Seguimento Litoral Norte - Março 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bom dia,

O acumulado ontem ficou nos 48,7mm e hoje vai nos 6,8mm. Muito vento de madrugada e também agora à passagem deste aguaceiro forte com granizo. Fez subir o acumulado em 2,4mm.
A temperatura desceu bem durante a passagem do aguaceiro, estava nos 11,6ºC e agora está nos 9,0ºC.

No Norte o dia de hoje foi mais um dia de chuva. Os acumulados foram muito mais expressivos no Alto Minho e, do outro lado do Minho, em Pontevedra. :)

A estação NETATMO de Castanheira, em Paredes de Coura, acumulou 38,4 mm. :rain:

Rebordelo, em Pontevedra, acumulou 60,2 mm hoje. Foi a estação mais chuvosa da Península Ibérica hoje. :uau:

Chuva forte agora à 1 minuto em Espinho
0d49c95eeeb650e21bacb630d072ee0d.jpg

Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk

Boa noite.

Por aqui ontem foi um dia de bastante chuva, com um acumulado de 49,5 mm.
Hoje a chuva tem sido fraca em geral, com maior intensidade agora com o cair da noite.
O acumulado está nos 12,7 mm.
O acumulado mensal já é interessante: 138,9 mm.
O vento tem soprado fraco a moderado.
Muita humidade no ar, tudo saturado no que se refere às terras.

Tactual: 13,8ºC
Hr: 97%

Bom dia.

Por aqui a noite trouxe de novo bastante chuva e vento forte.
Neste momento temos aguaceiros fracos a moderados.
O acumulado até às 7h estava nos 26,4 mm.

O pluviómetro deixou-me ficar mal...antes das 7h deixou de enviar dados. Irei perder alguns dados.
Há bocado abri-o e deparei-me com um imenso ninho de bichas-cadela. Tudo sujo, muitos "animaizinhos" a viver ali. Em dezembro fiz a manutenção e passado este tempo nunca pensei ter ali uma colónia. Ao menos as conchas estão limpas.
Lavei o mesmo, limpei, um bocado de wd40 (tem propriedades di-eléctricas o que favorece a eliminação da humidade). Espero que volte à vida...senão é mais um que tem de dar lugar a outro - se ainda houver no mercado. :dry:

Tactual: 11,7ºC
Hr: 92%

As zonas que têm sido mais afetadas por este rio atmosférico têm sido as do Alto Minho e a Galiza, tanto que as frentes de maior intensidade têm entrado todas a norte do Lima. :rain:

Esta estação na Ilha de Arousa registou nestes últimos 5 dias 254 mm, bem acima da média de fevereiro. :surprise:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IAILLA2/graph/2020-03-31/2020-03-31/monthly/

Já esta estação em Braga apenas registou 106 mm. :eek:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVRZEA1/graph/2020-03-5/2020-03-5/monthly/

Suponho que hajam locais no Alto Minho com acumulados superiores a 200 mm. O problema foi o dia 3, já que nesse dia praticamente toda a instabilidade passou do lado de lá da fronteira, e o Alto Minho levou com o rabo da tormenta. :D

Boa tarde,

por aqui 15.8 mm acumulados hoje, há pouco caiu mais um aguaceiro curto.

Está fresco com 11.8ºc, vento moderado de NW e 84% HR.

Março segue com 71,7 mm, não está mal para apenas 5 dias :rain:

Última edição:
Boa noite.

Vejo aqui diferenças consideráveis.
O litoral mais litoral do Douro Litoral apresenta nos últimos dias valores de precipitação bons mas distantes dos registados aqui na zona intermédia do distrito, onde estações oficiais e amadoras apresentam valores interessantes.
Uma nota para a estação do aeroporto-Pedras Rubras: acho os valores um pouco inflacionados em relação a outras estações por perto. Parece-me que carece de uma limpeza o udómetro. Terá pó acumulado?
Já o Alto Minho, zona intermédia, apresenta valores respeitáveis para um mês de março.

Aqui em casa, depois de recuperado o pluviómetro, tenho um acumulado diário de 30,9 mm.
O mensal está nos 169,8 mm e o acumulado do ano hidrológico passou dos 1800 mm: 1817,8 mm. Nada mau!

Fiz uma comparação entre o udómetro e o pluviómetro de ontem para hoje: 32,0 mm vs 32,6 mm (suponho que quando esvaziei o udómetro o o sensor digital tivesse alguma água na concha). Tudo ok no sensor da Oregon! ;)

Neste momento regressa a chuva, depois de uma pausa de tarde.
O vento sopra fraco de O.

Tactual: 9,8 ºC
Hr: 86%