Seguimento Litoral Norte - Maio 2023

Boa noite,

Hoje de tarde estive entre Mixões da Serra e Brufe perto de Terras de Bouro. Houve sol, chuva torrencial e algum granizo, vários raios e valentes trovões, muito vento, nevoeiro e arco-íris! :w00t:
Por volta das 17h passou a trovoada principal, mais tarde ouvi alguns trovões e ainda vi um raio para os lados do Gerês. Pouco depois de ter começado chover bem com a passagem da trovoada começou a vir um manto enorme de nuvens baixas a uma velocidade tremenda e rapidamente ficou um nevoeiro bastante denso que fez com que escurecesse bem. Após ter passado a trovoada principal ainda choveu bem durante algum tempo, mas acabou por começar a dar sol o que produziu um arco-íris intenso em direção da escuridão da chuva que estava a cair para o Gerês.
O caminho de regresso a Braga foi feito debaixo de chuva com alguns relâmpagos ocasionais.

O melhor raio que apanhei quando a trovoada estava a chegar:

RmXHjnp.jpg

O local mais ou menos onde ele atingiu bem de perto de Terras de Bouro. Eu estava a 5km e produziu um belo trovão, imagino lá à beira.

NCmOwcz.jpg

E o radar às 17h, 2/3min antes do raio. Assinalei mais ou menos a minha posição nessa altura com a bola vermelha.

sVjvc2w.png

Mais algumas:

gN8Wlp6.jpg

SfnJF0C.jpg

n9zkjcG.jpg

Um vídeo numa altura em que chovia bem:

Última edição:
Não estava cá na parte mais animada do dia. Bolas!

Boa noite.
Depois de uma manhã calma, a tarde foi interessante, mas não presenciei o que quer que fosse - por momentos apenas vi uma cortina de chuva, mas o dever chamou por mim.
De manhã bem espalhei sementes de relva, terra em cima e rolo para prensar aquilo. Agora ao chegar a casa vejo parte do trabalho estragado...:(

Pelos vistos depois das 19h caiu uma bela carga de granizo por cá.
O acumulado está nos 19,1 mm.
Uma estação amadora também registou os mesmos 19,1 mm a cerca de 3,5 km daqui. Estranhamente (ou não!) a EMA de Paços de Ferreira regista apenas 10,9 mm. Deixo a imagem para verificarem a posição da EMA:
Chuvv.webp

O alinhamento da passagem das células até era favorável ao aproximar dos valores entre as 3 estações, mas o udómetro da HUDSON (ou o sofware?) não ajuda.

Parece que este sábado teremos novamente condições para aguaceiros fortes e trovoada, principalmente de tarde - o aquecimento diurno vai ajudar muito.

Tactual: 14,1ºC
Hr: 82%

Votos de um excelente fim de semana

Estranhamente (ou não!) a EMA de Paços de Ferreira regista apenas 10,9 mm. Deixo a imagem para verificarem a posição da EMA:
Na tabela da estação WU Penamaior (a que está a norte) e na WU Modelos (a sul) e ainda na
iYI0Fl7.jpg
está uma parte da explicação, comparando com a sequência da passagem dos ecos da célula. Note-se que os acumulados não foram resultado de uma só célula ao longo do dia (tarde).
O alinhamento da passagem das células até era favorável ao aproximar dos valores entre as 3 estações
As duas estações WU estão alinhadas com a direcção do movimento das células (SSE-NNW); a EMA está a ENE desse alinhamento. A largura lateral dos ecos mais fortes que passaram nas WU é menor do que a distância do seu alinhamento à EMA.
Reparar ainda que há um espaço de mais fraca intensidade entre os ecos mais fortes que passaram nas WU e um outro eco mais forte a ENE, e a EMA passou precisamente nesse espaço.

gLjtDTn.png
kqYVMkC.png

wQyEoyv.png
churzns.png

Na minha opinião e perante estes registos, não me parece duvidoso o registo da EMA. ;)

Já se ouvem os trovões pelo Porto, escuro a leste em aproximação, já vi um raio :trovao:

Há pouco um relâmpago direção SE sensivelmente, por aqui vai pingando, bastante escuro a E e SE, ouvem-se roncos :trovao:

Última edição: