Aqui já não tenho tanta certeza porque muitos dos locais têm os nomes dos leixões (rochas, baixios).
1-Samouqueira
4-Baía dos Tiros
de Aljezur a Odeceixe não há muitas praias com rebolos como aparecem na ultima foto... são quase todas com baixios rochosos. Depois também há a dificuldade de uma boa parte das fotos serem com maré cheia ou mar de inverno o que esconde as pedras que se conhecem melhor do marisco.
Não era nada fácil.![]()
Na passada segunda feira (24/08/2015) estive de visita à praia de Troia
Aqui vão algumas fotos minhas daquela magnífica costa
lindas fotos, fico sempre deslumbrado com estas águas de Tróia e da Arrábida! Vejo daqui de Carcavelos a Arrábida e estes típicos estratocumulus que parecem rasar a serra e é interessante vê-los agora nestas fotos. 21ºC não é nada mau para a água, mas até pode subir mais. Todas estas aves já têm hábitos urbanos, estão acostumadas às pessoas e aos restos que às vezes apanham delas. A foto do pardal está excelente, uma nitidez e detalhe notáveis.
Não se avistaram golfinhos? Há seis anos que não visito esta região, a última vez que vi golfinhos foi em 13 de junho de 2009. Ficam aqui só estas fotos a relembrar, na esperança de alguém ter mais recentes:
http://www.meteopt.com/forum/topico/biodiversidade.2732/page-67#post-504290
Na passada segunda feira (24/08/2015) estive de visita à praia de Troia. Esteve um bom dia para banhos apesar do vento moderado do quadrante Oeste que dificultava a entrada na água, já para quem preferia os banhos de sol não teve muita sorte, principalmente até meio da tarde com os estratocumulos a tornarem intermitente a passagem da luz solar. Levei uma sonda Auriol que também foi a banhos (os peixes pensavam que era isco)registando durante a tarde uma temperatura máxima na água de 21ºC depois manteve-se sempre nos 20.7ºC. Nesta zona há uma grande biodiversidade dada a presença da serra da Arrábida mas também dos pinhais mansos de Tróia, cheguei avistar gralhas-pretas na praia
, havia também algumas alforrecas à beira mar com a cabeça separada dos tentáculos. Apareceu ainda uma gaivota de cabeça preta (que nesta altura não tem coloração preta devido à época do ano) de terras francesas. Mas falando em aves esta praia foi invadida por dezenas de pardais, que ao estilo de uns pedintes lá vão passando aos pulinhos rente às toalhas com aquela cara ternurenta, dizendo ''Não tens nada para mim? Uma migalhinha?''
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fotos tiradas no passado domingo num sitio deveras conhecido na costa sintrense![]()