Seguimento Litoral Norte - Maio 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Passei os ultimos 3 dias na invicta cidade e a unica vez que tive frio foi na madrugada de 6 para sabado. Ontem estavam 28cº a hora de almoço.

Como aqui já foi dito, com vento leste o Porto transforma-se numa das cidades mais quentes do país;).

Que me lembre, é das poucas coisas em termos meteorológicos que não se alterou ao longo das últimas décadas...:D
 


JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Como aqui já foi dito, com vento leste o Porto transforma-se numa das cidades mais quentes do país;).

Que me lembre, é das poucas coisas em termos meteorológicos que não se alterou ao longo das últimas décadas...:D

Pois é, e pelos vistos este fórum também ajuda a desmistificar a ideia que o Porto é uma cidade cinzenta e fria, mesmo no Verão (como até já foi dito neste fórum), o que é obviamente falso.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
O problema é que o vento de Leste raramente atinge a cidade, e com o vento vindo do mar torna-se uma cidade fresca (não fria). Nunca tão fresca como a periferia e concelhos circundantes, mas não tão quente como pode ser. Se o vento de leste fosse um vento frequente, a cidade seria insuportável haha. Mas acho que o preconceito que têm de ser uma cidade cinzenta/fria tem a haver com a arquitectura e granito da cidade e não do tempo :) O que discordo na mesma, visto ser a cidade com mais espaços verdes em Portugal.

Hoje é um exemplo do vento leste, e a esta hora ainda registo 21,4ºC. Uma bela noite para ir até à Ribeira :)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Mesmo assim julgo que o Porto é das mais frescas em Portugal, pelo menos pela minha experiência pessoal.

Só é quente como quando já se disse o vento é de leste, e quando o vento é de leste e trás ar quente significa que as cidades no interior estão muito mais quentes que o Porto.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Bem, mas que noite abafada :sweat:

Das 00h e às 5h00 a temperatura variou entre os 19,0ºC e os 20,1ºC, sempre com vento moderado de Leste.
Entre as 5h00 e às 7h10 a temperatura desceu a mínima dos 18,5ºC :eek: e subiu aos 22ºC.

Às 8h10 quando saí de casa, já registava aos 23,8ºC.

No entanto, já subiu aos 25,0ºC e já desceu...

Céu limpo e vento moderado de Leste.

Temperatura Actual: 23,3ºC
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Sim, mas continua a ser em Gaia, nunca será a mesma coisa que ser no Porto. E já tinha ligado para a Serra do Pilar, acho que tão cedo não vai acontecer nada. Essas zonas que mencionei estão longe de "ilhas de calor" e seriam muito mais representativas.

A tua afirmação é totalmente errada :nono: (como já te tinha dito)

Para tua informação a Estação Meteorológica de Vila Nova de Gaia - Serra do Pilar, vai sim para a frente. A Estação já está a funcionar correctamente só teremos que aguardar que efectuam os devidos procedimentos para disponibilizar os dados na Internet.

Para aceder aos dados da estação, é preciso efectuar um pagamento. Através de um e-mail ao Departamento Comercial do IM

:thumbsup:
 

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Boa tarde,

Mínima muito agradável de 16,3ºC.

Temperatura sempre a subir, já vai nos 26.9ºC.

O vento tem estado fraco a moderado de Este, e a pressão (muito estável) nos 1019.9mb.
 

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Só é quente como quando já se disse o vento é de leste, e quando o vento é de leste e trás ar quente significa que as cidades no interior estão muito mais quentes que o Porto.

Não bem assim. Quando o vento é de leste até ao litoral, o Porto normalmente é mais quente que o interior Norte. Isto porque o interior norte está a uma altitude mais elevada que a cidade do Porto e o ar ao descer aumenta de pressão aquecendo.

O que acontece é que nem sempre o vento é de leste até ao litoral, rodando para noroeste mesmo junto ao litoral e baixando a temperatura do litoral.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Não bem assim. Quando o vento é de leste até ao litoral, o Porto normalmente é mais quente que o interior Norte. Isto porque o interior norte está a uma altitude mais elevada que a cidade do Porto e o ar ao descer aumenta de pressão aquecendo.

O que acontece é que nem sempre o vento é de leste até ao litoral, rodando para noroeste mesmo junto ao litoral e baixando a temperatura do litoral.

Geralmente quando saio de casa (Famalicão que já é perto da costa) no verão e vou até à praia, as temperaturas em minha casa são superiores em cerca de 8/10ºC

Por isso tenho sérias dúvidas que quando estiverem cerca de 40ºC em Mirandela durante o verão, o Porto com vento de leste tenha temperaturas superiores.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Geralmente quando saio de casa (Famalicão que já é perto da costa) no verão e vou até à praia, as temperaturas em minha casa são superiores em cerca de 8/10ºC

Por isso tenho sérias dúvidas que quando estiverem cerca de 40ºC em Mirandela durante o verão, o Porto com vento de leste tenha temperaturas superiores.

Com vento de leste a propria cidade, e falo do núcleo central da cidade, várias vezes supera os 40ºC. Só que para isso é preciso haver dias sucessivos de vento de leste, mas sim é frequentemente mais quente que o interior norte nesses dias de leste. Nao é preciso ir a Famalicão para que a temperatura na praia seja de uma diferença abismal, sais do Porto para uma zona de praia e vai sempre ser bastante mais fria.
Eu não sou muito de fazer praia no norte, mas por exemplo no dia 5 de Agosto de 2005 (que foi a ultima vez que fui à praia no Norte) nos meus anos, estavam 41,9ºC na minha zona (Bonfim/Sto Ildefonso), cheguei à praia de Leça da Palmeira com apenas 32ºC. Depois quando saí da praia lá para as 7 da tarde já só estavam 26ºC, chego a casa e ainda estava a marcar 37,8ºC. O proprio carro registava 40ºC em andamento na cidade, e na praia 31/2ºC. Aconteceu o mesmo em 2003,2005,2006 e 2007. Há quase todos os anos uns diazitos assim.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Concordo em pleno com o Vegastar :thumbsup:

O exemplo que o Costa deu, é de outro caso, que é quando há nortada no litoral .. Nada haver com o vento de Leste na cidade :lol:
-----------------------------------------------------------------------------

O Vento começou a rodar de W (do qual vem a brisa do mar)

A Temperatura caí dos 25,8ºC para os 23.4ºC

Neste momento, 23,8ºC
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Claro, uma coisa é vento de leste, outra coisa é vente marítimo ou nortada, que é de fugir :lmao: Infelizmente é mais a nortada que nos afecta, e por isso as condições para ir à praia em todo o litoral norte não são as melhores durante grande parte do Verão.