Seguimento Litoral Norte - Junho 2009



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,990
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não estou muito longe do João mas por aqui a máxima chegou aos 27.4ºC, bem diferente das temperaturas registadas à beira-mar.
Basta uns kms da costa para fazer imensa diferença...
Como Avintes está numa zona mais interior e resguardada do mar as diferenças são imensas. Por vezes bastam apenas umas poucas centenas de metros da costa para sentir uma grande diferença de temperatura e mesmo entre encoberto\limpo nesta fase tardia de primavera e de verão - aqui já é mais comum isto acontecer...
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Basta uns kms da costa para fazer imensa diferença...
Como Avintes está numa zona mais interior e resguardada do mar as diferenças são imensas. Por vezes bastam apenas umas poucas centenas de metros da costa para sentir uma grande diferença de temperatura e mesmo entre encoberto\limpo nesta fase tardia de primavera e de verão - aqui já é mais comum isto acontecer...

Sim, é verdade.
Eu vivo a 900mts da praia, sensivelmente, e estava nevoeiro e fresco quando saí de casa. A minha escola fica a cerca de 1km de minha casa, logo 1,9km da praia, lá estava um calorão, vento nulo, e sem nevoeiro.
Quando fiz o percurso para casa, senti frio ao "entrar" no nevoeiro :cold:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Extremos do dia 17.Junho.2009:

Temperatura Máxima: 20,7ºC
Temperatura Mínima: 15,1ºC

Precipitação Acumulada: 0,0mm

Resumo do dia: Nevoeiro

______________________________________________________________

Céu limpo e vento fraco

Temperatura Actual: 15,3ºC
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,990
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Aqui há uns anos saí de Paredes a meio da tarde com 34,5ºC, céu limpo, sem vento, um calor abafado, quente, quente...e desloquei-me à praia de Leça da Palmeira para me refrescar no mar atlântico.
Qual foi a minha surpresa ao chegar a Leça? Vento de noroeste moderado, nevoeiro (não muito cerrado) e temperatura? estavam uns míseros 16,5ºC.
GASP! :surprise:Que diferença...saí do carro mas não estive com meias medidas. Estive 5 minutos ali e depois saí para passear mas não à beira-mar...
O fresco que eu procurava parecia mais uma arca frigorífica do que propriamente um frigoríco normal.
Eu, que por norma até gosto do frio, senti-me de repente saido de um avião proveniente do Saara directamente para o pólo sul. Não contava com aquilo embora já tivesse experimentado situações parecidas - mas não me lembrava de uma assim...
De inverno é o oposto. Num dia de início de dezembro de 2000 saí daqui com cerca de -4ºC,geada forte, céu limpo e dirigi-me a Matosinhos-cidade. Quando lá cheguei o que encontrei? Céu encoberto, chuva miudinha (tipo molha-todos) e uns "abrasadores" 9ºC de temperatura - a cerca de 500 metros de distância do mar.
O mesmo se passa mesmo cá no interior do distrito do porto. Certa tarde desloquei-me aqui de paços de ferreira para Amarante. ao sair de cá tinha 24,5ºC de temperatura, com algum vento de oeste (de componente marítima) e quando lá cheguei "apanhei" com 38,5ºC de temperatura, sem vento, completamente abafado...Até mesmo no interior temos discrepâncias por vezes quase "alucinantes".
Há de facto condições diferentes de zona para zona. A experiência que temos ao observar estas dá-nos outra capacidade de entender o que por vezes aqui se relata - condições muito diferentes mesmo para quem vive quase lado a lado com outro "forumeiro".
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,469
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
apesar das maximas baixas que ocorreram hoje no litoral norte as minimas teem estado mornas excepto num lugar:D

pois é lamas de mouro teve a minima mais baixa do pais, uma prova viva das temperaturas abaixo de 10 no verao mesmo com tempo bem quente no resto do pais:)

Não sei se isso se vai manter, mas como vou ao Norte Litoral fazer trabalho de campo nos próximos dias, pelo menos já sei que não vou ver um «verão» tão adiantado como aqui. E ainda bem!
:)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Basta uns kms da costa para fazer imensa diferença...

Eu atrever-me-ía a dizer que há dias (hoje por exemplo) que bastam umas
centenas de metros para se constatar essa diferença.
Os observadores do estado do mar no Farol de Leça
às 18 horas , ainda nada vislumbravam à sua frente ( synop das 18 UTC de P.Rubras foi emitido sem informação sobre o estado do mar) e na rotunda
700 metros para leste ( a da escultura com água) um sol radioso e
2,5º de diferença.

rf171318dib1.jpg
[/URL][/IMG]

Eu vivi hoje o que o satélite foi mostrando ao longo de todo o dia:
uma pequena faixa de nevoeiro que apenas roçava o litoral norte em deslocamento para sul e em dissipação mais demorada do que o inicialmente suposto.
Agora , por aqui céu limpo, pois então,
mas quanto às temperaturas isto está frescote (fracote):
dez graus menos que os nossos amigos do forum do litoral centro,
12º menos que os nossos amigos Algarvios.
Há (muitos) dias assim...
Lá virá mais homogeneidade...
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Basta uns kms da costa para fazer imensa diferença...
Como Avintes está numa zona mais interior e resguardada do mar as diferenças são imensas. Por vezes bastam apenas umas poucas centenas de metros da costa para sentir uma grande diferença de temperatura e mesmo entre encoberto\limpo nesta fase tardia de primavera e de verão - aqui já é mais comum isto acontecer...

Sim sem dúvida. Hoje (ou ontem :p ) por volta do meio-dia estava a passar junto das Antas com sol radioso e o termómetro do carro a marcar 25ºC, quando fico completamente surpreendido pela temperatura actual no Porto que indicaram na rádio, que era de apenas 18ºC. Suponho que por aquela hora ainda haveria bastante nevoeiro em Pedras Rubras, mas de qualquer das formas era uma diferença verdadeiramente impressionante.

Nestas situações de nevoeiro e ventos de NW imagino que possa haver alturas em que as diferenças de temperatura dentro da própria cidade do Porto cheguem bem perto dos 10ºC, o que é incrível para para uma cidade tão pequena. De facto a meteorologia é algo de fascinante :)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Bom dia. Depois de ter saído de Sagres (Algarve) ontem às 22.30 horas, com uns tropicais 23,5º, eis que chego ao Porto às 3.30 horas da matina, com nevoeiro e uns refrescantes 15º;).

Agora sigo com 19,5º de temperatura e 66% de HR, o nevoeiro foi de férias, só paira uma ligeira bruma sobre o mar, vamos ter um dia agradável:).
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,990
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Hoje temos mais calor. Já cheguei à Temperatura máxima do ano até ao momento com 32ºC - neste momento.
A Tmin foi de 12ºC - para refrescar as casas nada de melhor:p
Alguns cirros a pairar no ar e um ligeira névoa.. Vento fraco.

Acho que irei ter lá para 33ºC mas mais tarde verifico.
Parece que no litoral as coisas hoje estão mais quentes do que ontem - também é preciso para dar calor aos conterrâneos deste litoral que se estende desde a formosa baía de Caminha até à não menos agradável cidade de aveiro...:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,952
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Está muito mais calor hoje , já registo 27.8 ºc

Provavelmente chegaremos aos 30ºc lá para o meio da tarde.

Vento fraco de N

Humidade: 53%

Pressão:1018 hpa.

É o começo dos dias quentes que se avizinham.... :sweat:
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
A Tmin foi de 12ºC - para refrescar as casas nada de melhor:p
:

Por acaso hoje de manhã pareceu-me ser dos dias mais frescos dos últimos tempos. Dava até a ideia que não ia ser muito quente o dia, no entanto já a máxima ultrapassou em vários graus a de ontem. :thumbsup: