Seguimento Litoral Norte - Novembro 2018



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Intensidade da precipitação às 23h45

22.11.2018_23h45.jpg


Duas linhas de instabilidade bem definidas na imagem; existe uma outra linha de instabilidade a afectar o sueste do território do continente.
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Boa noite,

Queda de granizo há pouco como já reportado aqui… Também registei a shelf cloud pela hora de almoço. Posto mais tarde.
Falhei um relâmpago enquanto fixava o auto-focus ao ajeitar o tripé… Foi mesmo por breves instantes. Não creio tornar a ter mais oportunidades. Era descarga nuvem-nuvem.

Bom dia,

Conforme tinha prometido

Grande carga de água e trovoada, cá fica uma foto feita e editada no telemóvel ( daí o ruído presente) mas que dá para ter uma ideia do aspecto do céu para Oeste e SW, antes da passagem desta célula muito activa pelo Porto:

wallcloud.jpg

Sem dúvida a melhor perspetiva. Sempre atento! Fantástica!

Entretanto, "cá em baixo"…

DUZDwZ2.jpg


aBboJyL.jpg


XO468eU.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Por cá os aguaceiros continuam a cair, numa noite em que não dei conta de trovoadas. Parece que estão mais confinadas às zonas mais litorais.
O acumulado de hoje está nos 6,3 mm.
O total mensal passou dos 300: 304,5 mm. Interessante...

Esta fresco: 10,2°C

http://dados-estacao-pacos.lusometeo.com/

QXhzqroh.jpg

Vista para Este na zona de Lousada.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Mais uns registos de ontem.
Esta ainda produziu vários relâmpagos mais fui tirar as fotos tarde demais e não consegui apanhar nenhum.
LL7ZZ8M.jpg


Estas próximas são de dois dos três relâmpagos de ontem quase à 00h. Foi pena terem ficado por trás da árvore e na primeira o relâmpago foi tão intenso que nem dá para recuperar aquela parte branca.

wUMoTHq.jpg

gwohdAn.jpg


A mesmas mas aproximadas para se ver melhor os raios:
ElmYjfy.jpg

Qhg02cn.jpg
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Mais uns registos de ontem.
Esta ainda produziu vários relâmpagos mais fui tirar as fotos tarde demais e não consegui apanhar nenhum.
LL7ZZ8M.jpg


Estas próximas são de dois dos três relâmpagos de ontem quase à 00h. Foi pena terem ficado por trás da árvore e na primeira o relâmpago foi tão intenso que nem dá para recuperar aquela parte branca.

wUMoTHq.jpg

gwohdAn.jpg


A mesmas mas aproximadas para se ver melhor os raios:
ElmYjfy.jpg

Qhg02cn.jpg

Bons registos, como sempre!



Deixo aqui um vídeo dessa trovoada. Esta foi a terceira descarga. Bem longe da intensidade do primeiro raio.

 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde,
Continuamos com o regime de aguaceiros.


Enviado do meu 4047X através do Tapatalk