Seguimento Litoral Norte - Maio 2010

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A 1ª investida consistente do Verão por terras do noroeste neste 2010 continua.Máxima de 30, 6º e agora, ainda 21,9º com ligeira brisa giesteira (lesteira).
Dois já são contados, mais três prespectivados.
Os dias de Verão abraçam-nos...
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,944
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

mais uma mínima tropical bem alta de 21.4ºc

Hoje o vento Leste não está tão forte como ontem..

Dados actuais:

temp:21.6 ºc

Vento ESE:15Km/h ( máximo até ao momento 27Km/h de E às 07:56h)

Humidade:37%

Pressão: 1016.8 hpa
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Pela Póvoa de lanhoso, sigo com 34.5°C a poucos minutos das 13h. :hehe:
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
qual é a explicação para a zona do porto estar a ter temperaturas tão altas este ano??? que eu me me lembre, pelo menos a zona costeira, pela altura do verão, costuma ser das zonas mais amenas de portugal!!! este ano tal não se verifica...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,074
Local
Oeiras
qual é a explicação para a zona do porto estar a ter temperaturas tão altas este ano??? que eu me me lembre, pelo menos a zona costeira, pela altura do verão, costuma ser das zonas mais amenas de portugal!!! este ano tal não se verifica...

A culpa é da lestada(vento de Este). :hehe:
Se o vento fosse de Norte,muito provavelmente haveria nortada(vento moderado/forte) e as temperaturas no litoral divergiriam muito das temperaturas do interior.Com vento de Oeste,e a entrada do vento maritimo fresco,as temperaturas seriam da casa dos 20 graus,mesmo com calor no interior..
Sendo o vento predominante de Leste,e muito quente,vindo do interior da Peninsula Ibérica,não há qualquer efeito da proximidade ao oceano nas temperaturas,e no litoral até pode estar mais calor que no interior. É o que tem acontecido nestes dias.

É uma explicação algo simplista,mas passa por isto... :p
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
A culpa é da lestada(vento de Este). :hehe:
Se o vento fosse de Norte,muito provavelmente haveria nortada(vento moderado/forte) e as temperaturas no litoral divergiriam muito das temperaturas do interior.Com vento de Oeste,e a entrada do vento maritimo fresco,as temperaturas seriam da casa dos 20 graus,mesmo com calor no interior..
Sendo o vento predominante de Leste,e muito quente,vindo do interior da Peninsula Ibérica,não há qualquer efeito da proximidade ao oceano nas temperaturas,e no litoral até pode estar mais calor que no interior. É o que tem acontecido nestes dias.

É uma explicação algo simplista,mas passa por isto... :p

É basicamente isso! Aliás a situação não é invulgar...
A memória e senso comum da afirmação do tiaguh7, tem a sua razão de ser. Nos meses de Verão, nomeadamente em Agosto é comum, pela colocação do anticiclone, a ocorrência de ventos de Norte com enriquecimento de ar marítimo e arrefecimento do litoral, nomeadamente nas horas mais quentes do dia. O padrão comum é de maior frescura no litoral, principalmente mais a norte, e temperaturas mais elevadas no interior. Simplesmente nas mais ocasionais, mas não raras, componentes de leste, o perfil é mais homogéneo e o litoral acaba mesmo, pelo trajecto do ar aquecido, por ser a localização mais quente.
Basta observar hoje o perfil de temperaturas ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Há ainda a acrescentar, que nestes dias em que a "Lestada" vence a brisa do mar, além de levar o ar já por si quente até o litoral, este ar quente é formado em locais acima do nível do mar, e ao ser empurrado para as regiões baixas do litoral ainda sofre compressão adiabática e aquece mais. Daí nestes dias que a "Lestada" vence cortando qualquer influência marítima, ser até normal as máximas se darem mesmo em locais junto ao mar!
E como disse o Vitamos, até nem são tão raros, é bastante frequente, ainda antes do início do Verão, termos dias mais quentes no litoral que no interior, e sem muitas Nortadas!