Seguimento - Março 2008



]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
]ToRnAdO[;64584 disse:
Não estarias mais preocupado em tirares a agua??

Ve na Sic...pois alguem mandou o que se passou!!

Deve dar ás 20!! como deu á 13h:thumbsup:[/QUOTE

Vou ver :thumbsup: só espero é que não me abram o telejornal a dizer que caiu um nevão no Algarve como foi ontem no Alentejo :lmao:


HEHEHEH podes crer... de nevao a granizo vai muito :lmao:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
]ToRnAdO[;64582 disse:
1- Mt Gordo onde o meu avô esta nem um calhau caiu (distancia de 4 km)

2- 180mm foi so um palpite entre 2 dias... se a estaçao de Huelva marca 60mm*2 dara uns 120mm

3- As celulas deste tipo quando descarregam é do tipo no teu quital chove e no meu nao

4- Alarmismos?? nada disso apenas precauçao tal como a tromba d'agua no cabo espichel que poderia ser em terra e causar mortos

5- trovoadazeca de estremecer casas com perifgo eminente de cair..

6- Uma Gota fria com um centro a -26 a -28

7- Duas massas de ar conflituosas

8- 20cm de granizo que destruiram a minha estaçao puxado a vento

9- Um funnel cloud registado perto de tavira (th fotos)

10- 1 tromba d'agua

11- cheias moderadas

12-foi mesmo dose pois o meu avô em monte gordo nunca pensou o que realmente se passara

13- Como meteorologista freelancer e pessoa que sou a SINCERIDADE!!

14- Deteste ser corno ou mentiroso

15- Falta de alertas á populaçao

16- Alta convectividade

17- Poucas fotos mas algumas

18- granizo dentro do congelador

Acho que chega e com todas as amizades...:thumbsup:

1 - Como todos sabemos pode acontecer

2 - Acho que escrevi que cada 1 das estações registou quase 60mm nos 2 dias.

3 - Como todos sabemos pode acontecer

4 - Tb eu disse no forum que tinha visto mas enquanto não aparecerem as fotos corri o risco de passar pelos pontos 13 e 14

5 - Nunca assisti a trovoada dessa

6 - Normal

7 - Qd há trovoada exsite sempre

8 - Se caiu no Alentejo tb pode ter caído aí

9 - Nestes dias aparecem sempre

10 - Aí também?

11 - Como todos sabemos pode acontecer

12 - Está justificada a conversa dos meus amigos

13 e 14 respondidos no ponto 4

15 - Aqui estamos de acordo que nem sempre o IM actua bem. Mas desta vez o alerta amarelo até esteve bem.

16 - Com uma gota fria existe sempre

17 - Venham elas

18 - Acho que temos todos (just kidding)

Com todas as amizades claro. Eu estou aqui para me informar e ser informado e não para me chatear com alguém.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Nunca chateas...

Eu que tenho uma vivende V5 constituida por 2 quintas e quando o granizo em excesso entope o ralo e com a agua á mistura é complicado...

Foi muita agua e gelo para um curto espaço de tempo..essa tempestade correu para Castro Marim e nao para Mt Gordo...

Acredita que vi a minha vida andar para traz...

Mas nao concordo num alerta amarelo para este tipo de eventualidades.. um laranja e um aviso no radio nao custava nada...

Se nuca viveste... eu ja é a 5ª vez... mas nada tao forte kuanto esta...
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Aguardo ansiosamente para ver a reportagem na SIC.
Sou da opinião que ninguem está neste fórum para mentir ou detorpar a realidade, limitamo-nos a partilhar acontecimentos e experiências e a ganhar conhecimento uns com os outros (pelo menos é esse o intuito da minha participação).
Como é lógico se uma pessoa tem água a entrar em casa, não vai buscar a canon pa fotografar o evento em tempo real.
A única coisa que podes estar errado tornado é no valor da precipitação. Os 60mm em huelva referiam-se ao evento desde ontem qdo começou até hj por volta da hora do almoço. Em gibraleon (a 10km de huelva), atingiu os 70mm.
Mas para os outros participantes, caso nao tenham estado muito atentos, ontem ao fim da tarde a zona costeira entre Monte Gordo - Isla Cristina foi bombardeada com células bastante activas como era visivel no radar, que foram essas que mais tarde estacionaram em Huelva e provocaram tais valores. Em Huelva a situação de manhã já era bastante calma, enquanto em VRSA era visivel uma célula estacionária. Um evento extremo é perfeitamente possível. Não digo que esse evento isolado desse 100mm, mas juntamente à precipitação de ontem á noite, pode perfeitamente ter chegado ou ultrapassado este valor.
Quanto à variação local - ausência do fenómeno em Monte Gordo (4km), também é possível. Como já referi, esta manha uma pequena célula local, que parecia abranger toda a zona do Cabo de St Maria (região Olhão e Faro e ilhas respectivas), largou 10mm de chuva torrencial (e algum granizo mto breve, quase desprezível) em 10m, e a 10km ao lado, no aeroporto de Faro, praticamente nem choveu. (IM 0,0mm naquela hora).
Alguma calma, mas crédito, é o que o testemunho do tornado merece. É a minha opinião :)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
:thumbsup:
Aguardo ansiosamente para ver a reportagem na SIC.
Sou da opinião que ninguem está neste fórum para mentir ou detorpar a realidade, limitamo-nos a partilhar acontecimentos e experiências e a ganhar conhecimento uns com os outros (pelo menos é esse o intuito da minha participação).
Como é lógico se uma pessoa tem água a entrar em casa, não vai buscar a canon pa fotografar o evento em tempo real.
A única coisa que podes estar errado tornado é no valor da precipitação. Os 60mm em huelva referiam-se ao evento desde ontem qdo começou até hj por volta da hora do almoço. Em gibraleon (a 10km de huelva), atingiu os 70mm.
Mas para os outros participantes, caso nao tenham estado muito atentos, ontem ao fim da tarde a zona costeira entre Monte Gordo - Isla Cristina foi bombardeada com células bastante activas como era visivel no radar, que foram essas que mais tarde estacionaram em Huelva e provocaram tais valores. Em Huelva a situação de manhã já era bastante calma, enquanto em VRSA era visivel uma célula estacionária. Um evento extremo é perfeitamente possível. Não digo que esse evento isolado desse 100mm, mas juntamente à precipitação de ontem á noite, pode perfeitamente ter chegado ou ultrapassado este valor.
Quanto à variação local - ausência do fenómeno em Monte Gordo (4km), também é possível. Como já referi, esta manha uma pequena célula local, que parecia abranger toda a zona do Cabo de St Maria (região Olhão e Faro e ilhas respectivas), largou 10mm de chuva torrencial (e algum granizo mto breve, quase desprezível) em 10m, e a 10km ao lado, no aeroporto de Faro, praticamente nem choveu. (IM 0,0mm naquela hora).
Alguma calma, mas crédito, é o que o testemunho do tornado merece. É a minha opinião :)


Concordavelmente amigo levante..

eu disse 180mm em dois dias de acumulado por mero olho... poix na tenho aparelho nem meios ja para os medir... foi so a olho nu e que perfeitamente aceitavel a discordancia da quantidade precipitacional... embora as celulas que passacem por aki nao ker dizer k passacem la...mas é um mero numero como referi a olho nu...

Tenho o aparelho nas lonas e no meu servidor diz N/D...

Mas que foi em grande quantidade foi...

E espero resultados oficiais... mesmo que sejam contraditorios ao meu olho...

E andamos todos por amor ao mesmo ... o que é!! e o que não é!! paciencia
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Embora tenha sido um pouco "duro" com o relato do Tornado, acho que ele percebeu ao que me referi. Uma coisa é dizer choveu muito, outra é dizer para aí 180 mm. Esse valor de precipitação não é cheia moderada, nem cheia forte..é submersão.

Que estação tens Tornado?
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Boa tarde :)

Dia de céu limpo ou pouco nublado por estes lados
Neste momento a temperatura é de 9.8ºC e a pressão de 1016 hPa
Benvinda seja a Primavera:)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,478
Local
Olhão (24 m)
]ToRnAdO[;64597 disse:
Nunca chateas...

Mas nao concordo num alerta amarelo para este tipo de eventualidades.. um laranja e um aviso no radio nao custava nada...

Se nuca viveste... eu ja é a 5ª vez... mas nada tao forte kuanto esta...

Agora sou eu que tenho uma dúvida quando vi à net por volta das 11h30m, a seguir à chuvada em Olhão, eu só vi alerta amarelo no Algarve para vento e não para precipitação:huh:.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,518
Local
Bragança (675m)

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Algarvio, concordo plenamente contigo, nao digo alerta laranja por chuva, mas o alerta de vento é um disparate completo, o vento dificilmente terá ultrapassado os 35km/h. Até dá vontade de rir depois dos vendavais de sueste que temos sofrido. O acertado seria sem dúvida alerta amarelo por aguaceiros localmente fortes e acompanhados de granizo.
Quanto à noticia, tenho estado atento e a unica noticia referente a granizo é a do alentejo, camada de 20cm. :huh: