Seguimento Litoral Norte - Outubro 2017



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Cheira muito a queimado no Porto, nada de chuva, 17.5 ºc actuais.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Em Viana castelo já chove ...aí deverá estar para breve a chuva ..

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Pois o GFS continua a retirar precipitação e a atrasar a pouca que prevê.

Resumindo, esfuma-se tudo. Corremos mesmo o risco de não ver nada hoje e quase nada nos próximos dias quando ontem davam 150mm.

Este evento não é fruto de uma depressão legítima, de uma cut off tradicional.

São restos de uma tempestade que passou ao largo e sendo assim as previsões não valem quase nada.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Sinceramente, não estou a ver corte nenhum na precipitação. Olhando aos diferentes painéis mantém-se tudo na mesma.

tempresult_urn1.gif
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Sinceramente, não estou a ver corte nenhum na precipitação. Olhando aos diferentes painéis mantém-se tudo na mesma.

tempresult_urn1.gif


De 150mm para 50mm em 24h, e continua a atrasar a chegada à minha zona.

Se isso não é um corte na precipitação, não sei o que é. As últimas 3 runs foram sempre a atrasar e a cortar.

E nota que estas previsões de 2 a 5mm num período de 3h, muitas vezes, resulta em 0.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
De 150mm para 50mm em 24h, e continua a atrasar a chegada à minha zona.

Se isso não é um corte na precipitação, não sei o que é. As últimas 3 runs foram sempre a atrasar e a cortar.

E nota que estas previsões de 2 a 5mm num período de 3h, muitas vezes, resulta em 0.


o modelo GFS prevê chuva esta noite, antes mesmo da meia noite em todo o país e madrugada a fora
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Já devia estar a chover há horas, mas nem uma gota por aqui, para já, enfim...

As previsões de 1-2-3 mm no GFS são quase sempre = a 0.

Neste sentido está correctíssimo desde ontem. O que me preocupa é o constante atrasar da precipitação e redução forte da mesma run após run.

Isso indica claramente a debilidade das frentes e a tendência para a chuva se esfumar à entrada do continente. Quantas e quantas vezes já vimos isso em períodos de seca?

Enquanto não vier uma verdadeira Cutt Off não teremos, acho eu, verdadeira chuva em quantidade relevante. Olhando para os modelos, nem sequer estamos perto de isso acontecer.