Seguimento Litoral Norte - Novembro 2023

Noite friaaaa, ao chegar a casa o carro ja marca 6°C. O sitio que deixo aí a seguir é um frigorífico a céu aberto mesmo no verão faz sempre uma diferença grande de temperatura em relação as zonas mais altas a volta. Na segunda foto uma visão mais alargada no mapa

Anexos

• Screenshot_20231106-225133_Maps.webp
    Screenshot_20231106-225133_Maps.webp
    36.1 KB · Visto: 44
  • Screenshot_20231106-230013_Maps.webp
    Screenshot_20231106-230013_Maps.webp
    73.5 KB · Visto: 47
Última edição:
Chove moderado com umas pancadas à mistura

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Chuva forte, pedraço e trovoada
Dilúvio.
524c5e2769e191a108be7535a0fdc67b.jpg

Chuva forte, pedraço e trovoada

Eco roxo grande sobre a zona de Vila Praia de Âncora, com trovoada que começou sobre o oceano às 2:20 e terminou em terra às 2:52.

9pX5Yle.png

kZqxZJZ.png
oFUmoLR.png

xAqDqW6.png
46uEJ5S.png

Células associadas a uma frente oclusa ainda robusta:
vzOFALw.gif

O6wnYlP.png

Depois desta frente ainda virá um pós-frontal de aguaceiros bastante frios e que passará a pré-frontal da frente quente do próximo sistema, este já associado à ciclogénese profunda mas distante, ao largo da ponta sul da Gronelândia:
xzP7CKs.gif

Eco roxo grande sobre a zona de Vila Praia de Âncora, com trovoada que começou sobre o oceano às 2:20 e terminou em terra às 2:52.

9pX5Yle.png

kZqxZJZ.png
oFUmoLR.png

xAqDqW6.png
46uEJ5S.png

Células associadas a uma frente oclusa ainda robusta:
vzOFALw.gif

O6wnYlP.png

Depois desta frente ainda virá um pós-frontal de aguaceiros bastante frios e que passará a pré-frontal da frente quente do próximo sistema, este já associado à ciclogénese profunda mas distante, ao largo da ponta sul da Gronelândia:
xzP7CKs.gif
Bom dia.
A segunda parte na minha zona não passou tão agressiva como a primeira.
Ainda existe pedraça no chão.
A primeira ronda foi qualquer coisa, chuva torrencial e trovoada.
Vento fraco.

Boa noite.

Dia muito calminho, com o sol a brilhar nas boas abertas da manhã e ínício da tarde.
A partir das 14h o céu passou a encobrir e assim foi até agora.
Ainda não choveu, mas promete começar a qualquer momento, se bem que fraco.
Amanhã sim, teremos mais chuva com acumulados que podem ser generosos - mas deverão ser menores que os dias passados.
E está fresco. O vento sopra fraco.
O acumulado de hoje é fruto dos aguaceiros de meio\final da madrugada: 6,3 mm.

Tmín: 6,6ºC
Tmáx: 14,7ºC

Tactual: 10,7ºC
Hr: 82%

Boa noite,

Por aqui os aguaceiros resumiram-se à madrugada e início da manhã, tendo acumulado 6.2 mm.

Neste momento 11.9ºc, vento fraco e 89% HR.

O mês lá ultrapassou os 100 mm com 101,6 mm até ao momento.

Amanhã temos mais chuva, já foram lançados avisos amarelos e laranja por precipitação por vezes forte e persistente:

Mni6e4b.jpg

Boa noite
Aguaceiros fracos da parte da manhã, parte da tarde já se aguentou sem chuva.
De momento tempo sereno.

Bom dia,
Chuva moderada/ fraca mas persistente.
Dia invernal.
Boa quarta

Mas que dia invernal, chove moderado.
De regressar de um serviço pré-hospitalar 2 regatos de agua bem compostos. :w00t:

Dia de invernia pura.
Nevoeiro a cobrir os montes todos. Chuva fraca a moderada ininterrupta há várias horas.
Estações à volta entre os 10 e os 20mm.

Ontem fui dar uma volta de BTT para aproveitar o dia "sem chuva" e os montes estão tão carregados de água que todos os 50 metros encontra-se o ribeiro novo a cortar os caminhos. Os campos, muitos deles mais do que alagados, apresentam grandes rasgos de erosão causada pelos enxurros que só as próximas lavradas irão desfazer.

Esta é uma excelente forma de perceber que no dia em que o homem desapareça da terra, a Natureza é capaz de remodelar o território todo em poucas décadas. Basta uns invernos mais sérios para alterar tudo.

A quantidade de água a escorrer pelas terras do NO Português é tanta que , caso fosse possível armazená-la toda, seria suficiente para alimentar o país todo durante o ano inteiro. Disso não tenho dúvidas.