DMartins
Nimbostratus
Alguma chuva e trovoada agora...
Por enquanto a trovoada aproxima-se de Leste.
A ver se chega cá.
Por enquanto a trovoada aproxima-se de Leste.
A ver se chega cá.


Bom dia. Continuação de céu encoberto, com 16,5º, vento fraco, o Sol parece querer romper as nuvens.![]()
, as mesmas nuvens, o mesmo vento, o mesmo Sol ausente, enfim, parece que o tempo parou...
mas com a tão ansiada chuva
, eis que a tarde se apresenta nublada (céu 100% nublado...), sem sol (!), com chuviscos constantes mas sem acumular o que quer que seja. A temperatura actual é de 12,5ºC (aparentemente é a mínima do dia).Quantas vezes observei ao longo dos anos à chegada de trovoadas proveniente de zonas mais interiores, e que timidamente se iam desvanecendo à medida que progrediam para o litoral.
É apenas uma curiosidade que tenho observado.![]()
, as nuvens convectivas conseguiam chegar ao litoral, fazendo a festa sobre as nossas cabeças aqui no Porto e região limítrofe.




Relativamente a esta imagem apenas uma nota: ela mostra uma região "sui generis" no que toca à meteorologia.
Ela estende-se por uma faixa que abrange o chamado interior, mas este interior é respeitante ao litoral-interior. Se muitas vezes apresenta características próprias do litoral, outras vezes apresenta características do chamado interior continental. Se no inverno é uma zona húmida\fria, no verão é uma zona quente\seca, apesar de em algumas outras ocasiões apresentar no mesmo dia características mistas.
E neste caso é no que respeita a trovoadas a que me refiro. Esta imagem mostra bem o potencial desta faixa para a existência de trovoadas bem perto do litoral-mar - por isso é normal avistarem, desta última, áreas de desenvolvimento vertical mas que raramente aí chegam.
Quantas vezes observei ao longo dos anos à chegada de trovoadas proveniente de zonas mais interiores, e que timidamente se iam desvanecendo à medida que progrediam para o litoral.
É apenas uma curiosidade que tenho observado.![]()
Durante o Domingo com a deslocação do nucleo para o interior norte e a chegada de NW marítimo e estável a Lisboa já não havia hipótese e esse ar depois foi penetrando bastante mesmo bem para o interior ao final da tarde. E de qualquer forma, mesmo quando existe instabilidade dos dois lados (terra e mar), é sempre um processo complicado para qualquer célula que está com determinada dinâmica "adaptar-se" ao novo ambiente quando atravessa a costa.