Seguimento Litoral Norte - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Vocês são uns festeiros, só querem rock'n rain :D Eu não me queixo da chuva, mas, como já disse, se dependesse de mim, mandava-a também ao sul, onde é precisa.
O que eu queria mesmo eram mínimas mais baixas, ontem foram humanos e felinos a dormir para a sala porque nem eu nem a gatinha aguentávamos o calor... e já tenho mosquitos dentro de casa de novo! Mínimas quase tropicais a uma semana de Novembro não dá!! :calor:

Vamos ver se é a partir de amanhã que as temperaturas começam a abaixar, ainda que timidamente a princípio, assim reza a modelo numérico do ipma... :cool:

Boa noite.

FOSCAS CANUDO!!!
CARAGO...Só aqui é não chove pá.

..............

Bem, agora a brincar seriamente:p: não chove, o céu permanece muito nublado e o vento amainou, soprando fraco de SSO.
O acumulado do dia é agora de 46,2 mm.

O acumulado do mês ultrapassou os 300 mm: 302,3 mm.

Tatual: 15,8ºC
Hr: 93%
Patm: 1007,0 hPa​

Nada mau o outono até ao momento, com razões concretas para nos sentirmos contentes. Quantos outros início de outono temos com as condições que tivemos até ao momento?! Poucos...
;)Sorriam porque gostamos é disto. E ainda agora o outono-inverno é uma criança.

Boa noite.

FOSCAS CANUDO!!!

..............

Bem, agora a brincar seriamente:p: não chove, o céu permanece muito nublado e o vento amainou, soprando fraco de SSO.

Nada mau o outono até ao momento, com razões concretas para nos sentirmos contentes. Quantos outros início de outono temos com as condições que tivemos até ao momento?! Poucos...
;)Sorriam porque gostamos é disto. E ainda agora o outono-inverno é uma criança.

Quem me dera ter 300 mm, nem tenho isso desde do início do ano, quanto mais num mês. :D Um dia, isto ainda vai dar a volta ao contrário. :D:lmao:

• Gosto
Reactions: Thomar

Que eu me lembre, são bem chuvosos e pródigos em tempestades, mesmo em 2011 houve algumas. Agora, chuva há em qualquer altura do ano (ok, nem tanto no verão), e a temperatura actual definitivamente não pertence ao outono, se formos ver a "normal" da mínima então é que vemos o desvio a quanto vai... que a uma semana do fim do mês já não há volta a dar nas mínimas, embora talvez as máximas estejam mais compensadas em relação à média (falo por alto, ainda não fiz as contas).

Sinceramente, quando há assim um desvio tão grande não fico contente, lembra-me que algo errado, e bem errado, está a acontecer com este planeta.

Boas noites povo da chuva!

Bem que eu digo que estou em casa e reina a pasmaceira e quando saio à rua é todo um vendaval que quase saio disparada. :lmao:
A tarde foi de aguaceiros por vezes fortes acompanhados por rajadas bem jeitosas.

Neste momento não chove.

• Gosto
Reactions: JoaoCodeco e Névoa
O pessoal do Norte não tem razão de queixa por enquanto, independentemente se faça trovoada ou não, a verdade é que a precipitação já vai bem acima da média, e é o que importa mais!

Rui de onde tiras-te esses dados? Ou apenas fizes-te uma contagem nas EMAS? abraço

1337, os dados de Ponte de Lima e Chafé vi nas EMA's e os de Merelim na minha estação.

cumps.

• Gosto
Reactions: JoaoCodeco
Boa noite.

FOSCAS CANUDO!!!

..............

Então e eu o que dizer? que estou para aqui desgraçado :sad: hoje apenas acumulei 36.4 mm:disgust::sad:

Mas o pior de tudo, é que estamos já a 24 de Outubro e apenas levo 250.4 mm acumulados, não pode ser...ou as coisas mudam, e depressa, ou então este será dos piores Outubros de sempre... sempre a mesma coisa....:angry::angry: Não sei onde vamos parar assim...:disgust:

Ainda por cima, neste momento, NÃO CHOVE! :disgust:

:D :D

Agora a sério, aproveitem mas é o que a Natureza nos oferece,ainda bem que tem chovido, numas regiões mais, noutras menos, o que é perfeitamente natural, mas tem chovido um pouco por todo lado, assim é que é bonito :thumbsup:

Agora a sério, aproveitem mas é o que a Natureza nos oferece,ainda bem que tem chovido, numas regiões mais, noutras menos, o que é perfeitamente natural, mas tem chovido um pouco por todo lado, assim é que é bonito :thumbsup:

Mas será a natureza que quis alterar assim tão de repente o seu curso e fazer da PI uma fornalha? Desculpem, sei que estou a ser chata, mas acho que temos um bocado de obrigação de reflectir nestas mudanças climáticas, cada vez mais pronunciadas.

Se algumas "estimativas" estiverem correctas, penso que muitas espécies estarão extintas até o final do século, por desaparecimento do seu habitat. Não estarei cá para ver isso, mas entristece-me em muito esta perspectiva, e faz-me pensar se ainda há forma de alterar este curso.

Nevoa, desculpa la , mas acho que estas a exagerar um bocado . Anormal foi outubro de 2011 em que tivemos no litoral norte temperaturas superiores a 30 graus. Agora o que temos tido nos ultimos dias e normalissimo agora como era a 50 anos atras . O aquecimento global nao deve servir como desculpa para tudo.

• Gosto
Mas será a natureza que quis alterar assim tão de repente o seu curso e fazer da PI uma fornalha? Desculpem, sei que estou a ser chata, mas acho que temos um bocado de obrigação de reflectir nestas mudanças climáticas, cada vez mais pronunciadas.

Se algumas "estimativas" estiverem correctas, penso que muitas espécies estarão extintas até o final do século, por desaparecimento do seu habitat. Não estarei cá para ver isso, mas entristece-me em muito esta perspectiva, e faz-me pensar se ainda há forma de alterar este curso.

Neste tipo de tempo que temos tido, é normal as temperaturas serem mais amenas, circulações de SW, húmidas, chuvosas, tempo mais frio só quando ou se instalar um anticiclone, de preferência com com circulação continental,noites de céu limpo, formação de geadas, ou então circulações instáveis mais de NW/N de origem polar, que por vezes trazem boas acumulações de neve, mas isso, a meu ver, só será lá mais para a "frente"...

Não acho que esteja "calor" ...apenas temperaturas amenas, de acordo com este tempo.

• Gosto
Segundo a página do ipma para o Porto:

Outubro:

-máxima: 20,2 C
-média: 15,9 C
-mínima: 11,6 C

As mínimas do Porto, pelo que tenho visto de acordo principalmente com os dados do ISEP e mais ocasionalmente com os da FEUP e Pedras Rubras, têm coincidido bastante com as previsões, e andam a rondar os 17ºC por uma quantidade bastante considerável de dias. Não é em uma semana que isso vai ao sítio, obviamente, em relação às mínimas o cenário é claro, o desvio vai ser de porte, e embora sempre fosse esperado algum desvio, acho que não seria algo assim tão grande.

Aguardo até o final do mês para tentar fazer um gráfico a comparar os dados que puder arranjar (os do isep estão à mão, ainda não sei dos outros).

Foi até ao dia 23 de Outubro de 2011 altura que veio uma tempestade e as temperaturas desceram a pique.
Antes de 23 Viana do Castelo registava na média dos 28Cº

Após Novembro de 2011 Portugal entrava na "era" da seca até Março de 2012

Cstools, sabe se foi também esta data a de uma tempestade do Porto? Lembro-me distintamente de duas, uma com um volume imenso de água e vento, lembro-me de dias de calor entre isso e depois que houve mais uma tempestade, com muito vento, que os carros até abanavam. Gostava de sabe ao certo da data :)

O mês de fevereiro de 2012 foi bem frio e seco, esquentou bastante no início de Março, muita chuva na primavera, um verão mais ameno e confortável que este que passou agora, e lá para o fim do ano ou para o começo de 2013 choveu a não parar, muita saraivada à mistura, e a chuva só passou a uns dias da entrada do verão de 2013, para recomeçar agora, por isso estes dias de chuva agora não me espantam muito, tem chovido imenso este ano se formos ver bem as coisas.