Seguimento Litoral Norte - Maio 2020

Não foram, o incêndio de Cabril iniciou-se às 1h20 (00:20utc), não havia actividade eléctrica nem convectiva nessa altura. Cidadelhe às 8:58 e o de Arcos de Valdevez cerca das 11:30 utc, também não havia ainda actividade eléctrica nem células. Foram uma ignições criminosas ou por negligência.

As de "negligência" também são criminosas...

qzdbZ3D.png

A célula colapsou rapidamente. Ocorreram ondas gravitacionais (que se deslocaram para oeste):

bXsLBCx.gif

Por onde andas?

As células crescem de uma forma impressionante.

Já ouvi vários roncos nos últimos minutos.

Estava no mesmo sítio de ontem, no Castelo da Póvoa de Lanhoso.

______

Que tarde espetacular! Nunca pensei que fosse chegar aqui alguma coisa perto. A partir das 15h/15h30 é que as células começaram mesmo a arrebentar. A partir daí foi sempre a crescer. Por volta das 17h/17h30 o céu estava a tapar com as torres a crescerem mais perto e a ficar mais escuro, mas durante algum tempo parecia não sair daquilo. Como Braga estava mais desviada das células e ainda se deveria ver as torres, saí do Castelo e fui para a Santa Marta. Quando cheguei lá já estava também a começar a tapar pois a célula já estava a crescer mais rápido e via-se a escuridão na direção da Povóa de Lanhoso. Daí para a frente foi sempre a ficar cada vez mais perto, com alguns raios nuvem-solo visíveis e os trovões a ficaram mais barulhentos. Por volta das 18h40 via-se a forma caraterística do downburst com o curvar da cortina de chuva ao atingir a terra. Nessa mesma altura via-se a bastante poeira a ser levantada lá em baixo à frente da cortina de chuva. Estava a pensar, daqui a nada vai chegar aqui o vento e uns minutos depois chegou e com uma força! Ficou uma ventania enorme! A cortina de chuva cada vez mais perto e parecia aqui que a célula tinha-se reativado um bocado, pois os relâmpagos aumentaram bastante. Começava a cair uma ou outra pinga e neste momento ouvia-se cada estouro, até que vejo um raio enorme à frente da cortina de chuva iluminada pelo sol com o arco-íris! Fiquei :surprise: e então quando vi que o apanhei na máquina :w00t::shocking:!! A partir daí tirei mais umas fotos mas tive que parar pois começou a cair uma chuvada acompanhada de saraiva, com as bolas maiores a atingirem por volta de 2cm de diâmetro juntamente com grandes estouros! Fiquei todo encharcado :D, cabelo a pingar, mas valeu a pena, também estava a assar de vir no carro que esteve ao sol sem ar condicionado:D. Depois de isto tudo acalmar e a chuva abrandar, ficaram visíveis bastantes mammatus no céu, pois as torres já se tinham dissipado e só restava a bigorna.
Obtive muitos registos, muitas fotos para timelapses e por isso ainda vai demorar até ter tudo pronto, mas quando tiver crio um tópico para partilhar.

Que venham mais dias assim, que são os melhores :)

______

Que tarde espetacular!

Já sabes o que te espera...
:semfotos:

Agora fora de brincadeiras, sei bem o que é ter muitas fotos de vídeos para rever, tratar tudo e ainda ter de seleccionar aquilo que vamos publicar para não parecer que andamos a fazer spam, nem sempre isso é fácil (e não sei se é o caso, mas se formos juntar a minha limitação de que o computador não gosta de colaborar... :D ). Faz as coisas com o tempo que precisares, de certeza que o valor dos registos não se irá perder.

Mas esse relato já vale muito, é daqueles casos em que ler testamentos não custa nada e ficamos sempre ansiosos por descobrir o que se passou onde tu estavas e o que pudeste assistir. Esperamos ansiosamente pelo teus registos! :D

Boa noite.

Já lá vão uns bons dias...

Calor tem sido a tónica, embora as noites permitam arrefecer um pouco as casas por cá.
Desde o dia 23 as máximas tem sido superiores a 25ºC e a partir de dia 26 acima dos 30ºC.
A Tmáx mais alta foi a de anteontem com 32,2ºC.
A Tmín mais alta foi de dia 26 com 18,6ºC.

Quanto à instabilidade, ontem e hoje ficaram à porta, não tive nada, embora hoje ouvisse vários trovões pelas 17-17.30h.
A célula ainda parecia vir para cá, ficou na fronteira N\NE do concelho, talvez alguma precipitação tenha caído na Chã de Ferreira pois vi cortinas de precipitação.

A noite está quentinha, corre uma brisa agradável, janelas todas abertas. Veremos se será suficiente para uma noite bem dormida...;)

Tmín: 17,1ºC
Tmáx: 31,5ºC

Tactual: 20,6ºC
Hr: 67%

Ai ai esteve perto por aqui, os ecos roxos passaram a escassos km a este e acabou por nem chover. :trovao: Ainda que ouvi uns 30-40 trovões durante a tarde mas não chegou cá nada devido ao vento do litoral. Do lado de Paredes e Penafiel ainda tiveram sorte pois já têm menos influência do mar do que aqui, incrível mesmo como parece que bate numa barreira invisível tudo a chegar cá :( No entanto já foi uma tarde incrível ao ver estas supercélulas ao longe, topos enormes de algodão, bigornas, cogumelos etc. :D

Boas,

Noite mais fresca, até dá vontade de tratar algumas fotos do dia :D
17,1ºC, janelas abertas para entrar o fresquinho. Hoje já dá para dormir melhor! :p

E as fotos, só das células de Vila Real e arredores, que estavam mais perto, e por isso mais fotogénicas, do que as de Viseu.

0hmAiTg.jpg

ZU8f2jI.jpg

I9zgPj1.jpg

bPfVk4d.jpg

nIpBxsO.jpg

Upqdzc2.jpg

XJ2nMwh.jpg

Boas,

Noite mais fresca, até dá vontade de tratar algumas fotos do dia :D
17,1ºC, janelas abertas para entrar o fresquinho. Hoje já dá para dormir melhor!

E as fotos, só das células de Vila Real e arredores, que estavam mais perto, e por isso mais fotogénicas, do que as de Viseu.

0hmAiTg.jpg

ZU8f2jI.jpg

I9zgPj1.jpg

bPfVk4d.jpg

nIpBxsO.jpg

Upqdzc2.jpg

XJ2nMwh.jpg
Maravilhosas as tuas fotos, João Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

Maravilhosas as tuas fotos, João Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Obrigado José! :thumbsup: Foi uma tarde animada, a correr entre o computador, a tentar trabalhar :inocente:, e a janela... :D Creio que aquela bigorna foi das mais bonitas que já fotografei, parecia mesmo um fungo! :)

Ontem foi qualquer coisa. Nestes dias as células costumam ficar mais longe do litoral, mas desta vez estavam mesmo ao pé e o movimento das mesmas era perfeito para as fotos, quase estacionárias mas com os topos a serem empurrados para Leste. Mais para o meio da tarde começam do nada e rumar a oeste, um movimento que sinceramente não me lembro de ter visto antes.

Por aqui ouviu-se bastante trovoada mas só vi uns dois raios. O vento repentino de Este também foi notável.

Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d610 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa. :lol:

Vista da varanda. Foi um belo show gratuito. Células com topos a passarem os 16 km aqui ao lado não se vê todos os dias.

A célula da Póvoa a rebentar:

Última edição: