Seguimento Litoral Norte - Maio 2023



guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Hoje de tarde estive entre Mixões da Serra e Brufe perto de Terras de Bouro. Houve sol, chuva torrencial e algum granizo, vários raios e valentes trovões, muito vento, nevoeiro e arco-íris! :w00t:
Por volta das 17h passou a trovoada principal, mais tarde ouvi alguns trovões e ainda vi um raio para os lados do Gerês. Pouco depois de ter começado chover bem com a passagem da trovoada começou a vir um manto enorme de nuvens baixas a uma velocidade tremenda e rapidamente ficou um nevoeiro bastante denso que fez com que escurecesse bem. Após ter passado a trovoada principal ainda choveu bem durante algum tempo, mas acabou por começar a dar sol o que produziu um arco-íris intenso em direção da escuridão da chuva que estava a cair para o Gerês.
O caminho de regresso a Braga foi feito debaixo de chuva com alguns relâmpagos ocasionais.

O melhor raio que apanhei quando a trovoada estava a chegar:

RmXHjnp.jpg


O local mais ou menos onde ele atingiu bem de perto de Terras de Bouro. Eu estava a 5km e produziu um belo trovão, imagino lá à beira.

NCmOwcz.jpg


E o radar às 17h, 2/3min antes do raio. Assinalei mais ou menos a minha posição nessa altura com a bola vermelha.

sVjvc2w.png



Mais algumas:

gN8Wlp6.jpg


SfnJF0C.jpg


n9zkjcG.jpg



Um vídeo numa altura em que chovia bem:

 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não estava cá na parte mais animada do dia. Bolas!

Boa noite.
Depois de uma manhã calma, a tarde foi interessante, mas não presenciei o que quer que fosse - por momentos apenas vi uma cortina de chuva, mas o dever chamou por mim.
De manhã bem espalhei sementes de relva, terra em cima e rolo para prensar aquilo. Agora ao chegar a casa vejo parte do trabalho estragado...:(

Pelos vistos depois das 19h caiu uma bela carga de granizo por cá.
O acumulado está nos 19,1 mm.
Uma estação amadora também registou os mesmos 19,1 mm a cerca de 3,5 km daqui. Estranhamente (ou não!) a EMA de Paços de Ferreira regista apenas 10,9 mm. Deixo a imagem para verificarem a posição da EMA:
Chuvv.png

O alinhamento da passagem das células até era favorável ao aproximar dos valores entre as 3 estações, mas o udómetro da HUDSON (ou o sofware?) não ajuda.

Parece que este sábado teremos novamente condições para aguaceiros fortes e trovoada, principalmente de tarde - o aquecimento diurno vai ajudar muito.

Tactual: 14,1ºC
Hr: 82%

Votos de um excelente fim de semana
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,200
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estranhamente (ou não!) a EMA de Paços de Ferreira regista apenas 10,9 mm. Deixo a imagem para verificarem a posição da EMA:
Na tabela da estação WU Penamaior (a que está a norte) e na WU Modelos (a sul) e ainda na
iYI0Fl7.jpg
está uma parte da explicação, comparando com a sequência da passagem dos ecos da célula. Note-se que os acumulados não foram resultado de uma só célula ao longo do dia (tarde).
O alinhamento da passagem das células até era favorável ao aproximar dos valores entre as 3 estações
As duas estações WU estão alinhadas com a direcção do movimento das células (SSE-NNW); a EMA está a ENE desse alinhamento. A largura lateral dos ecos mais fortes que passaram nas WU é menor do que a distância do seu alinhamento à EMA.
Reparar ainda que há um espaço de mais fraca intensidade entre os ecos mais fortes que passaram nas WU e um outro eco mais forte a ENE, e a EMA passou precisamente nesse espaço.

gLjtDTn.png
kqYVMkC.png


wQyEoyv.png
churzns.png


Na minha opinião e perante estes registos, não me parece duvidoso o registo da EMA. ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já se ouvem os trovões pelo Porto, escuro a leste em aproximação, já vi um raio :trovao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há pouco um relâmpago direção SE sensivelmente, por aqui vai pingando, bastante escuro a E e SE, ouvem-se roncos :trovao:
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Chuva forte em Espinho e ao bocado raio bem audível


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
 
Última edição: