Seguimento Litoral Norte - Outubro 2014

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Se alguém for verificar a previsão de dez dias do ipma para o Porto, que não se esqueça dos óculos de sol, bronzeador e esteira, pois os dias quentes reapareceram em força, e desta vez até com contornos de onda de calor.
O problema é que quanto mais a adiam, mais improvável torna-se, e que o gfs neste período mostra apenas um dia mais quente, o Domingo, e com uma máxima recatada de 23C.

Edit. Entretanto o gfs já se aproximou bastante do ecmwf :/ A acompanhar...
 
Última edição:


Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Bom dia,

mínima fresquinha de 9.8 ºc :cold:

Neste momento 10.2 ºc

3 mm acumulados até ao momento.

E pelo gráfico de S. Gens a mínima foi pouco acima dos 9,5C naquela estação, não sei quanto porque agora não posso ver o gráfico com flash.

A assinalar então o que foi provavelmente a primeira mínima abaixo de 10C da temporada!

O isep regista, contudo, uma mínima de 11,6C.
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde! Começou a escurecer muito a SO e o vento já se faz sentir,vamos ter animação!
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Pelo radar acho que não vai haver trovoada..

Na próximas hora existe uma acalmia do estado do tempo em Portugal, relativamente ao vento vai permanecer fraco a moderado e poderá ocorrer chuva fraca ou chuviscos ao longo das próximas horas num lugar do país a designar.

201410141700_msg3_msg_ir_atlan.jpeg
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É impressão ou cada vez a precipitação parece residir mais a norte :huh:

Com os dados desta tarde isto resume-se cada vez mais apenas ao Minho e Douro e relativamente a Quinta estão sendo mostradas as chuvas fortes bem mais a norte do que anteriormente modelado. Veremos se 300 mm não se transforma em pra aí uns 60 ou 100 mm !

Esperava que esta run fosse mais esclarecedora mas parece que lançou mais confusão, e após Domingo .. um Olá Verão :surprise:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
É impressão ou cada vez a precipitação parece residir mais a norte :huh:

Com os dados desta tarde isto resume-se cada vez mais apenas ao Minho e Douro e relativamente a Quinta estão sendo mostradas as chuvas fortes bem mais a norte do que anteriormente modelado. Veremos se 300 mm não se transforma em pra aí uns 60 ou 100 mm !

Esperava que esta run fosse mais esclarecedora mas parece que lançou mais confusão, e após Domingo .. um Olá Verão :surprise:

Ainda estou um pouco céptica quanto às temperaturas a partir de segunda. Pelos vistos a Espanha e sul da França estariam incluídas, e isso só a julgar pela "nossa" parte do mapa (a que temos acesso aqui, não vi pelo meteociel ainda)... O ecmwf tem adiado este cenário dia após dia, agora a novidade é que o GFS colou-se nele. A próxima saída do ecmwf deve ainda prometer mais calor, mas vamos ver se não começam a adiar/ cortar a partir de amanhã.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
É impressão ou cada vez a precipitação parece residir mais a norte :huh:

Com os dados desta tarde isto resume-se cada vez mais apenas ao Minho e Douro e relativamente a Quinta estão sendo mostradas as chuvas fortes bem mais a norte do que anteriormente modelado. Veremos se 300 mm não se transforma em pra aí uns 60 ou 100 mm !

Esperava que esta run fosse mais esclarecedora mas parece que lançou mais confusão, e após Domingo .. um Olá Verão :surprise:

Começo a achar que o ipma é que está certo daí os avisos dito "brandos". O grosso vai passar tudo a norte do Porto. Agora é o corta na precipitação que é uma coisa doida. Enfim e eu a pensar que era desta que ia tudo ao fundo. Calor agora? Mas isto anda tudo doído. Não quero crer nisso.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas!
Minima de hoje bastante fresca apenas 9,9ºC!:cold: (Junto ao solo deve ser descido mais, a EM está em cima do prédio..)
A máxima foi de 17,9ºC.
Acumulado vai em 3,6mm!:rain:

Atuais 16ºC / 82%hr / vento de SUL

----
O ISEP agora meteu as unidades de vento a milhas por hora(mph):huh:
T5TAOTY.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só deve começar a chover algo de jeito lá para as 3 da manhã, e falando somente do dia de amanhã o GFS mantem ... muita chuva de manhã especialmente no Minho de manhã estentendo ao Douro na tarde !
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e ruka