Seguimento Litoral Norte - Maio 2020

Ontem foi qualquer coisa. Nestes dias as células costumam ficar mais longe do litoral, mas desta vez estavam mesmo ao pé e o movimento das mesmas era perfeito para as fotos, quase estacionárias mas com os topos a serem empurrados para Leste. Mais para o meio da tarde começam do nada e rumar a oeste, um movimento que sinceramente não me lembro de ter visto antes.

Por aqui ouviu-se bastante trovoada mas só vi uns dois raios. O vento repentino de Este também foi notável.

Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d750 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa.

Vista da varanda. Foi um belo show gratuito. Células com topos a passarem os 16 km aqui ao lado não se vê todos os dias.

A célula da Póvoa a rebentar:

Fotos magníficas, Rui Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas,

Noite mais fresca, até dá vontade de tratar algumas fotos do dia
17,1ºC, janelas abertas para entrar o fresquinho. Hoje já dá para dormir melhor!

E as fotos, só das células de Vila Real e arredores, que estavam mais perto, e por isso mais fotogénicas, do que as de Viseu.

Ontem foi qualquer coisa. Nestes dias as células costumam ficar mais longe do litoral, mas desta vez estavam mesmo ao pé e o movimento das mesmas era perfeito para as fotos, quase estacionárias mas com os topos a serem empurrados para Leste. Mais para o meio da tarde começam do nada e rumar a oeste, um movimento que sinceramente não me lembro de ter visto antes.

Por aqui ouviu-se bastante trovoada mas só vi uns dois raios. O vento repentino de Este também foi notável.

Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d750 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa.

Vista da varanda. Foi um belo show gratuito. Células com topos a passarem os 16 km aqui ao lado não se vê todos os dias.

Fantásticos registos os dois!
Foi impressionante ver as torres a crescer para trás em direção ao litoral.

______

Entretanto, como o dia começou com nevoeiro lá fui eu tirar umas fotos:D. Mais umas para adicionar à enorme quantidade de fotos que ainda tenho para ver desde quinta :D.
Está fresquinho e bastante agradável lá fora, 17°C agora, bom para arrefecer a casa. :calor:

Deixo umas fotos com a antiga d3200, que dá conta do recado apesar de estar a anos luz da full frame que comprei no ano passado, que no entanto acabei por vendê-la, pois usava-a umas duas vezes por ano. Uma d750 + uma lente 24-70 mm da Nikon é um enorme investimento para estar quase sempre parada. Precisava do dinheiro e despachei-a. No entanto pretendo comprar outra logo que possa. :lol:

Belíssimas Rui! :palmas: Vamos lá ver o que nos reserva a tarde hoje :D

---------------------

Por cá, ainda com nevoeiro, embora cada vez mais ténue. Já pode levantar, que é para não estragar os, eventuais, momentos Kodak da tarde :D
18,6ºC, que diferença maravilhosa :)

______

Entretanto, como o dia começou com nevoeiro lá fui eu tirar umas fotos:D. Mais umas para adicionar à enorme quantidade de fotos que ainda tenho para ver desde quinta :D.
Está fresquinho e bastante agradável lá fora, 17°C agora, bom para arrefecer a casa. :calor:
O fim-de-semana deve render mais algumas, a juntar às que já tens... não desanimes com a carga de fotos a tratar! :D
Falo por mim, que tenho andado meio preguiçoso relativamente a esse assunto :D

Nós cá no nosso litoral norte somos tão mal abençoados por trovoada.....
Por curiosidade alguém consegue arranjar um mapa ou mapas com o numero de descargas aqui no grande porto?
Penso que seja a zona do nosso país onde menos troveja ou é muito difícil algo se formar por aqui....

Que venha o inverno com umas depressões à maneira para tirar daqui esta pasmaceira. :D

Nós cá no nosso litoral norte somos tão mal abençoados por trovoada.....
Por curiosidade alguém consegue arranjar um mapa ou mapas com o numero de descargas aqui no grande porto?
Penso que seja a zona do nosso país onde menos troveja ou é muito difícil algo se formar por aqui....

Que venha o inverno com umas depressões à maneira para tirar daqui esta pasmaceira. :D
https://www.meteopt.com/forum/topico/trovoadas-em-portugal.8169/
não é do Porto mas dá a ideia , Portugal tem péssimas condições para a formação de células em grande parte pela corrente fria do atlântico que bloqueia tudo o centro europeu é mais activo no verão pois possui muita humidade e calor latente que cria as condições certas

Fotos magníficas, Rui Pedro

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Belíssimas Rui! :palmas: Vamos lá ver o que nos reserva a tarde hoje :D

---------------------

Obrigado! :)

O dia de hoje teve muito menos animação. Ainda assim vi alguns céus interessantes para NE/SE, onde se viam umas células em crescimento.

Apesar da humidade presente diminuir bastante a visibilidade, deu para ver uma bela célula a NE estacionada sobre o Gerês. Óbvio que tive que trabalhar mais com o contraste exposição da foto para se ver melhor a célula.

Última edição:
Por Amarante tudo calmo por agora. Para os lados da Aboboreira já "crescem" nuvens - foto na direção da célula que surgiu e vai crescendo na zona de Lamego:

IMG-20200531-120213.jpg