Seguimento Litoral Norte - Novembro 2013

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima até ao momento de 9.6 ºc

Neste momento 10.9 ºc e algum vento de NE acentua a sensação de frio.:cold:
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Está um belo dia, com o sol a brilhar intensamente.
O vento que se faz sentir de E\NE está a começar a arrastar o calor para o oceano aqui ao lado. Certamente a próxima noite bem como próximos dias serão bem diferentes no que toca às temperaturas.
O frio está a chegar...afinal estamos no outono e assim é normal!:thumbsup:

Tmín: 4,3ºC
Tmáx: 17,5ºC

Tatual: 17,0ºC
Hr: 46%​
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Hoje o calor já se fez sentir de forma desagradável... eu saí à rua com roupas de verão e mesmo assim senti imenso calor, e aqueles com mais convicção em conceitos como "estações do ano", "outono" e outros afins, vestidos com casacos e malhas, estes tiveram um dia bem desagradável e queixavam-se bastante do calor.

Aqui no Porto o calor forte arrastou-se até por volta das 16:40, quando algum ar mais fresco já se fez notar, porque, durante o fulgor da tarde, nem as sombras ofereciam abrigo suficiente do calor.

No entanto, a olhar unicamente para a temperatura, ontem esteve mais quente, acredito que a diferença também está no calor que já se tem acumulado na cidade nestes dias, proveniente da forte radiação solar.

Dados do dia segundo o isep:

temperatura actual: 16,4 C
temperatura máxima: 19,1 C às 14:15
temperatura mínima: 9,9 C às 05:24

A acreditar na previsão do ipma (19/8 C para hoje e 16/7 C para amanhã), a mínima ainda desce mais que isso hoje, vamos ver se o arrefecimento é rápido o suficiente para permitir isso.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Hoje o calor já se fez sentir de forma desagradável... eu saí à rua com roupas de verão e mesmo assim senti imenso calor, e aqueles com mais convicção em conceitos como "estações do ano", "outono" e outros afins, vestidos com casacos e malhas, estes tiveram um dia bem desagradável e queixavam-se bastante do calor.

Aqui no Porto o calor forte arrastou-se até por volta das 16:40, quando algum ar mais fresco já se fez notar, porque durante o fulgor da tarde, nem as sombras ofereciam abrigo suficiente do calor.

No entanto, a olhar unicamente para a temperatura, ontem esteve mais quente, acredito que a diferença também está no calor que já se tem acumulado na cidade nestes dias, proveniente da forte radiação solar.

Dados do dia segundo o isep:

temperatura actual: 16,4 C
temperatura máxima: 19,1 C às 14:15
temperatura mínima: 9,9 C às 05:24

A acreditar na previsão do ipma (19/8 C para hoje e 16/7 C para amanhã), a mínima ainda desce mais que isso hoje, vamos ver se o arrefecimento é rápido o suficiente para permitir isso.

A média da maxima no Porto neste mês ronda os 17-18ºC, se com 1 ou 2ºC acima da média está um calor insuportável então estes dias quando estiver 5 ou 6 ou mesmo 7ºC abaixo da média vai tudo morrer de choque não:lmao:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A média da maxima no Porto neste mês ronda os 17-18ºC, se com 1 ou 2ºC acima da média está um calor insuportável então estes dias quando estiver 5 ou 6 ou mesmo 7ºC abaixo da média vai tudo morrer de choque não:lmao:

Sabe, stormy, estive numa parte da cidade que está em intensa actividade de obras (Av. da Boavista) e ao meio do betume, alcatrão, pó, máquinas, etc, a sensação de calor era bem insuportável. Depois disso estive na baixa, e onde eu moro é já bem perto da baixa também, há a poluição, autocarros, etc... é exactamente por isso que eu insisto na importância de medições realizadas dentro da urbe, pois aí notaríamos o quanto a realidade de pontos afastamos nada tem a ver com aquela da cidade em si e daí quem sabe se os arquitectos e engenheiros civis reflectissem melhor nas características a dar às suas construções.

Já agora as normais para o Porto em Novembro são 16,9 C; 12,8 C e 8,8 C segundo o ipma.

Em relação ao choque, haverá para todos, creio eu, e uma das tarefas do meu dia de hoje foi justamente mandar cobertores e mantas grossas para a lavandaria, por mais estranho que isso seja ao meio deste calor. Claro que aguentará melhor quem mais cuidado tenha com isso...
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A feup agora é perto do S. João correcto? Ah sim e eu estive a andar na rua, muitas vezes ao sol, não digo da temperatura de interiores, isso pode mesmo variar imenso (no C. C. Cidade do Porto a temperatura também estava razoável, ou ao menos um bocadinho melhor que na rua)... Mas costuma mesmo ser mais fresco lá, de qualquer forma. Por acaso o Scan_Ferr sabe o que se passa com a estação meteorológica da feup, já agora? É um excelente projecto mas tem estado assim-assim...

De resto, são questões de insolação, árvores ao redor, poluição, densidade populacional, etc. É preciso conhecer a cidade, os seus espaços e os seus climas! ;)

(a Boavista estava surreal hoje com uma fila para um carrinho de castanhas, uns com casacos pesados, outros de t-shirt, debaixo de um sol forte, não me lembro de nada parecido!)

edit. lembrei-me agora de uma passagem curiosa, que se deu quando eu perguntei a um comerciante vizinho meu como ele aguentou o calor do verão deste ano, e ele respondeu-me que o inferno não deve ser mais quente que a rua (em que moro)... mas que de resto, instalou um aparelho de ar condicionado no seu estabelecimento e assim conseguiu aguentar-se bem.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Por aqui já se sente bem o frio a querer entrar, 9.8ºC actuais e vento fraco de NE a proporcionar uma sensação térmica bem desagradável. :cold:


Até parece que aí pelo Porto é verão pelo que leio por aqui. :D
Calor insuportável parece-me exagerado, pelo menos pela cidade de Braga apenas senti um solinho agradável que dá outra vida à cidade. Bom também para aquecer o interior das casas enquanto não chega o frio a valer.


cumps.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Hehehe por favor leiam melhor o que eu disse... eu estive a andar, por vezes ao sol quando não encontrava sombra, durante algumas horas durante a tarde de hoje, e nestas condições, acreditem, o calor é bem irritante, sua-se ainda um bocado, etc... Quanto às outras pessoas reclamarem do calor, então entrem num autocarro na hora de ponta e vejam o que as pessoas têm a dizer. Ou as que ficam a um balcão ensolarado durante a tarde. O que eu digo foi o que eu senti, vi e ouvi, nada mais, e nada demais, não percebo o furor que causa este relato tão banal :D :)

Lembrem-se que a temperatura das estações não têm (ou não devem ter) o calor directo do sol em consideração, e que há várias maneiras de se sentir 19 C, por exemplo. Há inclusive o calor armazenado nos materiais, que se faz sentir mais depois de um certo número de dias de sol a céu aberto, e este calor, a radiação que vem, que vai, que á armazenada, que é reflectida, tudo isso deve ser, ou ao menos aparentemente é, mais intenso se andarmos numa rua a ser recoberta de alcatrão e asfalto, há inúmeras variáveis aqui.

De qualquer das formas mesmo dentro de casa, hoje foi o único dia que senti calor, para dizer a verdade, e até liguei o ventilador (mas não o A/C). Mas como é óbvio, dentro de casa não esteve nenhum calor insuportável durante o dia de hoje, e muito menos agora!!! :lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima de 7.9 ºc ( temperatura actual )

Céu com algumas nuvens altas.

Vento NE: 15 Km/h :cold:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A mínima ainda desceu aos 7.8 ºc ( 06: 58 h )

Neste momento 8.9 ºc
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Bom dia

Noite/madrugada fresquinha :cold:
A EMA na UA registou uma mínima próxima de 9°C por volta das 7:00-8:00. Talvez a primeira mínima de dois dígitos naquela estação.
A EMA Torre que fica ao lado da última, no mesmo parque meteo, registou várias vezes a mínima de 8.82°C

Timestamp (UTC) * T * V * Rad * PA
2013-11-15 06:20 * 8.82 * .356 * 0 * 1027
2013-11-15 06:30 * 9.05 * .098 * 0 * * 1027
2013-11-15 06:40 * 9.42 * .711 * 0 * 1027
2013-11-15 06:50 * 9.33 * .749 * 0 * 1027
2013-11-15 07:00 * 9.19 * .280 * 1027
2013-11-15 07:10 * 9.23 * .832 * 0 * 1027
2013-11-15 07:20 * 9.14 * .643 * 0 * 1027
2013-11-15 07:30 * 8.82 * 1.262 * 0 * 1027
2013-11-15 07:40 * 8.82 * .244 * 8.5 * 1027
2013-11-15 07:50 * 8.96 * 1.269 * 21.72 * 1027
2013-11-15 08:00 * 9.55 * 2.056 * 37.57 * 1027
2013-11-15 08:10 * 10.24 * 1.99 * 86 * 1027
in http://ematorre.web.ua.pt/

Agora o céu segue nublado por nuvens altas. Está todo branco:D Até dói nos olhos
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Isto está bem fresco hoje, 12.8 ºc actuais e um vento frio de Norte com rajadas que chegam aos 50 km/h:cold:

Baixa sensação térmica, ainda por cima não há sol, céu encoberto por nuvens altas e bastante espessas :cold: