Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Tópico de 2016 para seguimento de informação marítima e costeira, praias, temperatura da água, ondulação, vento, etc, bem como para acompanhar outras notícias que sejam importantes neste tema como por exemplo a limpeza/poluição, interdições, segurança, etc.

Link's úteis:

Temperatura da água
IPMA - Informação Costeira
IPMA - Cartas de previsão para Portugal
Modelo MOHID
NOAA AVHRR Europe Sea Surface Temperature
Instituto Hidrográfico (Temperatura Bóias)
CLIMAAT Temperatura Bóias Açores
CLIMAAT Temperatura Bóias Madeira
Meteogalicia - Temperatura da água do Atlântico - Meteosat 9
Meteogalicia (Temperatura Bóias Galiza)
Temperatura del agua del mar AEMET
AEMET Predicción Playas (Espanha)

Ondulação e Marés
Instituto Hidrográfico (Bóias, ondulação, marés, etc)
NOAA Wave Watch III
WindGuru
Storm Surf - Wave Model - North Atlantic Sea Height (em pés)

Segurança, Qualidade, etc
SNIRH - Zonas Balneares
Associação Bandeira Azul
Instituto de Socorros a Náufragos (Vigilância, segurança, riscos)

Surf
Offshore
Surftotal
WindGuru

Webcams
BeachCam (várias webcams)
Praia da Salema Algarve
Sagres
Lagos

Anos anteriores:
Seguimento Marítimo 2015 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)
Seguimento Marítimo 2014 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)
Seguimento Marítimo 2013 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)
Seguimento Marítimo 2012 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)
Seguimento Marítimo 2011 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)
Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)
Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Auxílio a surfistas em Matosinhos

10 JAN 2016 17:01

O Comando-local da Polícia Marítima de Leixões e o Sistema de Salvamento Balnear (SSB) da Câmara Municipal de Matosinhos resgataram hoje, ao fim da manhã, dois surfistas em dificuldades na Praia do "Titan", em Matosinhos.

O alerta foi recebido pelas 12h30 no piquete da Polícia Marítima (PM), tendo deslocado de imediato para o local alguns agentes. Foi também acionada uma embarcação da Estação Salva-vidas dos ISN de Leixões, bem como os meios do SSB (Sistema de Salvamento Balnear) da Câmara Municipal de Matosinhos, com nadadores-salvadores e respetivo material de salvamento e o INEM.

Os surfistas conseguiram nadar para as pedras do enrocamento do molhe sul do Porto de Leixões, pelos seus próprios meios. Os agentes da PM lançaram aos surfistas duas boias de salvação circulares que, amarradas a terra, serviram de apoio de segurança aos sinistrados. O pessoal do SSB, com apoio da Polícia Marítima, trouxe os surfistas para terra.

Ambos os surfistas, de nacionalidade portuguesa, encontravam-se com sinais de hipotermia e algumas escoriações nos pés, tendo sido assistidos no local pelo INEM. O incidente foi provocado, essencialmente, pelo estado alteroso do mar (forte ondulação e corrente) e vento muito intenso.

Fonte: http://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=260
Facebook: https://www.facebook.com/Autoridade-Marítima-Nacional-136707373169490/

Opinião sobre este assunto, visto que sou surfista: Com o mar gélido, alerta laranja no país devido ao mau tempo, correntes e ondas de inverno, estes surfistas não regulam bem da cabeça sujeitando-se ao perigo de poderem ser arrastados visto que o mar é traçoeiro e a corrente estar a empurrar contra o porto de leixões principalmente nesta altura do ano e com o temporal que se faz sentir.
Com as melhores condições para surfar a partir da próxima quinta segundo o windguru, estes surfistas decidiram por a sua vida em risco e enfrentar a tempestade de ondas com mais de 4 metros.

Resultado da brincadeira, hipotermia, escoriações nos pés e não conseguirem voltar para terra.
1915366_512611695579054_2471496612699717851_n.jpg



12509423_512611725579051_7355371197883236383_n.jpg


Que piada tem este sujeito estar a rir-se no momento em que está a ser resgatado. Isto chama-se parafusos a menos.

12400907_512611618912395_6615188654008701357_n.jpg
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Olá

Quais são seus pensamentos sobre a temperatura do mar durante o verão ?

Em 2015, eu queria entender a temperatura exata do oceano, assim que eu comprei um termômetro simples (do tipo que você pode usar na piscina) e cada vez que eu vá para o oceano, eu levá-la comigo. Eu mergulhe o termômetro por 5 minutos e recolher cada leitura, a maioria dos dias de junho, julho, agosto e setembro.

Os resultados surpreenderam-me.

Eu li o site da IPMA e prevêem a temperatura do oceano é 18°c ou 19°c durante junho e julho na Costa da Caparica, Fonte da Telha, Sesimbra e Tróia.

Na realidade, meu termômetro me disse que a Fonte da Telha a temperatura do oceano em junho e julho foi 21°c, nos dias 2, 3, e 4 de Julho, foi 23°c (tropical!).

A temperatura do oceano em Sesimbra foi 20°c. Em Tróia, foi 22°c todos os dias, mas, curiosamente, eu podia sentir o oceano em movimento quando eu nado, e se eu mover o termômetro em Troia, às vezes ele muda de 22°c a 21°c e depois volta novamente em curtos minutos.

A história de agosto não é uma boa, com tristeza: um dia de Fonte da Telha, eu medido 21°c mas no dia seguinte foi 16°c e que foi gelada para se banhar. Ele me surpreende a rapidez com que a temperatura do oceano pode mudar. É a Nortada.

Há uma discrepância notável entre os valores IPMA e aqueles que eu pessoalmente medido: IPMA é muito menos em valores.

DSC01620%2Bfonte%2Bda%2Btelha.JPG


A prova: leitura da temperatura do mar por termômetro na Fonte da Telha


fdt2.jpg

Isso me lembra de praias na Austrália. Praia da Nato, sul da Fonte da Telha.
Temperatura do agua do mar: 22.5c


fdt.jpg

Praia do Nato. Temperatura do agua: 22.5c, mais tarde do que 15.00h, temperatura do agua: 23c!


troia.jpg

Praia norte da Praia Atlântica, Tróia. Cada dia em junho e julho, a agua do mar medido 22c.


232.jpg

A temperatura da agua do mar foi quase 23c a Troia!


sesimbra.jpg

Praia Ribeira do Cavalo, perto da Sesimbra. Temperatura do agua do mar: 20c.


O turista espanhol que eu encontro, eles sempre dizem que o oceano em Portugal é frio. Eu não concordo. De modo nenhum. As temperaturas são tão bons quanto sul da França, Barcelona, etc.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
sesimbra.jpg

Praia Ribeira do Cavalo, perto da Sesimbra. Temperatura do agua do mar: 20c.


Bem vindo!

Belo post, por acaso em tempos cheguei a pensar em comprar um termómetros desses, talvez no próximo verão, quem sabe.
Essa praia é um sonho, infelizmente tem saído e muito prejudicada por tanta publicidade...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Bem vindo!

Belo post, por acaso em tempos cheguei a pensar em comprar um termómetros desses, talvez no próximo verão, quem sabe.
Essa praia é um sonho, infelizmente tem saído e muito prejudicada por tanta publicidade...

Olá Jonas_87!

Obrigado pelo elogio.

Eu comprei o termômetro de água do Decathlon em Almada. Eu acho que custar não mais de 5 euros. Mas eu também comprei um termômetro digital para o oceano para calibrar as leituras ... eu não poderia encontrar um tal dispositivo em Portugal, foi necessário para comprar este da minha irmã, que vive em Londres.
(http://www.screwfix.com/p/tpi-digit...- Hand Tools&gclid=CMXmweuFsMoCFScFwwod8wQDXQ)

Por favor, não comprar os dispositivos que registram a temperatura do aquário, porque eles não resistem à água. Uma onda grande e eles estão acabados. Eu prefiro os dispositivos digitais à prova d'água, porque é possível receber uma leitura rápida.

O termômetro piscina é justamente bom. Eu encontrei algumas bóias de pesca velho deitado na praia, abandonado . Eu amarrei uma corda pequena
presa ao meu lado para o termômetro e com as bóias de pesca, e eu apenas jogar para o oceano, e deixe por 5 minutos. Ele flutua de volta para a costa. Você precisa ser capaz de ver o dispositivo flutuante, de outra forma, no surf ou ondas grandes, ele pode desaparecer.

Eu acho que as bóias hidrográfico são uma longa distância a partir da costa, e profunda, porque as suas leituras sobre o website não concordam com as minhas descobertas.

Tchau
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Olá Jonas_87!

Obrigado pelo elogio.

Eu comprei o termômetro de água do Decathlon em Almada. Eu acho que custar não mais de 5 euros. Mas eu também comprei um termômetro digital para o oceano para calibrar as leituras ... eu não poderia encontrar um tal dispositivo em Portugal, foi necessário para comprar este da minha irmã, que vive em Londres.
(http://www.screwfix.com/p/tpi-digital-pocket-thermometer/82574?kpid=82574&cm_mmc=Google-_-Product Listing Ads-_-Sales Tracking-_-sales tracking url&cm_mmc=Google-_-Shopping - Hand Tools-_-Shopping - Hand Tools&gclid=CMXmweuFsMoCFScFwwod8wQDXQ)

Por favor, não comprar os dispositivos que registram a temperatura do aquário, porque eles não resistem à água. Uma onda grande e eles estão acabados. Eu prefiro os dispositivos digitais à prova d'água, porque é possível receber uma leitura rápida.

O termômetro piscina é justamente bom. Eu encontrei algumas bóias de pesca velho deitado na praia, abandonado . Eu amarrei uma corda pequena
presa ao meu lado para o termômetro e com as bóias de pesca, e eu apenas jogar para o oceano, e deixe por 5 minutos. Ele flutua de volta para a costa. Você precisa ser capaz de ver o dispositivo flutuante, de outra forma, no surf ou ondas grandes, ele pode desaparecer.

Eu acho que as bóias hidrográfico são uma longa distância a partir da costa, e profunda, porque as suas leituras sobre o website não concordam com as minhas descobertas.

Tchau


Obrigado pela dicas, por acaso tenho uma decathlon mesmo ao lado de casa.
Sim, por vezes quando nadamos a uns 50 metros/100 metros da praia, notamos perfeitamente as diferenças de temperatura no corpo, tanto pelas correntes como pela mudança de fundo( areia / rochoso). Em Setembro de 2015, apanhei a agua 20/21ºC em Alpertuche, Arrabida, no próprio dia estava vento de SO,simplesmente divinal. :cool:
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Obrigado pela dicas, por acaso tenho uma decathlon mesmo ao lado de casa.
Sim, por vezes quando nadamos a uns 50 metros/100 metros da praia, notamos perfeitamente as diferenças de temperatura no corpo, tanto pelas correntes como pela mudança de fundo( areia / rochoso). Em Setembro de 2015, apanhei a agua 20/21ºC em Alpertuche, Arrabida, no próprio dia estava vento de SO,simplesmente divinal. :cool:

As praias Serra da Arrábida é tão bonita. 20/21ºC e muito boa.
 
Última edição:

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Screenshot_2015-07-06-18-28-49.png


Em 6 de julho, eu li o site IPMA para a previsão temperatura do mar e depois eu levei o meu termômetro digital para a praia da Fonte da Telha. Como se pode ver acima, IPMA prever 18ºc para a temperatura do oceano a Fonte da Telha . Mas o meu termômetro digital me deu uma leitura de 20.5ºc - perfeito para nadar sem sentir frio! A água foi belo, muitos amigos portugueses nadar e quando a maré abaixa, existem lagoas na praia.


20150629_165249.jpg



20140807_175251.jpg


Aqui é um filme que eu criei esse dia. Mais tarde, a temperatura do mar subiu para 24ºc ! Paraíso!

Não é apenas Algarve que tem águas mornas.

 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Não nos podemos esquecer que em fundo de areia com água com meio metro de profundidade a agua está mais quente.
Para além de que o IPMA não prevê a temperatura junto à costa, no mapa das previsões aquilo são kms e kms de mar. Mas é óbvio que à superfície é capaz de estar uns bons 20ºC, mas se nadarem até ao fundo vêm plenamente a diferença. E a Fonte da Telha é um sítio "especial" geralmente com a melhor temperatura do mar em toda a AML.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ainda não está bem definida a intensidade do evento de ondulação. O GFS 18z já reduziu um pouco a gravidade relativamente ao GFS 12z, aproximando-se um pouco do cenário do ECMWF 12z, que é ainda um pouco mais brando.

De qualquer maneira, a ondulação será sempre grande e é preciso tomar as devidas precauções.

Factores potenciadores de risco:
- Ondulação entre 6 a 8 metros, com alturas máximas que vão certamente ultrapassar os 10 metros em toda a Costa Ocidental (excepto zonas abrigadas).
- Período muito elevado, superior a 20 segundos. Na tempestade Hércules foi este o factor que tornou o evento excepcional, na altura previa-se um período de 24 s.
- Pico de ondulação e de período perto da hora da maré cheia.
- Maré de grande amplitude (3,7 m).

Factores atenuadores:
- Direcção da ondulação, NW a NNW, não é tão grave como se a ondulação viesse de W/NW.
- Praias ainda com grande volume de sedimentos, devido ao Inverno relativamente calmo até esta altura.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por um lado é bom ser madrugada, menos pessoas junto à costa, mas por outro é uma pena, queria fazer uns registos da ondulação.
Faço ideia o canhão da Nazaré...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Ainda não está bem definida a intensidade do evento de ondulação. O GFS 18z já reduziu um pouco a gravidade relativamente ao GFS 12z, aproximando-se um pouco do cenário do ECMWF 12z, que é ainda um pouco mais brando.

De qualquer maneira, a ondulação será sempre grande e é preciso tomar as devidas precauções.

Factores potenciadores de risco:
- Ondulação entre 6 a 8 metros, com alturas máximas que vão certamente ultrapassar os 10 metros em toda a Costa Ocidental (excepto zonas abrigadas).
- Período muito elevado, superior a 20 segundos. Na tempestade Hércules foi este o factor que tornou o evento excepcional, na altura previa-se um período de 24 s.
- Pico de ondulação e de período perto da hora da maré cheia.
- Maré de grande amplitude (3,7 m).

Factores atenuadores:
- Direcção da ondulação, NW a NNW, não é tão grave como se a ondulação viesse de W/NW.
- Praias ainda com grande volume de sedimentos, devido ao Inverno relativamente calmo até esta altura.
A Costa da Caparica ainda tem areia?