Seguimento Litoral Norte - Novembro 2016



MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Foram desentupir o pluviometro. Se reparares, nas horas anteriores, esteve constantemente a registar décimas de milímetros de precipitação. ;)



Infelizmente a estação mais próxima de S. Gens que tenha disponível algum gráfico é a do ISEP ainda a cerca de 5km. Mas os dados foram estes. Se 20 e tal milímetros foram reais? Não sei, mas pode bem ter acontecido :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)


Infelizmente a estação mais próxima de S. Gens que tenha disponível algum gráfico é a do ISEP ainda a cerca de 5km. Mas os dados foram estes. Se 20 e tal milímetros foram reais? Não sei, mas pode bem ter acontecido :thumbsup:


Reais foram, não foram é aquela hora. O pluviometro foi acumulando precipitação. Àquela hora foi desentupido e registou a precipitação toda de uma só vez.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O pluviometro foi acumulando precipitação. Àquela hora foi desentupido e registou a precipitação toda de uma só vez

Embora com acumulados pequenos, a estação foi sempre acumulando ao longo do dia, por isso dizer que estava entupida pode não corresponder à realidade. Até porque durante todo o dia não choveu por aqui o suficiente para acumular os 20 e tais milímetros, nem sei se a capacidade da estação permitiria manter esse volume entupido no pluviómetro.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Embora com acumulados pequenos, a estação foi sempre acumulando ao longo do dia,

Isso era a água acumulada no funil do pluviómetro e que ia escoando para dentro lentamente, não estaria 100 % entupido mas quase.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Isso era a água acumulada no pluviometro que ia escoando para dentro lentamente, não estaria 100 % entupido mas quase.

A questão é que não choveram esses 20 e tal milímetros durante o dia em nenhum lado, por isso não podia estar a acumular. E do dia anterior não me parece, porque os acumulados são mais ou menos mantidos dentro do expectável...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A questão é que não choveram esses 20 e tal milímetros durante o dia em nenhum lado, por isso não podia estar a acumular. E do dia anterior não me parece, porque os acumulados são mais ou menos mantidos dentro do expectável...

Já deveria estar entupido desde o dia anterior ( talvez ao fim do dia ) certamente.

Nunca iremos saber a que horas se deu o entupimento :D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
á deveria estar entupido desde o dia anterior ( talvez ao fim do dia ) certamente

A questão das questões: uma estação profissional quantos milímetros poderá acumular entupida? Claro que depende de estação em estação...mas vou fazer o teste na minha...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A questão das questões: uma estação profissional quantos milímetros poderá acumular entupida? Claro que depende de estação em estação...mas vou fazer o teste na minha...

depende do pluviómetro, eu na minha já tive em tempos um entupimento, quando desentupi a entrada do funil a estação ficou nos 12 mm acumulados e não estava o colector completamente cheio, mas já não me recordo do nível da água.

À semelhança da estação de em S Gens, também ia acusando precipitação mas muito lentamente, à medida que a água ia passando para baixo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Embora com acumulados pequenos, a estação foi sempre acumulando ao longo do dia, por isso dizer que estava entupida pode não corresponder à realidade. Até porque durante todo o dia não choveu por aqui o suficiente para acumular os 20 e tais milímetros, nem sei se a capacidade da estação permitiria manter esse volume entupido no pluviómetro.

A questão das questões: uma estação profissional quantos milímetros poderá acumular entupida? Claro que depende de estação em estação...mas vou fazer o teste na minha...

No dia 20/11 a estação de P.Rubras acumulou 44,5mm, enquanto que a S.Gens apenas 17,6mm.
Ou seja, o acumulado já vem do dia 20 e não apenas de ontem.

Quanto à capacidade em milímetros é muita!

Exemplo de um pluviometro entupido:

na9JShd.jpg


Só aquele espaço branco entre a faixa preta e a rede (+-1cm) equivale a +-10mm. Se a faixa de +-2cm estiver cheia são mais +-20mm.
E depois há toda a área da rede até ao orifício de captação. Nunca medi, mas cheio deve ser certamente mais que 50mm.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
No dia 20/11 a estação de P.Rubras acumulou 44,5mm, enquanto que a S.Gens apenas 17,6mm.
Ou seja, o acumulado já vem do dia 20 e não apenas de ontem.

Sim, eu reparei nisso, pode ter ficado entupida então nessa altura :thumbsup: poderá estar desvendado o mistério :viva:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa noite,

máxima de 11.6 ºc.

Neste momento já arrefece bem com 9.1ºc.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego