Seguimento Litoral Norte - Maio 2015



Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Segundo o mapa do ipma referente aos dados de ontem, as máximas do Grande Porto foram de 31,4C em Massarelos, 29,9C em S. Gens e 26,3C em Pedras Rubras, o que talvez possa reflectir o efeito da teia urbana em temperaturas já altas. As mínimas foram de 16,6C em Pedras Rubras e 15,6C em S. Gens, sendo que este valor encontra-se em falta para Massarelos, decerto porque os registos daquela estação terminam à 1:00 UTC de hoje.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Segundo o mapa do ipma referente aos dados de ontem, as máximas do Grande Porto foram de 31,4C em Massarelos, 29,9C em S. Gens e 26,3C em Pedras Rubras, o que talvez possa reflectir o efeito da teia urbana em temperaturas já altas. As mínimas foram de 16,6C em Pedras Rubras e 15,6C em S. Gens, sendo que este valor encontra-se em falta para Massarelos, decerto porque os registos daquela estação terminam à 1:00 UTC de hoje.

Também penso que o efeito urbano é decisivo bem como a maior ou menor proximidade da costa.
Pedras Rubras sofre sempre a influência da brisa marítima que começa a soprar em resposta ao aquecimento do interior da península. Isso é bem evidente nos gráficos horários com o pico duplo da temperatura durante o dia: o primeiro ocorre cerca das 11-12h enquanto o vento não roda, depois a temperatura tem um mínimo e volta a ter nova subida com novo pico pelas 16-17h quando a bolha de calor do interior mesmo assim consegue expandir-se e impôr-se à brisa marítima. O gráfico do vento identifica o agente desta evolução das temperaturas.
DkoqIEd.gif


S.Gens e Massarelos têm um gráfico semelhante mas pela interioridade e o efeito urbano a máxima sobe mais. As mínimas de Pedras Rubras estão ligadas à temperatura da água superficial do mar, as das outras estações são menos reguladas por esse factor.
8DR3MTB.gif

lrjzLd3.gif
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa noite,

Bem quente lá fora, 24,6ºC com 45%hr
Vento de NNE
Máxima de 26,3ºC às 13:28h.


Em Francelos , maxima de 27,1ºC :hehe:(12:18h) antes da brisa marítima chegar.
Agora 17,2ºC com 79%hr e vento nulo.:p


Temperaturas atuais:
B7RdTUg.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Também penso que o efeito urbano é decisivo bem como a maior ou menor proximidade da costa.
Pedras Rubras sofre sempre a influência da brisa marítima que começa a soprar em resposta ao aquecimento do interior da península. Isso é bem evidente nos gráficos horários com o pico duplo da temperatura durante o dia: o primeiro ocorre cerca das 11-12h enquanto o vento não roda, depois a temperatura tem um mínimo e volta a ter nova subida com novo pico pelas 16-17h quando a bolha de calor do interior mesmo assim consegue expandir-se e impôr-se à brisa marítima. O gráfico do vento identifica o agente desta evolução das temperaturas.
DkoqIEd.gif


S.Gens e Massarelos têm um gráfico semelhante mas pela interioridade e o efeito urbano a máxima sobe mais. As mínimas de Pedras Rubras estão ligadas à temperatura da água superficial do mar, as das outras estações são menos reguladas por esse factor.
8DR3MTB.gif

lrjzLd3.gif

Este post é muito interessante e vou estudá-lo com maior profundidade, apenas tenho a notar a questão da interioridade, uma vez que nenhuma das 3 estações está à beira-mar. De facto, Pedras Rubras estará mais a oeste, mas a linha costeira também avança mais para oeste na altura do aeroporto. Muito por alto vi agora no google maps a distância da estação de Senhora da Hora e do Aeroporto em relação ao mar, pareceu-me ser quase a mesma coisa. Para ver isso melhor eu precisava do meu desktop, mas aquilo não anda lá muito bem.
De qualquer forma, de facto, em Leixões hoje soprava uma brisa fresquíssima, coisa que aqui se chega a sentir dependendo da rua em que se está, isso por causa dos prédios e direcção do vento.
 
Última edição:

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Barbaridade chamarem a estação de S Gens de EMA, por exemplo ontem teve uma máxima igual á de Braga :lmao:. Já para não falar que faz diferença em cerca de 4ºC da verdadeira EMA, que é a do Aeroporto.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Barbaridade chamarem a estação de S Gens de EMA, por exemplo ontem teve uma máxima igual á de Braga :lmao:. Já para não falar que faz diferença em cerca de 4ºC da verdadeira EMA, que é a do Aeroporto.

E a EMA do Aeroporto também não representa a Cidade, pois está a uns 10 Km do centro do Porto, mas sim, concordo, S Gens parece ter facilmente os registos de máximas algo inflacionados, eu por exemplo ontem registei 26.5 ºc de máxima ( mas a minha estação está numa zona alta e exposta da Cidade) o ISEP andou pelos mesmos valores ou um pouco mais ( +/- 1ºc ) .Eu sei que são localizações, exposições e instalações diferentes, mas mesmo assim fico sempre com a sensação que S Gens está com as máximas algo altas, pode ter a ver simplesmente com o local em si e não um defeito/avaria da estação. :unsure:

Grafico de Porto/S Gens:

obsSuperficie.14.00.00649.tempins.hh.reg.PT.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e 1337

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não falava se não fosse várias vezes ao Porto, ontem por exemplo na hora que S Gens registou 30.2ºC, passei eu na VCI e estavam 27ºC pelo carro, S, Gens claramente tem alguma deficiência ou do termómetro, ou do RS, ou então não é EMA mas sim RUEMA, que já fazia mais sentido
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Fiz um mapa das temperaturas máximas registadas ontem no Porto e arredores
mGYPYNd.png


Nota-se que S Gens , tem os valores um pouco altos comparativamente com as estações próximas.
Aqueles 32,6ºC em Nevogilde , devem de ter sido inflacionados ( RS não eficaz )...
Estive a ver os gráficos da estação e até me parece que são bastante idênticos aos de S Gens.
N9HGC57.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Oh por favor falem o que for, mas se disserem que não é uma EMA, então, e já deve seŕ a terceira vez que digo isso, sendo a segunda este ano, apresentem provas neste sentido. Provas que aliás já foram apresentadas no sentido de afirmar que é uma EMA por membros que se importaram em mostrar no que baseavam as suas afirmações. Desculpem mas ignorar assim deliberadamente os esforços de outros membros não se traduz numa atitude construtiva para o forum.

Sugiro vivamente que escrevam para o ipma sobre esta situação, isso sim poderia ser algo construtivo pois, se houver lá algum problema, eles então podem tentar verificar a questão.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

máxima de 28.5 ºc por aqui, a mínima foi de 18.3 ºc

Neste momento ainda 25.8 ºc com vento fraco de NNW e 41 % de HR.