Já sigo com 27C segundo o Google (para Porto e Senhora da Hora, e 24C para Leça do Balio), espero bem que este valor não seja ultrapassado em muito. Já agora as médias de Outubro para o Porto são:
Média das máximas: 20,2C
Média das médias: 15,9C
Média das mínimas: 11,6C
Isso quer-me parecer, embora veja-me incapaz de compreender exactamente o que se encontra em
http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/clima/index.html?page=onda.calor.xml
(pois quando dizem "a temperatura máxima diária é supeior [sic] em 5ºC ao valor médio diário no período de referência" uma pessoa só pode imaginar que seja o valor médio
das máximas no período de referência, uma vez que, tanto quanto sei e a julgar da informação disponibilizada para o público, este é um valor para todos os dias do mês, sem possuir variações diárias), que já estivemos mais longe de uma onda de calor.
Se eu estiver errada em relação à interpretação que faço do texto do ipma, por favor corrijam-me.
edit. Esqueci-me que Outubro só começou hoje, e então a suposta onda de calor já não é possível com as médias de Setembro e os 26C que tivemos com alguma regularidade até ontem. Agora, só se esta situação presente vier a prolongar-se além do esperado, mas não me parece que vá durar mais de 4 ou 5 dias com valores de 5C acima da média das máximas, de qualquer maneira.