Seguimento Litoral Norte - Maio 2023

Por aqui já pinga, céu escuro com algum desenvolvimento vertical.

25.4ºc actuais.

Boas,

Por aqui também já pingou pela hora do almoço, tendo dado ainda para molhar bem o chão. Para já, apenas céu muito nublado e um ambiente algo abafado, com 22,9 ºC e 55% de HR.

Ontem, ao final da tarde, o único registo de nota por cá (que eu tenha visto):

mZnkVTz.jpg

xXmJwdT.jpg

8ddAXHd.jpg

a3xv2rq.jpg

A chuvada desta tarde.

Por Real também ainda choveu, mas não tanto como aí. Nessa altura estava por Maximinos e nem uma pinga. Passou mesmo de raspão do centro da cidade.

Bom fim de dia.

Por cá o dia começou com céu limpo (como os anteriores), lentamente a capa de nuvens foi-se formando.
Ao fim da tarde os aguaceiros foram aparecendo, fracos cá em casa.
O vento está agora fraco, ao contrário das manhãs que tem apresentado vento moderado, persistente.
Veremos se ainda cai alguma coisa, mas não parece pois hoje só temos células a E\SE.
O acumulado de hoje está nos 1,2 mm, fruto de alguma precipitação tardia de ontem que caiu ao início da madrugada.
Levo pródigos 26,3 mm de acumulado mensal, veremos se melhora nos próximos tempos.

Tmín: 14,4ºC
Tmáx: 26,3ºC

Tactual: 21,5ºC
Hr: 45%

Sábado e Domingo serão os dias ideais para o litoral Norte

Ver anexo 5332

Ver anexo 5333
Pelo que vejo a corrente deverá ser de oeste, pelo que desta vez "os do costume" verão chuva de verdade.:D

Em relação à trovoada de 2ª feira aqui no burgo pacense, vi a célula a chegar, observando a partir de Penafiel, mas não era favorável a fotografar na altura.
Disse o meu pai que caiu "uma bomba" perto de casa, numa zona que segundo ele é muito boa para caírem raios - desde a sua infância (hoje tem 81 anos) assistiu a muitos episódios. Inclusivé, também eu me lembro de vários raios caírem ali; um deles foi uma brutalidade tal a intensidade do raio e do trovão instantâneo.
Certamente a geologia poderá explicar o "fenómeno"...

A chuvada desta tarde.
:w00t: vocês aí quando é para chover, chove mesmo a sério!

Incrível como o mapa do IPMA fica a zeros e no entanto, logo ao lado, 9,9mm em Palmeira, dos quais 6,4mm em 5 minutos (devem ter sido precisamente esses de que o vídeo é uma amostra).
rJEVakD.png

ps: não vale a pena pôr aqui o mapa de acumulados de ontem (quase tudo a zeros, o maior valor é 0,9mm em Aveiro, que vergonha ó RLN :o)

Última edição:
Boas,
Dia quente e abafado hoje pelo Porto, com a máxima a chegar aos 24,6 ºC e a HR aos 83% :calor:
Neste momento estão 23,6 ºC e a HR nos 60%.

Céu limpo agora, mas um pouco antes da hora do almoço apareceu uma coisita engraçada no céu... :w00t:

3bk6YQR.jpg

9eWxPEO.jpg

PuOCteH.jpg

YgZHPfz.jpg

Acho que nunca tinha visto irisações numa nuvem assim "tão baixa" e isolada. O efeito era espetacular :D

Boas,
Dia quente e abafado hoje pelo Porto, com a máxima a chegar aos 24,6 ºC e a HR aos 83% :calor:
Neste momento estão 23,6 ºC e a HR nos 60%.

Céu limpo agora, mas um pouco antes da hora do almoço apareceu uma coisita engraçada no céu... :w00t:

Acho que nunca tinha visto irisações numa nuvem assim "tão baixa" e isolada. O efeito era espetacular :D

Fabulosa! Uma autêntica "aparição"...

Estava portanto num nível abaixo dos Cirrus associados à corrente de ENE no nível dos 200hPa?

Não eram irisações, era parte de um arco circumhorizontal produzido pelos cristais de gelo nos cirrus.

Podem ver uma descrição aqui:
Este site é muito bom para verem todos os fenómenos óticos.

Irisações ou iridescências ocorrem com gotas de água em vez de cristais de gelo.

Fabulosa! Uma autêntica "aparição"...

Estava portanto num nível abaixo dos Cirrus associados à corrente de ENE no nível dos 200hPa?
Sim, parecia estar "mesmo ali à mão" :D
Não eram irisações, era parte de um arco circumhorizontal produzido pelos cristais de gelo nos cirrus.

Podem ver uma descrição aqui:
Este site é muito bom para verem todos os fenómenos óticos.

Irisações ou iridescências ocorrem com gotas de água em vez de cristais de gelo.
Bom, isso só vem confirmar as minhas suspeitas em como estava mesmo a ver algo que nunca havia antes visto :)
Obrigado pelo reparo e pela informação! :thumbsup: