Seguimento Litoral Norte - Maio 2019

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Mais um dia de céu azul pelo Porto e arredores, quente, mas ainda bastante suportável com a máxima a chegar aos 23ºC por aqui. Neste momento 21ºC e algum vento que vai refrescando a casa e tirando o pó às cortinas... :lol:

Junto ao mar é o que se sabe, muito vento durante a tarde.
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boas Tardes, pelo que estive a observar nos modelos meteorologicos, com a entrada de humidade nas camadas mais altas, é possivel que surgem nuvens convectivas a partir das 16h/17h na parte Este do Distrito de Braga e Gerês. Pode eventualmente chover, nao se sabe ainda, fica o alerta.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por cá o calor está instalado.
As noites são já relativamente quentes e os dias são quentes, ainda que subsista o vento moderado, o que ameniza a "coisa".
Neste momento o vento está fraco.

Tmín: 13,3ºC
Tmáx: 29,9ºC

Tactual: 21,2ºC
Hr: 38%
 
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
2
Local
Lamego
Boa noite.
Como se percebe sou novo no fórum, mas precisava da vossa preciosa ajuda.
Gostava de saber se alguém me conseguia dizer qual a pluviosidade e os ventos que se fizeram sentir no dia 03 do mês de Março deste ano na zona da A41 na zona de Aguiar de Sousa Paredes, no final da noite , aí pelas 22 ,23 horas.
E como posso perceber se valores de 8mm de pluviosidade é muito para a época, assim como ventos de 50km/h, como referência.
Grato pela vossa ajuda.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

E o "motor" lá vai aquecendo, a chegar hoje aos 30ºC aqui pelo Porto ocidental... fixe! :rolleyes: A mínima ainda não foi tropical, mas com 17ºC a vontade foi muita. Caloraça ainda neste momento, com 22ºC lá fora e uns "bonitos" 26,3ºC cá dentro :calor: Vai ser uma noite interessante certamente...

A seguir ao almoço, para fugir ao bafo que se fazia sentir, subi a um sítio bem ventoso... adivinham onde foi?

Boa Nova Lighthouse. Leça da Palmeira, 29-05-2019 by JoãoP74, on Flickr


Boa Nova Lighthouse. Leça da Palmeira, 29-05-2019 by JoãoP74, on Flickr

Fácil, certo? Até porque está na legenda das fotos :D

Que medo que foi subir até lá acima! E estar depois naquele varandim com um murinho que me dava pelos joelhos com aquele vento todo? Tive de me agachar enquanto mudava as lentes, ainda voava alguma! :lol:Muito, muito medo... mas valeu a pena, as vistas são impagáveis. Amanhã coloco mais algumas fotos :)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.
Como se percebe sou novo no fórum, mas precisava da vossa preciosa ajuda.
Gostava de saber se alguém me conseguia dizer qual a pluviosidade e os ventos que se fizeram sentir no dia 03 do mês de Março deste ano na zona da A41 na zona de Aguiar de Sousa Paredes, no final da noite , aí pelas 22 ,23 horas.
E como posso perceber se valores de 8mm de pluviosidade é muito para a época, assim como ventos de 50km/h, como referência.
Grato pela vossa ajuda.
Boa tarde.

Nestes links tens as estações de Lordelo-Paredes e a minha estação de Paços de Ferreira:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/I13SEROA5/table/2019-03-3/2019-03-3/daily
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTOPA2/table/2019-03-3/2019-03-3/daily
Podes consultar os dados da tabela ou os dados dos gráficos.
O vento máximo pelas 22h rondou os 30 km\h.
Não sei se na zona de Aguiar de Sousa choveu mais do que nesta zona ou se mesmo o vento foi mais forte. O que sei é que valores desses estão enquadrados na época e não são altos, tendo por base a intensidade máxima que registei,de cerca de 11 mm\h.
Sem estação com dados nessa zona é difícil dizer, as características são algo diferentes desta.
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por cá temos sol, calor, vento por vezes moderado de NE. E ar "seco"...Muita sede, vinho, cerveja, água (esta para refrescar a cara:D)
A noite foi ainda relativamente fresca, nada má.
Para já tenho a máxima do ano. Vamos ver até onde irá...

Tmín: 13,5ºC

Tactual: 30,5ºC
Hr: 29%
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

por aqui o dia mais quente do ano, máxima de 33.2ºc :calor: mínima tropical com 20.6 ºc.


Neste momento 28.3ºc, vento NNW 10Km/h e 37%HR.
 
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
2
Local
Lamego
Por cá temos sol, calor, vento por vezes moderado de NE. E ar "seco"...Muita sede, vinho, cerveja, água (esta para refrescar a cara:D)
A noite foi ainda relativamente fresca, nada má.
Para já tenho a máxima do ano. Vamos ver até onde irá...

Tmín: 13,5ºC

Tactual: 30,5ºC
Hr: 29%

Por cá temos sol, calor, vento por vezes moderado de NE. E ar "seco"...Muita sede, vinho, cerveja, água (esta para refrescar a cara:D)
A noite foi ainda relativamente fresca, nada má.
Para já tenho a máxima do ano. Vamos ver até onde irá...

Tmín: 13,5ºC

Tactual: 30,5ºC
Hr: 29%

Boa tarde

Obrigada, pela informação.

Cumprimentos

António Machado
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas, e calorosas, noites! :calor:

As saudades que eu não tinha de um dia assim... 32ºC aqui pelo meu canto da cidade, até fui cortar o cabelo! :lol: Interessante de ver muitas ruas desertas na Baixa pela hora do almoço; estava tórrido o ambiente! :sweat:

A mínima por aqui, com os seus 19ºC, acabou por não ser tropical — mas só na rua — por casa a conversa foi outra. Hoje ainda pior, neste momento ainda 27,7ºC cá dentro e 24ºC lá fora. HR nos 53%.

Ficam mais umas fotos da visita de ontem aos céus anticiclónicos sobre o farol de Leça. Depois coloco mais meia dúzia desde lá de cima :)

Boa Nova Lighthouse. Leça da Palmeira, 29-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Boa Nova Lighthouse. Leça da Palmeira, 29-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Boa Nova Lighthouse. Leça da Palmeira, 29-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Boa Nova Lighthouse. Leça da Palmeira, 29-05-2019
by JoãoP74, on Flickr


Boa Nova Lighthouse. Leça da Palmeira, 29-05-2019
by JoãoP74, on Flickr
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Ontem a Tmáx chegou aos 32,6ºC. Nada mau para maio.
Hoje não deverá chegar a esse valor mas aproxima-se certamente.
A noite foi morna, mas longe da "tropicalidade" de outras zonas mais litorais ou mais a sul.
O dia segue quente, mas com pouco vento, sendo fraco e variável de quadrante.

Tmín: 14,5ºC

Tactual: 31,5ºC
Hr: 28%
@João Pedro , fotos excelentes. Já lá fui há uns bons anos e gostava de lá voltar.
Não sei porquê, há sempre algo de mágico ao visitar um local destes, um farol ao serviço dos navegantes.
A vista é muito agradável, a subida também é interessante.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Nuvens a formarem a Este de Espinho


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk