Seguimento Litoral Norte - Outubro 2019

Boa noite, boa madrugada.

Foi mais um dia de belo efeito cénico esta quarta-feira, cinzento, muito chuvoso, tecto de nuvens baixo, vento fraco.
Mas que chuva.
O acumulado ficou nos 74,9 mm e o total mensal subiu para os 314,9 mm. Muita água.

Pelas 17h comparei a chuva recolhida no udómetro de hellmans e no pluviómetro da estação, desde que zerei os dois ontem ao final da manhã..
Tomando como ponto de partida os 82,2 mm registados no pluviómetro digital da Oregon, medi o recolhido no udómetro de hellmans e este totalizou 80,2 mm.
Uma diferença de 2 mm a mais registada, parece-me uma diferença aceitável. 2,5 % é pouco.
O ideal seria um valor a rondar os 0%, mas tecnicamente é muito difícil. Já noutras avaliações consegui próximo disso e noutras consegui diferenças negativas, isto é, recolhi menos no pluviómetro que no udómetro de hellmans.
Fica a curiosidade. De vez em quando vou verificando a fiabilidade do sensor digital para perceber se está tudo bem ou não.

A temperatura continua é alta, muita humidade no ar, leve chuvisco vai caindo, vento praticamente nulo e nevoeiro por vezes - o tecto de nuvens é baixo, sinal de atmosfera saturada.
A amplitude térmica ficou-se nos 2,3ºC.

Tactual: 16,7ºC
Hr: 96%
Ponto de orvalho: 16,0ºC
74mm? fogo impressionante que sorte
nao sei o que é isso

Boa noite

Por aqui foi uma manhã de chuva forte e tarde/noite de nevoeiro e chuvisco.
O acumulado na estação mais próxima foi de 55,9mm.

Foi um dia surpreendente pelos elevados acumulados um pouco por todo o litoral Norte, alguns a aproximar se dos 100mm quando ontem o GFS nem 20mm metia no sítio mais chuvoso. Mas o aspeto da frente no satélite já fazia antever surpresas....

Por agora 18,1°C, céu muito nublado, continua o tempo tropical

Bom dia,

Manhã mais luminosa que a de ontem pelo Porto, que também sabe bem depois de um dia cinzentão e muito molhado :) O sol quase que consegue dar-nos um olá por trás das nuvens.

Temperatura muito amena, 17,6ºC neste momento. Cerca de 1 mm acumulado durante a madrugada.

Boas,

por aqui 1.8 mm acumulados hoje, com alguma chuva fraca e nevoeiros presentes, a humidade sempre acima dos 95 % :sweat:

Neste momento 17.7ºc vento fraco de S/SSW, 97 % HR e nevoeiro fechado.

E pronto, nada mais há a acrescentar :

:D

Boa noite,
Mais um dia de inverno onde reinou a chuva, ora por vezes fraca "morrinha" ou mais forte um pouco, com vento de S/SO/O.
Temperaturas entre os 17ºC e 18ºC de máximas, as mínimas nunca baixaram dos 15ºC, a humidade relativa nunca baixou dos 90% para baixo.
Digamos que os fins de outubro me impressionaram.
Vou esperar pelo dia de amanha haver o que esta para chegar.

Boa noite.

Mas que dia.
De manhã tivemos períodos de chuva fraca ou chuviscos, mas pouco nevoeiro.
Pela tarde os períodos de chuva prolongaram-se, escassos momentos em que a chuva fraca parecia parar mas logo recomeçava a cair...E o nevoeiro tornou-se uma realidade, tempo completamente cinzento, escuro.
A noite está a ser marcada pelo nevoeiro bastante cerrado e pela chuva fraca contínua.
O vento soprou sempre fraco.

O acumulado está nos 10,4 mm.
O acumulado mensal deverá terminar nos actuais 325,3 mm. Nada mau!

Ah...já me esquecia: a humidade! É muita humidade. :D

A amplitude térmica hoje foi de 2,3ºC apenas. Tmín de 16,4ºC e Tmáx de 18,7ºC.

Tactual: 17,6ºC
Hr: 96%
74mm? fogo impressionante que sorte
nao sei o que é isso
Pode ser que um dia destes tenhas essa sorte. Mas que essa quantidade de chuva venha distribuída em muitas horas, 4 ou 5 dias de preferência, pois a carência de chuva é tanta que seria preferível cair de forma contínua mas lenta, para que toda ela pudesse entrar nas ressequidas terras alentejanas. ;)

Boa noite
Nevoeiro
Chuviscos
Acumulados de 2,4 mm
18,2°C
94% hr
.....
Acumulados do mês de outubro
240,8 mm

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

Comparando com os colegas @Aristocrata e do @joselamego os meus pluviometros "arderam" todos.
Só registei uns míseros 76mm..... :facepalm::facepalm::facepalm:
Vamos a ver como se comportam desta vez....

Comparando com os colegas @Aristocrata e do @joselamego os meus pluviometros "arderam" todos.
Só registei uns míseros 76mm..... :facepalm::facepalm::facepalm:
Vamos a ver como se comportam desta vez....
Deves ter tido mais do que eu e do que o Aristocrata
Em novembro já deves ter teu pluviômetro a carborar

• Gosto
Reactions: ampa62 e luismeteo3
Bom dia
Início de novembro com chuviscos
Acumulados de 3,4 mm
18,1°C
b9a77d68d3cf074226bb13ca11db2a09.jpg