Seguimento Litoral Norte - Março 2018

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
@Duarte Sousa :thumbsup:
Não me canso de ver fotos aqui do pessoal.

Vou lá ocasionalmente, pelas quedas e pelo carvalhal de Valinhas, logo ao lado, e que é magnífico. Imagino que para a semana tenham ainda mais água.
A nascente do rio Leça fica relativamente perto desta zona, passo lá com alguma frequência.
É sempre agradável ver como um pequeno fio de água cresce tanto em tão pouco kms.
A água que recebe nas quedas da Fervença é toda originária da freguesia de Monte Córdova, colada aqui à minha. É uma espécie de planalto, quase anfiteatro, aberta a oeste e Sudoeste, boa portanto para receber boa chuva orográfica - aliás como o planalto de Paços de Ferreira.
E sim, Valinhas é um parque de grande valor paisagístico com os seus carvalhais de grande porte, excelente para descansos, piqueniques, jogos da malha, bem como início e chegada de passeios pedestres pela zona, a qual inclui o castro do Monte Padrão - povoado fortificado do séc IX a.c., e o Santuário de N.Sra da Assunção.

-------------
O sul já começa a receber a chuva que tanta falta lhe faz.
Oxalá a quantidade seja a necessária. ;)
qNUiT8u.png


Por cá o céu está agora encoberto, com nuvens médias e algumas baixas. O vento sopra fraco de SSE.

Tactual: 11,4ºC
Hr: 57%
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A água que recebe nas quedas da Fervença é toda originária da freguesia de Monte Córdova, colada aqui à minha. É uma espécie de planalto, quase anfiteatro, aberta a oeste e Sudoeste, boa portanto para receber boa chuva orográfica - aliás como o planalto de Paços de Ferreira.
Por pouco não é "água do penico" então... :lol:
Mas é verdade, ontem via-se a água a correr por todo o lado. Até o pequeno regato que passa pelo meio do carvalhal lá ia alegremente cantarolando; ouvia-se ao longe, cheguei ainda a pensar que fosse o Leça mas não, era mesmo aquele fiozinho de água.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Últimas fotografias, ainda referentes à tarde de segunda-feira (dia 12), fica só a faltar o tal vídeo das DEAs. Peço desculpa por estar a ser tudo em conta-gotas, mas foi-me impossível tratar tudo de uma só vez.

(Rio Tinto - Porto)

As primeiras duas fotografias estão exageradamente editadas para se conseguir ver uma pequena cortina de precipitação mais clara que a nuvem, possivelmente as tais "partículas de gelo muito pequenas" que o @Paelagius relatou, visto que o post foi às 13:49 e estas fotos às 13:50.

GRlqiKh.jpg


bzo9EoY.jpg


Fotografias da mesma célula instantes depois.

Xyf3cDZ.jpg


qyD4U9o.jpg


9jKgjjU.jpg


9fl7jew.jpg


5rvPsYr.jpg


Vista para o quadrante contrário.

1vY97PG.jpg
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite! Por aqui chove fraco
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O eco roxo que entrou em Viana do Castelo está a ir pela costa em direcção a Vila Praia de Âncora...

T1.jpg


No passado domingo, alguns habitantes de Viana do Castelo avistaram o que julgavam, pela sua forma, ser um tornado. A formação foi entretanto analisada pelo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) que, depois de verificar os radares, confirmou ao Notícias ao Minuto que, de facto, o fenómeno meteorológico ocorreu.
O tornado, registado às 17h25, teve início no mar e deslocou-se para terra, nomeadamente para o Monte de Santa Luzia, mas não provocou danos materiais ou vítimas.

Notícias ao Minuto
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite!
Por Vila Praia de Âncora tudo calmo, apenas vento fraco, sem chuva
Temperatura de 10.0ºC
Humidade relativa de 70%
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia
Chuva fraca "morrinha"
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.
Algumas de dia 5 e 6 entre Castro Laboreiro e Serra do Gerês. Tenho muitas mais, mas não dou com maneira de postar isto direito...
yuTIA1Y.jpg

BLQKZBs.jpg

A9Y4QTH.jpg


vvmNUAR.jpg

yuTIA1Y

yuTIA1Y
O Gerês...Não há palavras para o descrever. Fantástico mesmo!
Permite-me perguntar: foste tu o fotógrafo?

O Parque da Peneda-Gerês tem tanto para dar, para mostrar.
Todos os parques tem um potencial enorme, mas o Gerês é um mundo à parte, um "orgasmo" para os sentidos. ;)
------------
Bem, onde eu ia? Ah, sim, hoje está a chover fraco mas persistente de momento.
O céu está encoberto.
O acumulado está nos 4,1 mm.
O vento sopra fraco, variável.

Tactual: 9,5ºC
Hr: 90%
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Bom dia.

O Gerês...Não há palavras para o descrever. Fantástico mesmo!
Permite-me perguntar: foste tu o fotógrafo?

O Parque da Peneda-Gerês tem tanto para dar, para mostrar.
Todos os parques tem um potencial enorme, mas o Gerês é um mundo à parte, um "orgasmo" para os sentidos. ;)
------------
Bem, onde eu ia? Ah, sim, hoje está a chover fraco mas persistente de momento.
O céu está encoberto.
O acumulado está nos 4,1 mm.
O vento sopra fraco, variável.

Tactual: 9,5ºC
Hr: 90%

Viva aristocrata, sim foi eu que fotografei, tenho milhares de fotos do Parque Nacional desse género :) A verdade é que passo muito tempo lá mesmo, trabalho como guia de montanha. um abraço!