O que se passa normalmente no Verão é o seguinte: durante a noite e até à hora do almoço, a lestada sopra forte e entra pelo mar dentro, basta ver o efeito curioso que provoca nas ondas. Em seguida, o mais normal é o aparecimento de uma ligeira brisa de noroeste, que impede a temperatura de subir ainda mais, junto ao mar. Em certos dias, a lestada dá lugar a uma acalmia em que não sopra vento de lado nenhum. Bem, nesses dias, só se consegue aguentar meios metidos na água, nem no Algarve faz tanto calor na praia. Contudo, são raros esses dias. No interior do Porto, tanto num caso como no outro, a temperatura continua elevada. Já defendi a ideia que pelo vale do rio Douro sopra uma brisa de leste, que quando chega à Invicta parece que saiu do forno.
O problema é que são extremamente raros os dias em que o vento sopra de leste junto ao mar. Eu tenho um apartamento junto ao mar na Póvoa de Varzim e reparo que há alguns dias de verão em que o vento de manhã sopra de leste e é muito quente. Mas por volta das 11:00-12:00 horas muda para noroeste e a temperatura arrefece logo. São muito poucos os dias em que o vento sopra de leste durante a tarde no verão junto ao mar. E nesses dias é um verdadeiro sufoco. Na minha opinião, se em Mirandela estiverem 40ºC e vento de leste a correr até ao mar, então no Porto estará mais quente que em Mirandela.
Bem, como vivo ligeiramente perto do mar, presencio muito esse facto. O Vento de Leste aparece entre as 23h-00h (como ontem) e prolonga-se durante a noite e manhã. Por volta do 12h o vento roda de Este para Norte ou para Oeste, e várias vezes de NW. Se o vento for de W recebo brisa marítima (vinda do mar) se o vento for de N recebo a brisa do Rio, assim a minha temperatura arrefece. E, como bem dizes são raros os dias em que o vento de Este se prolonga o dia todo. Mirandela não está no Vale do Douro, o Rio Tua e que vai desaguar ao Douro, mas em Tua. E como Mirandela está num vale é diferente. Mas, por exemplo, o Peso da Régua pode "concentrar" o calor com o Vento de Este, mas o esse vento for por ali abaixo, vai chegar ao Porto o que vai fazer um aumento de temperatura no Porto superior as restantes zonas do Vale do Douro. Como o Porto está "no fim" o mar vai fazer uma espécie de barreira contra o vento de Este, este volta par trás e acontece um tipo de estufa sobre a cidade, logo ela aquece e muito.
A Temperatura Máxima foi de 25,8ºC. Com a rotação do Vento de Este para Noroeste. Céu limpo. Temperatura Actual: 22,4ºC
Como previsto hoje foi batida a máxima do ano aqui na Trofa. 29,9ºC A máxima foi atingida imediatamente antes de o vento rodar de leste para oeste. Agora sigo com 26,9ºC 43%HR 1017,8mb.
Boa noite, O trabalho não me tem dado tempo para passar por aqui quantas vezes eu queria, mas assim que posso passo por cá. Dia quente para estes lados com a max. a chegar aos 27.6ºC. Sigo com, Tactual: 17.9ºC HR: 67% Pressão: 1019.7hPa Tmin. 14.5ºC
A bocado a temperatura desceu aos 16,9ºC sendo está a mínima do dia (até agora). Céu limpo e vento fraco de Sul Temperatura Actual: 17,1ºC
Extremos do dia 04-Maio-2009 Temperatura Máxima: 25,8ºC Temperatura Mínima: 16,5ºC [batida às 23h55] Precipitação acumulada: 0,0mm __________________________________________________________________ Céu limpo e vento muito fraco de W Temperatura Actual: 16,3ºC Humidade Relativa: 84%
A Temperatura registada foi de 16,3ºC (às 00h07) Céu limpo e vento moderado (velocidade média do vento 26km/h) de Este Temperatura Actual: 21,4ºC
O Vento abranda (Velocidade Média de 11km/h) de Este, que faz com que a temperatura suba. Céu limpo. Temperatura Actual: 24,5ºC Humidade Relativa: 27%
Junto ao mar, em Matosinhos, já corre uma ligeira brisa de noroeste, a temperatura quedou-se nos 23º. Em Rio Tinto, não se sentem os efeitos da proximidade do mar, portanto sigo com 27,5º.