Seguimento Litoral Norte - Outubro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

Pouco antes das 20h terá começado a cair alguma chuva fraca no extremo norte do alto Minho
78o85Vu.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96


martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
A noite passada formou-se bastante nevoeiro em Braga durante a noite, depois da temperatura ter caído o suficiente, aí a partir da uma da manhã. Esta noite deve acontecer o mesmo, parece. Uma estação no http://www.wunderground.com/ dá agora o ponto de orvalho nos 15 C., a humidade a 84% e a temperatura a 17,6 C., pressão 1021hPa. Parecem as condições necessárias para se repetir o filme, ou não?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pelo Porto o dia manteve-se sem chuva mas com bastante nebulosidade que me fui entretendo a filmar em timelapse. Aqui ficam mais três.
É oficial; estou viciado! :D

Ver em HD.






:thumbsup: Muito bom! E muito interessante poder observar-se as diferentes direcções dos movimentos das nuvens conforme os níveis: no nível das nuvens altas com componente oeste e nas baixas mais de noroeste. E mesmo nos níveis altos há diferenciação e movimentos relativos de que dificilmente nos apercebemos em visão normal. Parece-me que a técnica está já bem apurada, quer na luz quer no controle do movimento, etc. Parabéns e venham mais!:palmas:
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
:thumbsup: Muito bom! E muito interessante poder observar-se as diferentes direcções dos movimentos das nuvens conforme os níveis: no nível das nuvens altas com componente oeste e nas baixas mais de noroeste. E mesmo nos níveis altos há diferenciação e movimentos relativos de que dificilmente nos apercebemos em visão normal. Parece-me que a técnica está já bem apurada, quer na luz quer no controle do movimento, etc. Parabéns e venham mais!:palmas:

Obrigado! :thumbsup:
É verdade, também reparei nisso ao ver os vídeos, algo que a olho nu era praticamente impossível de ver.
A técnica, bom, é do telemóvel! Faz tudo sozinho. :D Basta fixar o telemóvel para que não se mexa, acertar a luminosidade e o ponto de focagem e depois deixar a gravar. Cada um representa cerca de meia hora de gravação. É possível deixar mais tempo mas o resultado final será sempre um vídeo de cerca de 40 segundos no máximo, ou seja, quanto maior o tempo de gravação maior a velocidade do timelapse.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima fresca de 12.4 ºc

Neste momento: 13.9ºc , céu encoberto bastante escuro e começa a chover:rain:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Chove certinho e com alguma intensidade pelo Porto :rain:

O vento tem vindo a aumentar de intensidade. 17.6 ºc actuais
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Aí está, declaro oficialmente inaugurada a época Hidrológica 2014/2015 no meu pluviómetro :D

1 mm acumulado, chove bem :rain: Pingas grossas/médias.