Seguimento Litoral Norte - Outubro 2019

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boa noite, boa madrugada.

Foi mais um dia de belo efeito cénico esta quarta-feira, cinzento, muito chuvoso, tecto de nuvens baixo, vento fraco.
Mas que chuva.
O acumulado ficou nos 74,9 mm e o total mensal subiu para os 314,9 mm. Muita água.

Pelas 17h comparei a chuva recolhida no udómetro de hellmans e no pluviómetro da estação, desde que zerei os dois ontem ao final da manhã..
Tomando como ponto de partida os 82,2 mm registados no pluviómetro digital da Oregon, medi o recolhido no udómetro de hellmans e este totalizou 80,2 mm.
Uma diferença de 2 mm a mais registada, parece-me uma diferença aceitável. 2,5 % é pouco.
O ideal seria um valor a rondar os 0%, mas tecnicamente é muito difícil. Já noutras avaliações consegui próximo disso e noutras consegui diferenças negativas, isto é, recolhi menos no pluviómetro que no udómetro de hellmans.
Fica a curiosidade. De vez em quando vou verificando a fiabilidade do sensor digital para perceber se está tudo bem ou não.

A temperatura continua é alta, muita humidade no ar, leve chuvisco vai caindo, vento praticamente nulo e nevoeiro por vezes - o tecto de nuvens é baixo, sinal de atmosfera saturada.
A amplitude térmica ficou-se nos 2,3ºC.

Tactual: 16,7ºC
Hr: 96%
Ponto de orvalho: 16,0ºC
74mm? fogo impressionante que sorte
nao sei o que é isso
 


qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boa noite

Por aqui foi uma manhã de chuva forte e tarde/noite de nevoeiro e chuvisco.
O acumulado na estação mais próxima foi de 55,9mm.

Foi um dia surpreendente pelos elevados acumulados um pouco por todo o litoral Norte, alguns a aproximar se dos 100mm quando ontem o GFS nem 20mm metia no sítio mais chuvoso. Mas o aspeto da frente no satélite já fazia antever surpresas....

Por agora 18,1°C, céu muito nublado, continua o tempo tropical
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom dia,

Manhã mais luminosa que a de ontem pelo Porto, que também sabe bem depois de um dia cinzentão e muito molhado :) O sol quase que consegue dar-nos um olá por trás das nuvens.

Temperatura muito amena, 17,6ºC neste momento. Cerca de 1 mm acumulado durante a madrugada.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui 1.8 mm acumulados hoje, com alguma chuva fraca e nevoeiros presentes, a humidade sempre acima dos 95 % :sweat:

Neste momento 17.7ºc vento fraco de S/SSW, 97 % HR e nevoeiro fechado.

E pronto, nada mais há a acrescentar :



:D
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,416
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
Mais um dia de inverno onde reinou a chuva, ora por vezes fraca "morrinha" ou mais forte um pouco, com vento de S/SO/O.
Temperaturas entre os 17ºC e 18ºC de máximas, as mínimas nunca baixaram dos 15ºC, a humidade relativa nunca baixou dos 90% para baixo.
Digamos que os fins de outubro me impressionaram.
Vou esperar pelo dia de amanha haver o que esta para chegar.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Mas que dia.
De manhã tivemos períodos de chuva fraca ou chuviscos, mas pouco nevoeiro.
Pela tarde os períodos de chuva prolongaram-se, escassos momentos em que a chuva fraca parecia parar mas logo recomeçava a cair...E o nevoeiro tornou-se uma realidade, tempo completamente cinzento, escuro.
A noite está a ser marcada pelo nevoeiro bastante cerrado e pela chuva fraca contínua.
O vento soprou sempre fraco.

O acumulado está nos 10,4 mm.
O acumulado mensal deverá terminar nos actuais 325,3 mm. Nada mau!

Ah...já me esquecia: a humidade! É muita humidade. :D

A amplitude térmica hoje foi de 2,3ºC apenas. Tmín de 16,4ºC e Tmáx de 18,7ºC.

Tactual: 17,6ºC
Hr: 96%
74mm? fogo impressionante que sorte
nao sei o que é isso
Pode ser que um dia destes tenhas essa sorte. Mas que essa quantidade de chuva venha distribuída em muitas horas, 4 ou 5 dias de preferência, pois a carência de chuva é tanta que seria preferível cair de forma contínua mas lenta, para que toda ela pudesse entrar nas ressequidas terras alentejanas. ;)
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,416
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite
Nevoeiro
Chuviscos
Acumulados de 2,4 mm
18,2°C
94% hr
.....
Acumulados do mês de outubro
240,8 mm

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

Comparando com os colegas @Aristocrata e do @joselamego os meus pluviometros "arderam" todos.
Só registei uns míseros 76mm..... :facepalm::facepalm::facepalm:
Vamos a ver como se comportam desta vez....
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,578
Local
Gondomar (105 metros alt)
Comparando com os colegas @Aristocrata e do @joselamego os meus pluviometros "arderam" todos.
Só registei uns míseros 76mm..... :facepalm::facepalm::facepalm:
Vamos a ver como se comportam desta vez....
Deves ter tido mais do que eu e do que o Aristocrata
Em novembro já deves ter teu pluviômetro a carborar

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: ampa62 e luismeteo3

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,578
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bom dia
Início de novembro com chuviscos
Acumulados de 3,4 mm
18,1°C
b9a77d68d3cf074226bb13ca11db2a09.jpg


Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk