Snifa
Furacão
Por aqui já pinga, céu escuro com algum desenvolvimento vertical.
25.4ºc actuais.
25.4ºc actuais.
A chuvada desta tarde.
Pelo que vejo a corrente deverá ser de oeste, pelo que desta vez "os do costume" verão chuva de verdade.
A chuvada desta tarde.
Fabulosa! Uma autêntica "aparição"...Acho que nunca tinha visto irisações numa nuvem assim "tão baixa" e isolada. O efeito era espetacular
Boas,
Dia quente e abafado hoje pelo Porto, com a máxima a chegar aos 24,6 ºC e a HR aos 83%
Neste momento estão 23,6 ºC e a HR nos 60%.
Céu limpo agora, mas um pouco antes da hora do almoço apareceu uma coisita engraçada no céu...
Acho que nunca tinha visto irisações numa nuvem assim "tão baixa" e isolada. O efeito era espetacular![]()
Fabulosa! Uma autêntica "aparição"...
Estava portanto num nível abaixo dos Cirrus associados à corrente de ENE no nível dos 200hPa?
Sim, parecia estar "mesmo ali à mão"Fabulosa! Uma autêntica "aparição"...
Estava portanto num nível abaixo dos Cirrus associados à corrente de ENE no nível dos 200hPa?
Bom, isso só vem confirmar as minhas suspeitas em como estava mesmo a ver algo que nunca havia antes vistoNão eram irisações, era parte de um arco circumhorizontal produzido pelos cristais de gelo nos cirrus.
Podem ver uma descrição aqui:
Este site é muito bom para verem todos os fenómenos óticos.![]()
Circumhorizon Arc
This article explores the characteristics, visibility, and geographic distribution of the circumhorizon arc, a stunning optical phenomenon often mistaken for a fire rainbow. It discusses how to distinguish the circumhorizon arc from other atmospheric optics phenomena and highlights its rarity in...atoptics.co.uk
Irisações ou iridescências ocorrem com gotas de água em vez de cristais de gelo.