Seguimento Litoral Norte - Julho 2014

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Há pouco a norte:

ma2y2ety.jpg
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui céu muito nublado e algum vento de Oeste, 18.6 ºc actuais, o acumulado mantêm-se nos 24.6 mm :rain:

Foto que fiz há poucos minutos, uma longa exposição diurna de 10 segundos, registando o movimento das nuvens, para testar um filtro ND de 10 stops na Canon Eos 6d :


PgZJMVI.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Cá fica mais uma longa exposição diurna feita há minutos, os mesmos 10 segundos, mas desta vez já com algum sol:

azJUp2I.jpg



Filtro Lee Big Stopper 10 stops + Canon 17-40 L + Canon Eos 6d

Bom filtro, recomendo!:thumbsup:

Sigo com 18.5 ºc actuais.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Bom dia

Na passada Sexta-feira à tarde, fui, com o nosso colega Estação SP, até Anadia, para fazer manutenção na EMA/parque meteo da respectiva cidade.

Este era o aspecto que o parque meteorológico tinha antes da nossa intervenção (em boa verdade, já tinha começado a cortar um pouco à entrada. Depois é que me lembrei que era melhor tirar fotos para documentar)

14509232129_55f3c46d5c_c.jpg


14509218200_ed650c604a_c.jpg



E, já de noite (≈22:05), após terminar os trabalhos, as possíveis fotos com a ajuda da iluminação do carro, do resultado final da intervenção no parque meteo/ema

14715770763_84bc089abb_c.jpg


14692724261_5aec784971_c.jpg


14509251848_69cd613a54_c.jpg



As que se seguem foram tiradas pelo colega Estação SP

14509249449_e79975d9c9_c.jpg


14692726491_3017a9ed4d_c.jpg


14693506394_bb613e72fd_c.jpg



Acções realizadas:

-> Efectuou-se o corte da erva com foicinhas, resultando naquele monte de erva que se pode ver na foto, e pondo a descoberto o termómetro de superfície que se encontrava completamente camuflado no meio do "mato". Uma tardada a foicinhar erva. :D
-> Fez-se uma limpeza, embora não se apresentasse muito sujo, ao udómetro e também se nivelou o mesmo, tendo resultado todo este processo numa contagem de 0,3mm de falsa "precipitação".
-> Limpou-se o RS do termohigrómetro, o típico varrer do pó com a trincha, embora o RS está mesmo a pedir para ser mergulhado num balde com água e sabão para limpar o verdete e o lixo que tem lá para dentro. Fica para a próxima manutenção.
-> Lavou-se, com um pano húmido, o piranómetro (cúpula de vidro e o escudo de radiação), os painéis solares e o RS da unidade central.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia

Na passada Sexta-feira à tarde, fui, com o nosso colega Estação SP, até Anadia, para fazer manutenção na EMA/parque meteo da respectiva cidade.

(...)

Acções realizadas:

-> Efectuou-se o corte da erva com foicinhas, resultando naquele monte de erva que se pode ver na foto, e pondo a descoberto o termómetro de superfície que se encontrava completamente camuflado no meio do "mato". Uma tardada a foicinhar erva. :D
-> Fez-se uma limpeza, embora não se apresentasse muito sujo, ao udómetro e também se nivelou o mesmo, tendo resultado todo este processo numa contagem de 0,3mm de falsa "precipitação".
-> Limpou-se o RS do termohigrómetro, o típico varrer do pó com a trincha, embora o RS está mesmo a pedir para ser mergulhado num balde com água e sabão para limpar o verdete e o lixo que tem lá para dentro. Fica para a próxima manutenção.
-> Lavou-se, com um pano húmido, o piranómetro (cúpula de vidro e o escudo de radiação), os painéis solares e o RS da unidade central.

Boa iniciativa de voluntariado. :thumbsup:
Assim dá para perceber, o porquê da falta de dados de algumas estações do IPMA.
Esperemos assim que a estação comece a debitar dados mais fiáveis.
Deve haver ainda mais "algumas" estações nessas condições deficientes.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Na passada Sexta-feira à tarde, fui, com o nosso colega Estação SP, até Anadia, para fazer manutenção na EMA/parque meteo da respectiva cidade.

Bom dia a todos:)

Bom trabalho que os dois fizeram.
Quando eu conheci a RUEMA de Luzim-Penafiel o cenário era "dantesco". Impressionante a altura do ervado que praticamente tapava o sensor termo-higrómetro e as videiras que alastravam ao udómetro e zonas adjacentes.
Por acaso é bem lembrado: tenho de lá voltar proximamente para ver se as ervas voltaram a crescer no final de primavera\início de verão, que com sol e chuva devem ter condiçoes excelentes para "treparem" por aí acima...:D

Dito isto, o dia de hoje começou com aguaceiros por vezes moderados e agora o céu encontra-se muito nublado (aprox. 6-7 octas ou 6 a 7 oitavos do céu encoberto).
O vento sopra fraco a moderado.
O acumulado do dia é de 5,3 mm.
Ontem o acumulado foi bem superior: 26,2 mm
.
Temos então um mês húmido. Veremos o que nos traz o resto do mês.
Ao que parece, ao contrário do previsto há 2 dias, as temperaturas sobem nos próximos 2 dias e depois baixam um pouco ao longo da semana. Calor, calor nao estará, mas deverá estar agradável...:thumbsup:

Tatual: 20,8ºC
Hr: 75%​
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boa iniciativa de voluntariado. :thumbsup:
Assim dá para perceber, o porquê da falta de dados de algumas estações do IPMA.
Esperemos assim que a estação comece a debitar dados mais fiáveis.
Deve haver ainda mais "algumas" estações nessas condições deficientes.

Obrigado.
Por acaso, outra que deve estar a precisar de um bom corte de erva, caso ainda ninguém o tenha feito, é a ema de Bencanta, em Coimbra. Por causa disso, da última vez que lá fui, parti um termómetro de solo, daqueles que pertencem à observação clássica. A dirigir-me para a unidade central da automática, pus-lhe o pé em cima e dei logo por ele. Era completamente impossível vê-lo lá. A erva estava mesmo muito compacta. Estava a pensar fazer uma visita a essa ema da próxima vez. Talvez tente contactar os colegas aqui do fórum da zona de Coimbra a ver se podem lá passar para dizer como é que está aquilo.
E seguir a imagem de satélite para ver onde pôr os pés e onde cortar primeiro: -> http://goo.gl/maps/6o6fb


Bom dia a todos:)

Bom trabalho que os dois fizeram.
Quando eu conheci a RUEMA de Luzim-Penafiel o cenário era "dantesco". Impressionante a altura do ervado que praticamente tapava o sensor termo-higrómetro e as videiras que alastravam ao udómetro e zonas adjacentes.
Por acaso é bem lembrado: tenho de lá voltar proximamente para ver se as ervas voltaram a crescer no final de primavera\início de verão, que com sol e chuva devem ter condiçoes excelentes para "treparem" por aí acima...:D

Obrigado.
Pois, é uma boa ideia ires lá dar uma volta e ver. Como dizes, temos tido condições óptimas, principalmente aqui na região norte, para a erva proliferar.


····························

A varanda segue quentinha com 24,0°C (Tin - Tout ≈ 1°C -> sensor auriol igualou a interior à exterior :p). O ar está um pouco abafado (HR elevada + T elevada)
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Obrigado.
Por acaso, outra que deve estar a precisar de um bom corte de erva, caso ainda ninguém o tenha feito, é a ema de Bencanta, em Coimbra. Por causa disso, da última vez que lá fui, parti um termómetro de solo, daqueles que pertencem à observação clássica. A dirigir-me para a unidade central da automática, pus-lhe o pé em cima e dei logo por ele. Era completamente impossível vê-lo lá. A erva estava mesmo muito compacta. Estava a pensar fazer uma visita a essa ema da próxima vez. Talvez tente contactar os colegas aqui do fórum da zona de Coimbra a ver se podem lá passar para dizer como é que está aquilo.
E seguir a imagem de satélite para ver onde pôr os pés e onde cortar primeiro: -> http://goo.gl/maps/6o6fb
A semana passada andaram a cortar a erva no campo ao lado da EMA, onde antes existia uma vinha (visível nessa imagem de satélite), e recentemente instalaram uns painéis solares perto da estação, talvez tenham limpo aquela zona.
Quando passo por lá vou pela via rápida, por isso não dá para ver bem como está a EMA.
O ideal seria alguém da escola superior agrária fazer a manutenção, pois têm acesso facilitado e conhecem bem o local.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A máxima até agora já vai para o quentinho, considerando a hora em que se deu: 24,2C às 10:26 segundo o isep. No mapa do ipma a estação de S. Gens já volta a aparecer, com a marca de 23,5C às 9:00, e uma máxima de 23,8C provavelmente depois disso. Marca actual de 22,1C segundo o isep.

Aqui eu não senti calor na rua mas não andei ao sol, estava um vento agradável e fresco por volta das 10:00. Já agora gostaria de perguntar se alguém sabe onde fica a estação de S. Gens, porque se calhar é mesmo muito perto de onde eu moro, se coincidir com uma das ruas de nome idêntico/similar da Senhora da Hora. Perto, de qualquer das formas, deve ser. :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bonito cenário com o nevoeiro a subir o Rio Douro!

Corre uma brisa fresquinha e cheira a mar..:cool: