Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Deixo aqui um artigo do jornal expresso sobre a praias com com bandeira azul e um link para um pdf com todas as praias em Portugal (continente e Ilhas).

Veja se a sua praia é uma das 314 com bandeira azul
29.04.2016 às 13h05
Este ano são mais 15 praias a receber a bandeira azul e pela primeira vez a lista ultrapassa as três centenas.
No total, são 314 as zonas balneares galardoadas com o símbolo de qualidade – o quádruplo de há 30 anos

Em 30 anos, as bandeiras azuis mais do que quadruplicaram em Portugal. Em 1987, eram apenas 71 as praias galardoadas e todas costeiras. Este ano, somam 314 as zonas balneares que poderão içar o símbolo de qualidade e 22 delas são fluviais, anunciou esta sexta-feira a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Veja AQUI quais as praias com bandeira azul.

São mais 15 do que as premiadas no ano passado e representam mais de metade das praias designadas como aptas para banhos em Portugal.

Os investimentos feitos nos sistemas de tratamento de águas residuais ao longo destas três décadas e um melhor ordenamento do território e cumprimento de normas ambientais contribuíram para esta evolução, a par com a consciência dos autarcas de que a exibição do galardão lhes traz prestígio e retorno económico.

Portugal ocupa o quinto lugar no ranking mundial das bandeiras azuis. Em primeiro está Espanha, com 578 praias galardoadas, seguida da Turquia (436), Grécia (395) e França (379).

DEZ PRAIAS NOVAS
Na lista de 2016 estreiam-se 10 praias novas: Adaúfe (fluvial em Braga), Piódão, Bogueira, São Pedro de Maceda e Torrão do Lameiro (duas fluviais e duas costeiras na zona Centro); Bostelim (fluvial em Vila de Rei); Amoreira Mar e Rocha Baixinha (no Algarve); Furna de Santo António (na ilha do Pico, Açores); e Cabeça da Ponta (em Porto Santo, Madeira).

Nove das que constavam da lista no ano passado foram "desclassificadas", cinco das quais em Cascais (Crismina, Rainha, Conceição, Duquesa e Poça), uma na região Norte (Senhora Boa Nova), uma nos Açores (Praia) e duas na madeira (Roca Mar e Garajau).

Há também 14 reentradas: Rua 37, Frente Azul, Congida e Lagoa na região Norte; Quinta do Barco, em Sever do Vouga; São Bernardino do Porto e S. Bernardino, na região Oeste; Atlântica, em Grândola; Armona Ria, no Algarve; Almoxarife, Porto Pim e Moinhos, nos Açores; e Clube Naval do Funchal e Reis Magos, na Madeira.

O Algarve continua a liderar o ranking, com o maior número praias premiadas (88). Seguem-se por ordem decrescente as regiões Norte (69), Tejo (52), Açores (34), Centro (32), Alentejo (27) e Madeira (12). As primeiras bandeiras serão içadas a 1 de Junho em Mafra e em Góis.

A ABAE atribui também o galardão a 17 portos de recreio e marinas. A lista conta com duas reentradas (marinas do Funchal e Quinta do Lorde, ambas na Madeira).

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-04-29-Veja-se-a-sua-praia-e-uma-das-314-com-bandeira-azul
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não consigo perceber a ausência contínua de bandeira azul no litoral sintrense, isto da bandeira azul sempre foi e será um jogo de interesses...
Entretanto, acho muito bem a perda da bandeira azul de algumas praias de Cascais, principalmente praia da Rainha e Conceição, para quem conhece as referidas praias sabe que a qualidade da água sempre foi duvidosa.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Não consigo perceber a ausência contínua de bandeira azul no litoral sintrense, isto da bandeira azul sempre foi e será um jogo de interesses...
Entretanto, acho muito bem a perda da bandeira azul de algumas praias de Cascais, principalmente praia da Rainha e Conceição, para quem conhece as referidas praias sabe que a qualidade da água sempre foi duvidosa.

A ausência de praias com bandeira azul no litoral sintrense poderá ter a haver com o não cumprimento de alguns critérios necessários para a atribuição da bandeira azul.
Mais e muita informação em: http://bandeiraazul.abae.pt/plataforma/index.php?p=criteria&s=beaches

Critérios de atribuição da Bandeira Azul para as Praias
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos:

Informação e Educação Ambiental (1-6);
Qualidade da Água (7-11);
Gestão Ambiental e Equipamentos (12-25);
Segurança e Serviços (26-32).
  1. Informação e Educação Ambiental
    1. (I) Informação sobre o Programa Bandeira Azul afixada.
    2. (I) Realização de pelo menos 6 actividades de Educação Ambiental.
    3. (I) A informação sobre a qualidade da água balnear deve estar afixada.
    4. (I) Existência de informação sobre as áreas sensíveis e ecossistemas na área da praia, bem como sobre o comportamento a assumir perante estas, afixada na praia e incluída no material para turistas.
    5. (I) Existência de um mapa indicativo das diversas instalações e equipamentos na praia.
    6. (I) Existência de entidades que afixem o código de conduta para a praia e que divulguem essa informação ao público que a requisite.
  1. Qualidade da Água
    Cumprimento de todas as normas e legislação, designadamente a Directiva 7/2006/CE sobre a Qualidade das Águas Balneares.
    1. (I) Cumprimento das normas e legislação relativas à amostragem e frequência no que respeita a qualidade da água balnear.
    2. (I) Cumprimento das normas e legislação relativas às análises da qualidade da água balnear.
    3. (I) Garantia que as eventuais descargas de águas residuais industriais ou urbanas na área da praia não afectam a qualidade desta. Na eventualidade de existirem tem de ser demonstrado que a água proveniente destas descargas não afectam o ambiente. A comunidade em que a praia se encontra integrada tem de estar de acordo com as normas e legislação relativa ao tratamento de águas residuais, designadamente com a Directiva relativa às Águas Residuais Urbanas (91/271/CEE).
    4. (I) Cumprimento dos requisitos do Programa Bandeira Azul no que respeita os parâmetros, faecal colibacteria/E.coli e faecal enterococci/streptococci.
    5. (G) Cumprimento dos requisitos do Programa Bandeira Azul no que respeita os parâmetros físico-químicos.
  1. Gestão Ambiental e Equipamentos
    1. (G) Deve ser estabelecido um comité que se encarregue da gestão da praia e realize auditorias frequentemente.
    2. (I) Existência de um Plano de Ordenamento da praia cumprido pelas entidades responsáveis locais e gestoras da praia.
    3. (I) A praia deve ser mantida limpa.
    4. (I) Inexistência de acumulação de algas ou restos de materiais vegetais arrastados pelo mar na praia, excepto quando a referida vegetação se destinar a um uso específico, se encontrar num local destinado para esse efeito e não perturbar o conforto dos utentes da praia.
    5. (I) Existência de recipientes para resíduos, seguros e em boas condições de manutenção, regularmente esvaziados no areal e nas entradas da praia.
    6. (I) Na praia deve existir equipamento para recolha selectiva das embalagens de plástico, vidro, latas e papel.
    7. (I) Existência de instalações sanitárias em número suficiente.
    8. (I) Existência de instalações sanitárias em boas condições de higiene e manutenção.
    9. (I) Existência de instalações sanitárias com destino final adequado das suas águas residuais.
    10. (I) Inexistência na praia das seguintes actividades:
      • Circulação de veículos não autorizados;
      • Competições de automóveis ou de outros veículos motorizados;
      • Descarga de entulho;
      • Campismo não autorizado.
    11. (I) Interdita a permanência e circulação de animais domésticos ou outros fora das zonas autorizadas.
    12. (I) Todos os edifícios e equipamentos existentes na praia têm de se encontrar em boas condições de conservação.
    13. (NA) Os recifes de coral da área da praia deverão ser monitorizados.
    14. (G) A comunidade local deve promover a utilização de meios de transporte sustentáveis na zona da praia, tais como bicicleta, transporte público e de zonas pedonais.
  1. Segurança e Serviços
    1. (I) Existência de nadadores-salvadores em serviço durante a época balnear com o respectivo equipamento de salvamento.
    2. (I) Existência de serviço de primeiros socorros na praia, devidamente assinalado.
    3. (I) Existência de Planos de Emergência, locais ou regionais, relativamente a acidentes de poluição na praia.
    4. (I) Inexistência de conflito de usos na praia. Se existirem áreas sensíveis na zona envolvente da praia deverão ser implementadas medidas que previnam impactes negativos sobre as mesmas, resultantes da sua utilização pelos utentes ou do tráfego para a praia.
    5. (I) Deverão existir medidas de segurança no local que protejam os utentes da praia. Existência de acessos seguros à praia.
    6. (G) Existência de uma fonte de água potável devidamente protegida.
    7. (I) Pelo menos uma das praias do Município tem de estar equipada com rampas e instalações sanitárias para deficientes motores, excepto quando a topografia do local não o permitir. Nos casos em que o Município apenas tem uma praia com Bandeira Azul, esta tem que cumprir os requisitos acima referidos.
Nota:
Os critérios são, na sua maioria, “Imperativos” (I) (obrigatórios) ou seja a praia tem de cumpri-los na íntegra para obter o galardão Bandeira Azul. Os restantes critérios são “Guia” (G), o que significa que deverão ser preferencialmente cumpridos. Existem critérios não aplicáveis (NA) em algumas zonas do mundo e que poderão variar ligeiramente de região para região.

(I) = Critério Imperativo
Uma praia que não cumpre todos os critérios imperativos não poderá ser galardoada com a Bandeira Azul.

(G) = Critério Guia
Será conveniente que a praia candidata esteja em conformidade com os critérios “Guia”, pois, ao longo dos anos, eles tornar-se-ão, gradualmente, critérios imperativos.

DEFINIÇÃO DO QUE SE ENTENDE POR PRAIA E POR ZONA ENVOLVENTE

Praia – constituída por frente de praia e plano de água associado. O limite terrestre da praia deverá prolongar-se até ao limite do areal (base da arriba, início da zona dunar ou outros limites artificiais nas zonas mais intervencionadas pelo Homem). No que diz respeito ao plano de água, o mesmo deve ter uma extensão igual à da frente de praia e uma distância de 100 m para mar, incluindo a zona de banhos e os canais para actividades desportivas ou lúdicas. Para ser oficialmente designada como praia tem de ter pelo menos um ponto de amostragem da qualidade da água.

Zona Envolvente – constituída, no mínimo, pela margem das águas do mar associada à frente de praia, com uma largura nunca inferior a 50 m, incluindo, obrigatoriamente, estacionamento(s) de apoio à praia (caso exista[m]), acesso(s) à praia e zonas ecologicamente sensíveis (ex. cordões dunares envolventes, arribas, zonas húmidas), assim como as zonas na continuidade próxima da frente de mar que as afectem directamente.

Para cada uma das praias a galardoar deverá ser apresentada cartografia onde se identifiquem claramente os limites da Praia e da Zona Envolvente.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado por partilhares os critérios.
Por exemplo, sei que a linha de água ( rio cuco nasce na Tapada de Mafra) que desagua na praia da ribeira d´Ihas , tem alguns afluentes nojentos, a jusante, infelizmente um deles passa no 2º local de seguimento, fruto de descargas constantes de uma pecuária.
Inclusive um familiar meu apanhou percebes na praia e teve uma intoxicação alimentar, enfim provas não faltam.
Isto para dizer o seguinte, se a praia em questão cumpre quase todos os critérios, mas se tem uma ribeira com agua poluída, por que razão mantém a bandeira azul?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Cascais, foi o primeiro concelho do país a iniciar a época balnear 2016, começou ontem.
Fotos tiradas ontem, praia das Moitas/Rata, sem dúvida uma das melhores de todo concelho.

LfUimwo.jpg


jyewx2X.jpg


Guincho

l5cWLs1.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E a água? Bom choque térmico, não?
Ontem ia partindo os ossos. Hoje já dá para entrar sem grandes dificuldades.
Deve estar a uns 16C, suponho.

A esta hora ainda há várias pessoas na água. E não são surfistas.
Limpa, serena mas fria.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ontem ia partindo os ossos. Hoje já dá para entrar sem grandes dificuldades.
Deve estar a uns 16C, suponho.

A esta hora ainda há várias pessoas na água. E não são surfistas.
Limpa, serena mas fria.

A temperatura do ar ainda está elevada, segundo uma netatmo perto da praia, estão 28ºC, excelente temperatura, o vento NE está implacável.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A temperatura do ar ainda está elevada, segundo uma netatmo perto da praia, estão 28ºC, excelente temperatura, o vento NE está implacável.
Na praia só mesmo uma brisa quente. Deu para estar mesmo até ao pôr do Sol.

e721bb03820c6084b1a3b4ceb579e086.jpg


Até já verão!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem, parece que a camara municipal de Cascais está fazer birra devido a perda da bandeira azul de algumas praias.
Segundo ouvi, uma entidade externa fez análises à agua e os resultados não foram excelentes ( uau que novidade)
A dita birra prende-se com o facto das praias galardoadas com bandeira, não vão estar hasteadas, e para o ano a camara não se vai candidatar... em sinal de protesto,enfim birras...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Hoje, na zona de Matosinhos, a água do mar estava fresquinha qb, mas lá deu para entrar até ao pescoço 2 vezes...:D
O vento de componente E era quente, abafado e seco, propício a um dia de praia excelente. Pena a água fria, mas para esta altura do ano até não era nada má...:thumbsup:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bem, parece que a camara municipal de Cascais está fazer birra devido a perda da bandeira azul de algumas praias.
Segundo ouvi, uma entidade externa fez análises à agua e os resultados não foram excelentes ( uau que novidade)
A dita birra prende-se com o facto das praias galardoadas com bandeira, não vão estar hasteadas, e para o ano a camara não se vai candidatar... em sinal de protesto,enfim birras...
Realmente... :maluco: Os Políticos continuam com a sua mentalidade mesquinha, arrogante, prepotente, etc..
Como se a atribuição de bandeira azul dependesse de algum tipo de subsídio do governo ou da UE.
Será tão difícil perceberem que é uma mais valia para o turismo do concelho e que se não se cumprirem os critérios de atribuição (é preciso gastar dinheiro para termos retorno) quem perde é o concelho de cascais e concelhos limítrofes!?...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Realmente... :maluco: Os Políticos continuam com a sua mentalidade mesquinha, arrogante, prepotente, etc..
Como se a atribuição de bandeira azul dependesse de algum tipo de subsídio do governo ou da UE.
Será tão difícil perceberem que é uma mais valia para o turismo do concelho e que se não se cumprirem os critérios de atribuição (é preciso gastar dinheiro para termos retorno) quem perde é o concelho de cascais e concelhos limítrofes!?...

Entretanto um video,que azia para ali vai. ( 2:31 ele fala então desse assunto)
O Carlos Carreiras deve pensar que as pessoas andam a dormir, sempre me questionei o motivo da bandeira azul na praia da Conceição e Rainha, a água sempre deixou muito a desejar, acho bem ter perdido a bandeira. E já agora, as analises da agua deviam sempre ser feitas por entidades externas...

 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Thomar