Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Costada-Caparica.png


Não esperava uma média acima de 20ºc, na costa da Caparica para os 2 meses mais quentes do ano (neste caso Agosto e Setembro). E em Julho deve ser à volta de 20ºc.

Olà,

Em 2015, tive a sorte de alugar uma casa acima Fonte da Telha para quase todos os meses de Julho e Agosto. Todos os dias eu fui para o oceano, com o meu termômetro digital. Eu comparei IPMA.pt e seatemperature.org com minhas próprias leituras.

A leitura de 21c ou 22c na praia Fonte da Telha não era raro durante julho, muitos dias com 21c ou 22c. Eu sempre achei a leitura IPMA foram menores ( 18-19c ) mesmo quando eu mediu a tempeature oceano em 21c.

Agosto 2015 foi um mês problemática : um dia na mesma praia, eu medi 22.5c, no dia seguinte, 24 horas depois, eu medi 16c! Isso é uma grande diferença. As bóias hidrográfica que medem a temperatura da água são várias milhas nas profundezas do oceano, e não por linha de costa, o que pode explicar as diferenças. Por exemplo, a bóia Leixões (Matasinhos) é cerca de 12 km da costa. Ver: http://www.hidrografico.pt/

A bóia de Nazare está lendo 19.8c que é uma grande melhoria a partir do 16c quando eu estava na Nazaré no início de julho.

As praias ao sul de Setúbal, a praia que eu vá para em Troia Peninsular sempre parece ter pequenas ondas ea água foi sempre morna para mim ( 21c - 22c ). Pode comprar um termômetro piscina ao loja de Decathlon em Almada, custa 5 euros.
 


Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
boas
dia excelente de praia em São Martinho do Porto pouco vento sol e água a cerca de 20 graus

Eu gostaria muito de nadar nas águas de São Martinho do Porto.
20 graus é excelente.

às vezes, eu acho que a psicologia do "frio" é importante: quando eu banhava na Praia do Malhão, no Alentejo, a água foi apenas 17.7c em setembro de 2015, mas parecia muito mais quente, parecia que era de aproximadamente 21c. A mesma experiência em Odeceixe, foi apenas 16c na água, mas era maravilhoso na pele e não é difícil para entrar no oceano.
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
As areias brancas superlativo de Praia do Malhão (a areia é macia como farinha). Uma trilha batida para chegar lá. Ondas pequenas e vistas maravilhosas. De acordo com o termómetro, a temperatura da água foi apenas 17.7c em setembro de 2015, mas, apesar disso valor relativamente baixo, para nós sentimos o conforto perfeito para tomar banho !
Nós não aviso frio. Era bom para nadar.
Penhascos pequenos, um extenso sistema de dunas. Selvagem e muito espaço. Em Setembro 2015, eles foram melhorando o espaço de estacionamento, por isso, hoje, talvez haja espaço maior. Muitos banhistas que apreciam a água rasa.
Em contraste com a temperatura da água 17.7c em Setembro de 2015, a previsão da temperatura da agua hoje com IPMA.pt é 23c (Porto Covo: http://www.ipma.pt/pt/maritima/costeira/index.jsp?selLocal=138&idLocal=138) !

22377079439_dbd8ce68f7_k.jpg


22537907536_4d2d0e243c_o.jpg
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
  • Gosto
Reactions: Nordico

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Hoje não fui à praia, mas ja ouvi alguns relatos de agua morna em Cascais...faço ideia em Sesimbra, notável, 24ºC é algo impensável!.
O bom disto tudo é que em setembro costumamos ter tempo de SO, ou seja, acredito que a temperatura da agua do mar demore bastante tempo a arrefecer.
O vento de SO ajudar os veraneantes, obrigado. :cool: