Seguimento Litoral Norte - Novembro 2023

Continua a chover intensamente e uma forte trovoada deitou a luz abaixo e sem hora prevista para voltar. Grande temporal .
Trovoada?! Aqui perto de Viana, não vi, nem ouvi nada.

Dia absolutamente deprimente.
Várias estações amadoras no Minho acima de 60mm. Famalicão, Guimarães Norte, Vila Verde, Amares, Viana, Ponte de Lima...
Incrível como dias com mais de 50mm tem sido quase rotineiros.

Trovoada?! Aqui perto de Viana, não vi, nem ouvi nada.
Não há registo de descargas em todo o território, nem no IPMA nem no AEMet nem no Blitzortung.

Eu moro na zona sul do concelho , penso que foi muito localizado .
Deves ter ouvido outra coisa ou se calhar houve algum disparo da rede por contorno de isoladores.
Não houve trovoadas em parte alguma do continente hoje.

51.2 mm por aqui, ainda chove fraco. :rain:

Vento agora de oeste.

13.9ºc actuais, 97% HR.

154.0 mm no mês e o ano hidrológico passou dos 600 mm com 600.8mm desde 01/10/2023.

Não há registo de descargas em todo o território, nem no IPMA nem no AEMet nem no Blitzortung.

Deves ter ouvido outra coisa ou se calhar houve algum disparo da rede por contorno de isoladores.
Não houve trovoadas em parte alguma do continente hoje.

Não contesto isso , mas eu vi ( e os meus filhos também ) , um clarão tipo um relâmpago mesmo que atingiu em cheio um posto de transformação e deitou a luz abaixo quase 3 horas . Os meus vizinhos também disseram que era um relâmpago. Se não foi , parecia mesmo.

Não contesto isso , mas eu vi ( e os meus filhos também ) , um clarão tipo um relâmpago mesmo que atingiu em cheio um posto de transformação e deitou a luz abaixo quase 3 horas . Os meus vizinhos também disseram que era um relâmpago. Se não foi , parecia mesmo.

Algum problema no posto de transformação? Num cabo de alta tensão? :unsure:

Quando ocorrem falhas graves nestes postos, costumam provocar o tal clarão e ruído tipo explosão ( que normalmente só é ouvido nas proximidades ) como se fosse um curto circuito no posto e mandam a luz abaixo.

Foi ouvido o som típico do trovão após o clarão?

Não ponho em causa o relato, mas não há qualquer registo, até ao momento, de descargas elétricas hoje em Portugal.

Última edição:
Muitas das vezes os PTs dão o estouro com muita humidade acumulada.
Atenção não duvido de si.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Algum problema no posto de transformação? Num cabo de alta tensão? :unsure:

Quando ocorrem falhas graves nestes postos, costumam provocar o tal clarão e ruído tipo explosão ( que normalmente só é ouvido nas proximidades ) como se fosse um curto circuito no posto e mandam a luz abaixo.

Foi ouvido o som típico do trovão após o clarão?

Não ponho em causa o relato, mas não há qualquer registo, até ao momento, de descargas elétricas hoje em Portugal.

Eu ia no carro a chegar a casa , por isso o som não consigo confirmar.

164mm na barragem da Caniçada hoje, valor impressionante ainda mais para uma estação abaixo dos 200m de altitude.
cani-ada.jpg

Última edição:
Ora boa noite.

Pois pois...eu a trabalhar sem conseguir acompanhar o desenrolar da chuva e vocês a aproveitar o tempo bem aproveitado.
Só sei que choveu.
Passei há pouco aqui no rio Eiriz e obviamente corria fora do seu leito normal, até pela rua fora ia com cerca de 5 cm. Sem problema, os carros ainda conseguiam passar.

O acumulado parece que ficará nos 49,0 mm. :intrigante:Tristeza...
O acumulado mensal subiu para os 278,4 mm.

O vento de dia apenas soprou moderado.

Neste momento céu com abertas e vento fraco a moderado.

Parece então que teremos ainda precipitação ao longo dos dias, mas com pausas aqui e ali. Até é bom para cá, tudo transpira ÁGUA.

Tactual: 12,0ºC
Hr: 95%

mas eu vi ( e os meus filhos também ) , um clarão tipo um relâmpago mesmo que atingiu em cheio um posto de transformação

Eu ia no carro a chegar a casa , por isso o som não consigo confirmar.

Para identificares que o "relâmpago atingiu em cheio um posto de transformação" tinhas o referido posto ao alcance da vista?
Se assim foi terias certamente ouvido o trovão caso se tratasse de um raio, pois estarias a escassas centenas de metros, nem mesmo o estares dentro da viatura teria impedido de ouvires e teria ocorrido praticamente simultâneo, no máximo com ligeiro intervalo de 1 segundo ou menos, e teria sido um estouro forte. Os vizinhos ouviram algo?