Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2023

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
33 mm e a contar, chove bem agora :rain:

Video de hoje (Cláudia Fonseca - Facebook)

Olho para este caudal e afirmo que este volume de água é de água desviada de condutas várias por onde passam as linhas do metro, em vários pontos da cidade. E o ponto de saída fica precisamente ali por cima.
Nunca as Fontaínhas terá uma superfície drenável com capacidade de alimentar tal torrente de água. Nunca!
Esta água "foram buscar" as outras zonas da cidade.
Cheira-me que os estudos não incluíram a variável "precipitação" na equação.:calor: Ou não a valorizaram devidamente. No Porto chove muito, tivemos a "sorte" de chover menos nos últimos anos\décadas (tirando 2000-2001). E a memória pode atraiçoar muita gente...

Já nos 38.2 mm, não para de chover, algum nevoeiro também.

40mm por cá. Caiu quase tudo de madrugada.

Surpresa Dominical foi a garagem com alguma água. Coisa que não tinha acontecido até agora. Estranho porque não vislumbro qualquer período assim tão intenso aqui na zona.

A ponte que vai dar a Alvarenga, Arouca caiu numa das laterais. Como é de sentido único a aldeia/Vila ficou isolada no lado Oeste.

bd41e02a5d3aa81b20a1393d45163886.jpg

A ponte não é de sentido único. O primeiro a chegar passa.
Interessante as fotos estarem no Facebook dos bombeiros de nespereira.

São terras vizinhas, apesar de Nespereira já ser Cinfães, e nem sei se Alvarenga tem bombeiros.

São terras vizinhas, apesar de Nespereira já ser Cinfães, e nem sei se Alvarenga tem bombeiros.
Por ali, existem bombeiros em Arouca e Nespereira e, neste momento, todos eles devem ter muito que fazer.
É só porque nespereira fica do lado oposto da ponte, mas se calhar até foi algum elemento dos bombeiros de Nespereira que estava de passagem e tirou as fotos.

Entretanto, na minha aldeia, Canelas - Arouca:
Não é inédito, mas é muito raro ter o ribeiro assim com tanta água

Última edição:
Em relação à enxurrada do Porto realmente foi anómala. Vivi durante grande parte da minha vida no centro do Porto e não me lembro nem de ver metade do que foi visto. Muito menos a Cascata das Fontainhas, tirando as cascatas de São João.

Mas não brincando com o assunto como disse um colega aqui, nos anos 80 algo do género nas Fontainhas seria a tragédia porque essa escarpa estava carregada de barracas de lata. Com o declive da cidade acho ok o que se passou em São Bento mas muito estranho nas Fontainhas porque quem conhece sabe que na zona até tem uma rampa para a água descer na rua das carqueja. Parece que essa água está toda a sair do interior. Mas posso estar induzido em erro.

Numa das primeiras chuvadas foi partilhado um vídeo de uma mini cascata na zona e já na altura achei estranho. Desta vez fico de boca aberta a ver o que se passou.

Depois de um pequeno intervalo, a chuva está de regresso, 50.2 mm acumulados ( 103.8 mm desde as 0 horas de ontem dia 07/01/2023).

13.4ºc, vento moderado de WSW/W e 97% HR.
Mais um mês para ultrapassar os 200 mm, segue com 191,4 mm até ao momento. :rain: