Seguimento Marítimo 2015 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Aqui vão algumas fotos minhas daquela magnífica costa, e um desafio para o Agreste:

Praia Vale dos Homens (Vista Norte da Ponta da Guarda)
EgSI3NF.jpg


Praia das Saínhas (Vista Sul da Ponta da Guarda)
NK47A5c.jpg


Palmeirinha (Vale da Telha)
QJkLwzv.jpg


Parede (Vista Sul em direcção à Palmeirinha/Arrifana)
sb5JBwT.jpg


Parede (Vista Norte em direcção à Atalaia - última pedra ao fundo)
I8fCx1N.jpg


Palmeirinha (Vista para Sul, ao fundo Pedra da Carranca antes da baía da Arrifana)
atgYXUc.jpg


Cama do Preiro, algures entre Vale dos Homens/saínhas e Carriagem
5RsX2DQ.jpg


Ponta Ruiva (Vila do Bispo)
75tT30O.jpg


Malhão do Infante, ao fundo as pedras chama-se Tábuas (Vila do Bispo)
eqcOFPA.jpg
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Aqui já não tenho tanta certeza porque muitos dos locais têm os nomes dos leixões (rochas, baixios).

1-Samouqueira
4-Baía dos Tiros
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Aqui já não tenho tanta certeza porque muitos dos locais têm os nomes dos leixões (rochas, baixios).

1-Samouqueira
4-Baía dos Tiros

Bem me parecia que ia ser mais difícil! Já editei o post com as fotos com os respectivos nomes. Confesso que a 4ª foto faz realmente lembrar a ponta que se vai a pé por cima da falésia na Baía dos Tiros, mas não coloquei fotos dessa zona apesar de ir muito para aí também.
 
  • Gosto
Reactions: Agreste

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
de Aljezur a Odeceixe não há muitas praias com rebolos como aparecem na ultima foto... são quase todas com baixios rochosos. Depois também há a dificuldade de uma boa parte das fotos serem com maré cheia ou mar de inverno o que esconde as pedras que se conhecem melhor do marisco.

Não era nada fácil. :)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
de Aljezur a Odeceixe não há muitas praias com rebolos como aparecem na ultima foto... são quase todas com baixios rochosos. Depois também há a dificuldade de uma boa parte das fotos serem com maré cheia ou mar de inverno o que esconde as pedras que se conhecem melhor do marisco.

Não era nada fácil. :)

As duas últimas fotos já não pertecem ao concelho de Aljezur e sim a Vila do Bispo.

Sim, confesso que não era fácil a identificação! A zona entre Aljezur e Odeceixe onde há praias apenas de rebolos (permanentemente sem areia) é precisamente entre a Atalaia e a Arrifana, e depois entre a Baía dos Tiros até 2 ou 3 baías a sul da Praia de Odeceixe. Tudo locais espectaculares para quem gosta da natureza no seu esplendor, intocada pelo homem. Já tive o privilégio de ter estado em todas as praias, baías e recantos, da costa entre Odeceixe e Vale Figueiras, com mais uns pozinhos aqui e ali em Vila do Bispo. Sempre a passear, pescar ou a mariscar!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Na passada segunda feira (24/08/2015) estive de visita à praia de Troia. Esteve um bom dia para banhos apesar do vento moderado do quadrante Oeste que dificultava a entrada na água, já para quem preferia os banhos de sol não teve muita sorte, principalmente até meio da tarde com os estratocumulos a tornarem intermitente a passagem da luz solar. Levei uma sonda Auriol que também foi a banhos (os peixes pensavam que era isco):lol: registando durante a tarde uma temperatura máxima na água de 21ºC depois manteve-se sempre nos 20.7ºC. Nesta zona há uma grande biodiversidade dada a presença da serra da Arrábida mas também dos pinhais mansos de Tróia, cheguei avistar gralhas-pretas na praia:lol::lol:, havia também algumas alforrecas à beira mar com a cabeça separada dos tentáculos. Apareceu ainda uma gaivota de cabeça preta (que nesta altura não tem coloração preta devido à época do ano) de terras francesas. Mas falando em aves esta praia foi invadida por dezenas de pardais, que ao estilo de uns pedintes lá vão passando aos pulinhos rente às toalhas com aquela cara ternurenta, dizendo ''Não tens nada para mim? Uma migalhinha?'':D

mmKz95U.jpg

mrdSk8V.jpg

BV144Rw.jpg

4sJWNXn.jpg

VePYkfY.jpg

J7X4qE0.jpg

1NVJPeP.jpg

EIbLk11.jpg

iS55Qjx.jpg

G5z9Kf6.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,185
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na passada segunda feira (24/08/2015) estive de visita à praia de Troia

:palmas: lindas fotos, fico sempre deslumbrado com estas águas de Tróia e da Arrábida! Vejo daqui de Carcavelos a Arrábida e estes típicos estratocumulus que parecem rasar a serra e é interessante vê-los agora nestas fotos. 21ºC não é nada mau para a água, mas até pode subir mais. Todas estas aves já têm hábitos urbanos, estão acostumadas às pessoas e aos restos que às vezes apanham delas. A foto do pardal está excelente, uma nitidez e detalhe notáveis.:thumbsup:

Não se avistaram golfinhos? Há seis anos que não visito esta região, a última vez que vi golfinhos foi em 13 de junho de 2009. Ficam aqui só estas fotos a relembrar, na esperança de alguém ter mais recentes:
http://www.meteopt.com/forum/topico/biodiversidade.2732/page-67#post-504290

Edição: movi as fotos para o tópico da biodiversidade, pois aqui estavam deslocadas no tempo.

Mas quando avistarem este ano, no Sado ou no Tejo ou noutro lugar, aqui fica actual.
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
lindas fotos, fico sempre deslumbrado com estas águas de Tróia e da Arrábida! Vejo daqui de Carcavelos a Arrábida e estes típicos estratocumulus que parecem rasar a serra e é interessante vê-los agora nestas fotos. 21ºC não é nada mau para a água, mas até pode subir mais. Todas estas aves já têm hábitos urbanos, estão acostumadas às pessoas e aos restos que às vezes apanham delas. A foto do pardal está excelente, uma nitidez e detalhe notáveis.

Não se avistaram golfinhos? Há seis anos que não visito esta região, a última vez que vi golfinhos foi em 13 de junho de 2009. Ficam aqui só estas fotos a relembrar, na esperança de alguém ter mais recentes:
http://www.meteopt.com/forum/topico/biodiversidade.2732/page-67#post-504290

Obrigado pelos comentários StormRic:D! Também fiquei encantado com esta região, quer em termos paisagísticos quer em termos de biodiversidade e qualidade da água, fez-me lembrar as águas Algarvias, sendo que já apanhei águas no Algarve bem mais geladas que em Tróia:lmao:. Os pardais estão mais que familiarizados com as pessoas, só falta mesmo deixarem-se pegar:D. O que eu fotografei estava para aí a uns 30cm de mim a fazer pose para a fotografia. Foi pena não conseguir registar o momento do bando a levantar voo para perseguir o pardal que apanhou um grande pedaço de comida.

Os gollfinhos é que não apareceram, estive a tarde toda na expectativa de poder ver um deles a saltar à tona da água, mas não vi nada deviam estar todos envergonhados.

Entretanto o StormRic é que captou aí uns belos exemplares. Estão espetaculares as fotos!

Para uma primeira vez foi muito bom, espero poder voltar, e oxalá a água esteja semelhante:D.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Na passada segunda feira (24/08/2015) estive de visita à praia de Troia. Esteve um bom dia para banhos apesar do vento moderado do quadrante Oeste que dificultava a entrada na água, já para quem preferia os banhos de sol não teve muita sorte, principalmente até meio da tarde com os estratocumulos a tornarem intermitente a passagem da luz solar. Levei uma sonda Auriol que também foi a banhos (os peixes pensavam que era isco):lol: registando durante a tarde uma temperatura máxima na água de 21ºC depois manteve-se sempre nos 20.7ºC. Nesta zona há uma grande biodiversidade dada a presença da serra da Arrábida mas também dos pinhais mansos de Tróia, cheguei avistar gralhas-pretas na praia:lol::lol:, havia também algumas alforrecas à beira mar com a cabeça separada dos tentáculos. Apareceu ainda uma gaivota de cabeça preta (que nesta altura não tem coloração preta devido à época do ano) de terras francesas. Mas falando em aves esta praia foi invadida por dezenas de pardais, que ao estilo de uns pedintes lá vão passando aos pulinhos rente às toalhas com aquela cara ternurenta, dizendo ''Não tens nada para mim? Uma migalhinha?'':D

mmKz95U.jpg

mrdSk8V.jpg

BV144Rw.jpg

4sJWNXn.jpg

VePYkfY.jpg

J7X4qE0.jpg

1NVJPeP.jpg

EIbLk11.jpg

iS55Qjx.jpg

G5z9Kf6.jpg

Uma praia que apesar de estar relativamente perto de mim, há muito que não vou lá, gosto muito quando apanho a maré baixa e caminho pelos areais descobertos pelo mar, alias ainda estive durante estes dias que estou aqui pela margem sul, para ir até lá e agora por ver estas imagens fico com mais vontade de lá ir, tenho é de conjugar com as horas das marés para apanhar a maré baixa durante a tarde.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Pelos modelos, a nortada vai ser mais escassa em Setembro, por isso a temperatura da água não deve descer muito, deve seguir os normais de Setembro e Outubro que são os meses com a temperatura do mar mais alta na costa oeste. O IPMA a cada semana aumenta mais a temperatura do mar na página inicial.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,185
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fotos tiradas no passado domingo num sitio deveras conhecido na costa sintrense :cool:

:w00t: fotos super lindas! Que calmo estava o oceano, uma autêntica piscina, nem se vê a mínima rebentação nas falésias. Espectáculo as fotos do Espinhaço e Arribas Direitas, dava para tomar banho ali mesmo, o que é raríssimo.
Na penúltima vê-se o trilho de acesso a Assentiz; na última, estupendos detalhes da crista do Espinhaço onde até se descobre as ruínas do forte, uma construção militar antiquíssima.