Seguimento Litoral Norte - Novembro 2013

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boa noite

Está bem fresquinho lá fora. :cold:

A EMA da UA já voltou à vida (foi restabelecida a energia eléctrica para o parque no final da tarde passada) :thumbsup:

Às 0000 apresentava a frescura de 10,9°C @ 89%HR sem vento o que indicará haver alguma inversão

A de Anadia uns frescos 8,3°C @ 100%HR com uma ligeira brisa de NE
 


Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
errr... alguém sentiu um sismo bem fraquinho há uns 20 minutos atrás? Eu e a minha gatinha apercebemo-nos de algo, tipo emanava uma vibração homogénea do chão, nos 15 segundos que aquilo terá durado ela parou de comer e ficou a olhar à volta. Eu ouvi também uma rajada de vento a soprar mais forte e senti calor, mas de repente tudo passou.

Claro, também pode ter sido a máquina de lavar do vizinho a centrifugar, mas então acho que demorava mais tempo...

edit. 9,6 C agora no Porto segundo o isep. O ipma agourou mas sempre tivemos a mínima de um dígito hoje :D
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
A EMA da UA já voltou à vida (foi restabelecida a energia eléctrica para o parque no final da tarde passada) :thumbsup:

A de Merelim ainda anda nas trevas, daqui a pouco vou lá eu ver o que se passa!



Entretanto esta noite já dá algum cheirinho a "inverno", sigo com 7,4ºC e algum nevoeiro, cheguei a casa com o nariz congelado. :cold:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

A madrugada foi fria e húmida. Após as 5h, com a instalação do nevoeiro, a temperatura começou a subir.
Agora, pela manhã, o nevoeiro deu lugar a um céu muito nublado.
Começou a chover entre as 9.30h e as 9.45h, fraca, que tenderá a manter-se para a tarde.
O vento sopra fraco de S.

O AA anda muito perto, e sinal disso é a pressão atmosférica no momento: 1030,0 hPa.
É sinal que o verão de S. Martinho está a espreitar pela porta...:w00t:

Tmín: 3,8ºC

Tatual: 9,7ºC
Hr: 96%​

Bom fim de semana:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

madrugada fresca, diria mesmo fria, mínima de 6.4 ºc :cold:

Neste momento 13.5 ºc

Já choveu fraco, mas sem acumulação de momento.

Céu muito nublado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O tempo fechou muito e está uma tarde de chuva por aqui.:rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Chove bem agora, e certinha!

1 mm acumulado.:rain:

Rain rate de 13.6 mm por hora :rain:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Parece que esta chuvinha persistente, lenta e morna não desanda :D

Nos dados do isep de hoje notei uma novidade neste outono, que a sensação de frio durante a madrugada terá sido maior que o frio propriamente dito. Vamos ver os dados:

temperatura actual: 13,9 C
temperatura máxima: 14,6 C às 11:45
temperatura mínima: 7,9 C às 05:06
índice de calor máximo: 14,6 C às 11:45
sensação de frio mínima: 6,6 C às 05:11

Esta temperaturas foram bem diversas daquelas que previa o ipma ontem, para hoje, mas já estão mais próximas do que o ipma previa hoje... para hoje! Explico: pelos vistos, agora eles esperam pela mínima do dia, que irá acontecer provavelmente durante a madrugada ou cedo pela manhã, e então corrigem o valor da mínima prevista anteriormente por este valor, ou algo bem mais próximo disso :D Embora eu ache que a previsão deva ter como prioridade aproximar-se da realidade mais que ser um exercício de adivinhação do futuro, não posso deixar de pensar que assim... até eu faço previsões :lol:

Eles estão a mudar constantemente os valores das máximas para a semana que se avizinha, o que parece consensual ao meio de tantas mudanças serão dois ou três dias mais quentes, com máximas mais elevadas quero dizer, e um bocado mais de frio para o final da semana. Por enquanto, há até uma mínima de 3C para o Porto no final da semana que vem, se é que este valor ainda lá está. Eu não sei se a mudança vai ser tão brusca, será? O mais provável é que os valores sejam alterados até lá, veremos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Chuva intensa neste momento! :rain::rain:

Temperatura actual: 13.5 ºc
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Autêntica tarde de Outono, chove com bastante intensidade e sem parar!:rain:

Cá fica um pequeno video feito há pouco: ( 720 p )

[ame="http://youtu.be/Get8QwG8j70"]http://youtu.be/Get8QwG8j70[/ame]
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Penso que se está a referir a estas coordenadas que se encontram no site meteo do ISEP(41.2N 8.6W). Pois, este é o problema que estou a ter para descobrir a EMA de Arouca e o problema é o seguinte: essas coordenadas em formato decimal são muito pouco exactas, isto é apenas usam uma casa decimal (no caso do IPMA usam duas e mesmo assim a discrepância é enorme). O melhor seria ou usarem pelo menos 4 casas decimais ou então usarem o formato DMS (graus, minutos, segundos) que são muito mais exactos)

Peço desculpa, fiz confusão na minha cabeça. Nem tudo está errado, mas o que eu disse sobre as coordenadas do IPMA está de certa forma errado. O IPMA usa o formato DMS mas apenas nos dá os graus e os minutos, o que torna a localização muito inexacta. A minha cabeça confundiu pois lembrava-me que o valor era algo com dois algarismos à direita e pensei que era valores decimais. Fica aqui o esclarecimento. ;)

---

Quanto ao estado do tempo, já deram umas chuvadas por aqui. A EMA na UA contabilizou 0,3mm às 1500Z.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Peço desculpa, fiz confusão na minha cabeça. Nem tudo está errado, mas o que eu disse sobre as coordenadas do IPMA está de certa forma errado. O IPMA usa o formato DMS mas apenas nos dá os graus e os minutos, o que torna a localização muito inexacta. A minha cabeça confundiu pois lembrava-me que o valor era algo com dois algarismos à direita e pensei que era valores decimais. Fica aqui o esclarecimento. ;)

---

Quanto ao estado do tempo, já deram umas chuvadas por aqui. A EMA na UA contabilizou 0,3mm às 1500Z.

Mas o que disse em relação às coordenadas apresentadas pelo isep está correctíssimo, eles lá usaram decimais de apenas uma casa. ;)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena