Seguimento Marítimo 2014 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
uma storm surge positiva.???

(Uma???) Um storm surge é sempre positivo. Que eu saiba não há storm surge negativo.
A tradução em português é : sobreelevação do nível do mar de origem meteorológica. Por isso, não há sobreelevação negativa :lol::lol:
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A pagina Billabong XXL publicou agora mesmo esta foto impressionante.

20z9qbs.jpg



Fonte: https://www.facebook.com/BillabongXXL
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Gostava de ver os cálculos para esses periodos de retorno. Nas cheias de 1989 o periodo de retorno estimado era de mais de 500 anos.
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
uma storm surge positiva.???

(Uma???) Um storm surge é sempre positivo. Que eu saiba não há storm surge negativo.
A tradução em português é : sobreelevação do nível das águas de origem meteorológica. Por isso, não há sobreelevação negativa :lol::lol:

As storm surges são elevações do nível do mar causada por ventos de tempestade, geralmente associados a uma variação significativa de pressão atmosférica. Durante períodos de alta pressão, o nível da água tende a ser menor do que o normal, e durante períodos de baixa pressão, o nível da água tende a ser maior do que o normal.

invert_baro_effect.gif


Podem ocorrer storm surges positivas ou negativas. Nas storm surges positivas (situações de inundações) serão observados valores de maré mais altos do que os previstos, nas storm surges negativas (compromete a navegação de canais de acessos a portos) os valores observados serão mais baixos.

O pior cenário é a chegada da storm surge em preia-mar. As marés astronómicas podem somar-se ou subtrair-se à altura das storm surges conforme estas se aproximam da linha de costa. A combinação de uma storm surge com com a maré astronómica é chamada de tempestade de maré ("storm tide").
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Gostava de ver os cálculos para esses periodos de retorno. Nas cheias de 1989 o periodo de retorno estimado era de mais de 500 anos.

Este relatório de Gestão e Prevenção de Secas:

http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4719/1/Relatório SPGS nº 4 ALGARVE.pdf

Fazendo uns cálculos por alto eu diria que estamos perto de ver as cheias de 1989, novamente aqui no Algarve, eu apostaria para 2015 para o ano de novas cheias. Sei que isto pode ser um disparate mas tendo em conta, que o período de retorno anda à volta de 26 anos e depois repete-se passado 6 anos.

Estava-me a referir a um ano hidrológico com mais de 1000 mm, vê a zona da Ria Formosa, passou 21 anos e voltou acontecer e depois mais 6 anos e voltou a acontecer, vamos ver se não é em 2015/2016 ou 2016/2017. :lol:

Eu sei que o período de retorno é de 500 anos, mas isso não invalida que não tenhas um ano com mais de 1000 mm, aliás esta década tem sido muito parecida à década de 80.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A semelhança com um tsunami não deixa de ser impressionante. :eek:

Mesmo, foi dos videos mais surpreendentes que vi deste evento.
A mare estava bem vazia...e do nada, avançou, avançou.
Lá esta, isto deve ter sido às 15horas, se por esta hora ja acontecia isto, no pico da mare(18:30), era logico que ia dar porcaria.
Este video tambem devia ter passado na TV.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Editado por um moderador:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
A semelhança com um tsunami não deixa de ser impressionante. :eek:

Também reparei nisso, as ondas cavalgam umas por cima das outras e avançam continuamente causando a subida do nível do mar a cada nova vaga que se sobrepõe às anteriores, é impressionante parece mesmo um tsunami. :shocking:

Isto provavelmente deve-se às ondas com um período extraordinariamente longo.