Seguimento Litoral Norte - Novembro 2016

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite.

De facto a frente fria ainda se está a formar, pelo vejo nas imagens.
Mesmo o vento ainda está relativamente fraco para o que se prevê para a noite.
O IPMA implementou o aviso amarelo para chuva só após as 21h.

A chuva parou então pela tarde, só interrompida por breves aguaceiros fracos, que renderam mais 1 mm: total acumulado de 47,2 mm.

Para nós litorais do norte, o ECMWF prevê uma depressão retrógrada a vir do Mediterrâneo para o norte de Espanha no dia 24.
Para os que se lembram, já nos idos de 2009 quando nevou a cotas baixas (há tanto tempo!) :D, foi uma depressão assim que possibilitou essa entrada fria. Desta vez não parece que tenhamos frio suficiente, e provavelmente precipitação, mas fica o registo:
source.gif
Lembro-me dessa depressão sim mas pelos piores motivos:facepalm:, digamos que fiquei com uma azia, por ter nevado no litoral e aqui não ter nevado nada. Mas na altura ainda era mais leigo que o que sou agora, e nem uma depressão sabia distinguir de um anticiclone, nem tão pouco sabia da existência de imagens de radar. Por isso até hoje, estou sem perceber o que se passou aqui por Tondela, nesse Janeiro de 2009:mad:... Já no ano seguinte a 10 de Jan e 15 de Fevereiro, não sei se com um sistema desses retrógado ou com o quê, nevou bastante, parecia um sonho inacreditável ver nevar 2 vezes consecutivas num só ano, bons velhos tempos, se me dessem a oportunidade de ter um ano igual eu era o primeiro a subscrever:p:p
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,615
Local
Espinho, Aveiro
Vem ai uma celula bacana
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa noite James:). Peço desculpa pela ignorância, mas agora fiquei bastante equivocado:wacko: . Onde é que está essa frente que referiu e que está prestes a entrar, nesta imagem de satélite? A próxima frente fria a formar-se e a chegar a PT continental não é a que eu assinalei a roxo? Desde já agradeço a atenção e desculpe de novo a minha confusão no que a frentes concerne:hmm:
YWtfRjY.png


Boa noite, Mr. Neves.

Eu não estava a falar de visionamento de radar nem de modelos, mas de visionamento a olho mesmo.

Eu subi a um monte perto de minha casa e observei uma massa nebulosa muito compacta de NO sobre a linha do horizonte e concluí que só podia seria linha da frente da frente.
Certo é que a frente já chegou aqui, o céu já está a ficar encoberto, o vento a aumentar de intensidade e muito ar marítimo a ser injectado.
Saudações.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Depressões retrógradas são praticamente a melhor hipótese do Litoral ( a cotas muito baixas) ter neve com acumulação.
Mas é ótimo, magnífico mesmo, que elas aparecam em Janeiro ou Fevereiro. Em Novembro ainda há pouco frio instalado no interior da Península.
Em relação à falta de precipitação, na presença de frio, isso é crónico. Relativamente ao já lendário evento de 9 de Janeiro de 2009 ( que me fez passar uma noite inteira no velho ip4), a neve caiu praticamente no único aguaceiro que passou nos sítios onde nevou. Muitos locais, até de maior altitude, ficaram a ver navios devido à total ausência de precipitação nesse dia.
Mas também, para ver a importância das ditas depressões retrógradas na queda de neve no litoral, nesse dia toda a precipitação que caiu no Litoral, em qualquer cota, caiu sob a forma de neve.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Chuva moderada agora mesmo.
Nota para o vento que começa a fazer-se sentir (ouvir), com rajadas moderadas a fortes de S\SSO.
Mais 1,1 mm acumulados para o total de 48,5 mm.
A P Atmosférica está em queda com a aproximação do núcleo depressionário: 998 hPa
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,431
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Grande carga de auga :surprise:com flashs ao longe