DMartins
Nimbostratus
Alguma chuva e trovoada agora...
Por enquanto a trovoada aproxima-se de Leste.
A ver se chega cá.
Por enquanto a trovoada aproxima-se de Leste.
A ver se chega cá.
Bom dia. Continuação de céu encoberto, com 16,5º, vento fraco, o Sol parece querer romper as nuvens.![]()
Quantas vezes observei ao longo dos anos à chegada de trovoadas proveniente de zonas mais interiores, e que timidamente se iam desvanecendo à medida que progrediam para o litoral.
É apenas uma curiosidade que tenho observado.![]()
Relativamente a esta imagem apenas uma nota: ela mostra uma região "sui generis" no que toca à meteorologia.
Ela estende-se por uma faixa que abrange o chamado interior, mas este interior é respeitante ao litoral-interior. Se muitas vezes apresenta características próprias do litoral, outras vezes apresenta características do chamado interior continental. Se no inverno é uma zona húmida\fria, no verão é uma zona quente\seca, apesar de em algumas outras ocasiões apresentar no mesmo dia características mistas.
E neste caso é no que respeita a trovoadas a que me refiro. Esta imagem mostra bem o potencial desta faixa para a existência de trovoadas bem perto do litoral-mar - por isso é normal avistarem, desta última, áreas de desenvolvimento vertical mas que raramente aí chegam.
Quantas vezes observei ao longo dos anos à chegada de trovoadas proveniente de zonas mais interiores, e que timidamente se iam desvanecendo à medida que progrediam para o litoral.
É apenas uma curiosidade que tenho observado.![]()