto, sobre a Avenida Gustavo Eiffel na marginal e dali para o Douro, situação que se mantêm há anos...

Video de hoje (Cláudia Fonseca - Facebook)

Última edição:
A CMP está a preparar há anos a musealização do Rio da Vila:

Mas não quero acreditar que fariam alguma coisa lá em baixo capaz de causar este caos cá em cima...
Eu também não quero acreditar...

---

Entretanto, há um intervalo na precipitação, para fazer os arranjos necessários a evitar a repetição na próxima madrugada/manhã:

Boas,

50 mm acumulados por aqui, de momento apenas chuvisca.

11.7ºc actuais.

Janeiro segue com 139,2 mm.

É obvio que todo este caos provocado pela chuva hoje no Porto teve outras causas, nomeadamente as obras do metro e mau escoamento das águas, não é normal, já choveu muito mais e não aconteceu isto...

Isto também não é normal, as chamadas "cascatas do Niagára" do Porto, sobre a Avenida marginal Gustavo Eifel, e dali para o Douro..

Video de hoje (Cláudia Fonseca - Facebook)

Impressionante! :shocking:
Algo de muito errado também tem de se passar por ali...

RIBEIRAS DO PORTO.webp

Esta planta dá para ter uma noção do que pode acontecer na zona da baixa.
Eu tenho a ideia que o rio de Vila tem dois troços, um por Sá de Bandeira, outro pela avenida.
Tenho a ideia que vem algo pela R 31 de janeiro que servia para alimentar o convento, acho que era água do Bolhão.
Tudo se junta em frente à estação e vai por Mouzinho da Silveira.

Estive no Porto, faz hoje precisamente um mês, quando houve as cheias em Lisboa. Na altura comentei, se a chuva que caiu em Lisboa fosse no Porto estava tudo desgraçado devido às obras....
Passado um mês, aconteceu mesmo.... apesar da menor quantidade de precipitação os estragos foram avultados, não me restam muitas dúvidas que as "obras tiveram muita culpa" nestes acontecimentos na cidade do Porto.

Como é possível? Vivi no Porto, passei por anos chuvosos na cidade e nunca vi nada assim!
Desde 2000 (do "Porto 2001" até à turistificação em massa e actual especulação imobiliária) que o Porto tem sofrido intensas e ininterruptas alterações em termos de morfologia urbana, edificação e impermeabilização dos solos.
A factura está agora a chegar...
Isto para não falar dos rios de dinheiro que a STCP deve ter derretido na mudança dos abrigos da paragens de autocarro, que em nada protegem os utentes quando chove.

só que ninguém o vai assumir, oficialmente.
a CMP já tem sido criticada à séria por causa do timing destas obras intermináveis... agora nunca na vida vão assumir responsabilidades no caos de hoje.
Ainda mais depois de declarações como esta:
IS2CJKP.jpg

Agora há toda uma guerra nas redes sociais entre lisboetas e portuenses. Só gente desinformada, infelizmente.