Seguimento Litoral Norte - Maio 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
A 1ª investida consistente do Verão por terras do noroeste neste 2010 continua.Máxima de 30, 6º e agora, ainda 21,9º com ligeira brisa giesteira (lesteira).
Dois já são contados, mais três prespectivados.
Os dias de Verão abraçam-nos...

Bons dias,

mais uma mínima tropical bem alta de 21.4ºc

Hoje o vento Leste não está tão forte como ontem..

Dados actuais:

temp:21.6 ºc

Vento ESE:15Km/h ( máximo até ao momento 27Km/h de E às 07:56h)

Humidade:37%

Pressão: 1016.8 hpa

Pela Póvoa de lanhoso, sigo com 34.5°C a poucos minutos das 13h. :hehe:

qual é a explicação para a zona do porto estar a ter temperaturas tão altas este ano??? que eu me me lembre, pelo menos a zona costeira, pela altura do verão, costuma ser das zonas mais amenas de portugal!!! este ano tal não se verifica...

qual é a explicação para a zona do porto estar a ter temperaturas tão altas este ano??? que eu me me lembre, pelo menos a zona costeira, pela altura do verão, costuma ser das zonas mais amenas de portugal!!! este ano tal não se verifica...

A culpa é da lestada(vento de Este). :hehe:
Se o vento fosse de Norte,muito provavelmente haveria nortada(vento moderado/forte) e as temperaturas no litoral divergiriam muito das temperaturas do interior.Com vento de Oeste,e a entrada do vento maritimo fresco,as temperaturas seriam da casa dos 20 graus,mesmo com calor no interior..
Sendo o vento predominante de Leste,e muito quente,vindo do interior da Peninsula Ibérica,não há qualquer efeito da proximidade ao oceano nas temperaturas,e no litoral até pode estar mais calor que no interior. É o que tem acontecido nestes dias.

É uma explicação algo simplista,mas passa por isto... :p

A culpa é da lestada(vento de Este). :hehe:
Se o vento fosse de Norte,muito provavelmente haveria nortada(vento moderado/forte) e as temperaturas no litoral divergiriam muito das temperaturas do interior.Com vento de Oeste,e a entrada do vento maritimo fresco,as temperaturas seriam da casa dos 20 graus,mesmo com calor no interior..
Sendo o vento predominante de Leste,e muito quente,vindo do interior da Peninsula Ibérica,não há qualquer efeito da proximidade ao oceano nas temperaturas,e no litoral até pode estar mais calor que no interior. É o que tem acontecido nestes dias.

É uma explicação algo simplista,mas passa por isto... :p

É basicamente isso! Aliás a situação não é invulgar...
A memória e senso comum da afirmação do tiaguh7, tem a sua razão de ser. Nos meses de Verão, nomeadamente em Agosto é comum, pela colocação do anticiclone, a ocorrência de ventos de Norte com enriquecimento de ar marítimo e arrefecimento do litoral, nomeadamente nas horas mais quentes do dia. O padrão comum é de maior frescura no litoral, principalmente mais a norte, e temperaturas mais elevadas no interior. Simplesmente nas mais ocasionais, mas não raras, componentes de leste, o perfil é mais homogéneo e o litoral acaba mesmo, pelo trajecto do ar aquecido, por ser a localização mais quente.
Basta observar hoje o perfil de temperaturas ;)

Há ainda a acrescentar, que nestes dias em que a "Lestada" vence a brisa do mar, além de levar o ar já por si quente até o litoral, este ar quente é formado em locais acima do nível do mar, e ao ser empurrado para as regiões baixas do litoral ainda sofre compressão adiabática e aquece mais. Daí nestes dias que a "Lestada" vence cortando qualquer influência marítima, ser até normal as máximas se darem mesmo em locais junto ao mar!
E como disse o Vitamos, até nem são tão raros, é bastante frequente, ainda antes do início do Verão, termos dias mais quentes no litoral que no interior, e sem muitas Nortadas!