Seguimento Litoral Norte - Outubro 2022

E perdoem me a ignorância, o facto da água estar a mais quente ao largo que junto a costa produz mais chuva ou não tem nada a ver?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Garantido que nada ou pouca influência tem nesta chuva são outros os fatores que estão a causar toda esta chuva.

Penso que no dia 15 de Setembro de 2015 também choveu bastante com os restos do furacão, do qual já não me lembro do nome. Tenho aqui guardado 93,1mm da estação de Merelim.
Pois, esse nem me lembrava, não teve grande trovoada associada por isso passou-me ao lado. :D

com os restos do furacão, do qual já não me lembro do nome

Foi a tempestade tropical Henri, aqui acumulei mais de 100 mm e houve muitas estações a ultrapassar os 90/100 mm, foi uma tempestade notável para a altura do ano, muitas árvores caídas pela cidade, semafóros etc, houve avisos vermelhos:

archives-2015-9-15-12-0.png

Na altura o @StormRic fez um excelente resumo com os acumulados impressionantes e que coloco aqui:

NxnxqG7.jpg

Última edição:
E perdoem me a ignorância, o facto da água estar a mais quente ao largo que junto a costa produz mais chuva ou não tem nada a ver?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Sim, potencia a formação das células ao largo e teoricamente a faixa menos quente mesmo junto à costa tirar-lhes-ia alguma intensidade. mas só se o movimento de entrada em terra fosse lento, o que não tem sido o caso.
No entanto, nesta última entrada de células, notou-se um decréscimo na intensidade dos ecos assim que as células estavam prestes a chegar em terra. Pode ser dessa água menos quente ou por outra razão. Até pode ser de coincidir com o fim do ciclo das células que descarregaram bem antes de chegar à costa.

Garantido que nada ou pouca influência tem nesta chuva são outros os fatores que estão a causar toda esta chuva.
Como já referiu o @StormRic a água quente potencia a chuva, há mais disponibilidade de humidade em zonas de mar quente. Obviamente há outros factores a ter em conta, o forçamento em altitude, a presença de ar seco ou húmido em altitude, o choque de massas de ar.

Foi a tempestade tropical Henri, aqui acumulei mais de 100 mm e houve muitas estações a ultrapassar os 90/100 mm, foi uma tempestade notável para a altura do ano, muitas árvores caídas pela cidade, semafóros etc, houve avisos vermelhos:
NxnxqG7.jpg

Também por aqui tive um valor muito elevado nesse dia 15 de setembro:

QkS8xpc.png

Há alguma trovoada a oeste do Porto, há pouco ainda consegui captar um raio mais perto daqui de casa, já no limite do frame, mas foi o único, a maioria são clarões ao longe, a vista é para ONO, de qualquer modo cá fica o registo possível, andava entretido a ver se captava alguma coisa e lá apareceu este :D

8R3UImT.png