joralentejano
Furacão
Estive a ver os dados no Ogimet e Viana do Castelo registou uma máxima de 39,7ºC. Não se será fiável, porque no mapa do IPMA a estação não aparece há algum tempo.
O maior valor de temperatura máxima do período 71/2000 para este mês em Viana do Castelo é de 38ºC. Nos últimos 20 anos certamente que já se registaram valores superiores, só não sei se foram superiores a estes quase 40ºC.
O maior valor de temperatura máxima do período 71/2000 para este mês em Viana do Castelo é de 38ºC. Nos últimos 20 anos certamente que já se registaram valores superiores, só não sei se foram superiores a estes quase 40ºC.
Ela diz as coisas duma maneira curiosamente muito diferente da nossa, sem grande influência da pronúncia padrão (talvez com a clara exceção dos ditongos nasais) e muito, muito parecida ao galego mais tradicional. Por exemplo, ela costuma dizer "sei-no" em vez de sei disso, "estivetches" em vez de estiveste, "auga" em vez de água, "pranta" em vez de planta, "medrar" em vez de crescer, etc. É um pérola linguística quase desconhecida, e é uma pena que muitas destas características estejam prestes a extinguir-se em Portugal. 

Até parece estar mais quente hoje não sei porquê... Incêndios por toda a volta, o mais preocupante alguns km a SE em Recarei/Aguiar de Sousa. O calor não ajuda nada,