Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: jonas_87


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Verão excepcional para quem gosta de praia, o desvio de temperatura da agua do mar na Arrábida é surreal.
De certa forma estamos a vender a ideia aos turistas que as nossas aguas são frescas/mornas, falo entre Cascais e Setúbal.. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Bom dia

O Praia da Galé perto de Melides (não deve ser confundido a mesma praia nomeado em Albufeira)

Alguém local ao Melides sabe se a temperatura do oceano pode ser morna aqui? Eu fui no ano passado, muito agressivo para nadar, ondas muito grandes por 5 dias. É uma incrivelmente praia linda, mas não sei sobre se agua pode ser morna ou sempre fria. Eu preciso criar um filme sobre esta praia e queria visitar quando é ideal para os banhistas, se possível. Muito obrigado.
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Bom dia

O Praia da Galé perto de Melides (não deve ser confundido a mesma praia nomeado em Albufeira)

Alguém local ao Melides sabe se a temperatura do oceano pode ser morna aqui? Eu fui no ano passado, muito agressivo para nadar, ondas muito grandes por 5 dias. É uma incrivelmente praia linda, mas não sei sobre se agua pode ser morna ou sempre fria. Eu preciso criar um filme sobre esta praia e queria visitar quando é ideal para os banhistas, se possível. Muito obrigado.

Bom dia Nordico

No SurfForecast tem um gráfico com a temperatura média da água em cada praia para cada mês. Podes consultar este site: http://pt.surf-forecast.com/breaks/Melides/seatemp
Segundo este site essa praia costuma ter sempre temperaturas superiores a 15ºC durante o ano todo, costumando ultrapassar os 20ºC durante o verão todo, a água é bastante morna portanto.
 
  • Gosto
Reactions: Nordico

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tenho alguns amigos pescadores e falaram-me que não se lembram de uma água tão morna em Cascais, tenho exactamente a mesma opinião.
Ontem fui a praia na zona de Cascais, e notei perfeitamente áreas onde água estava efectivamente morna, e em fundo rochoso, impressionante.
Nunca na vida fiquei a fazer snorkeling (apenas com calções de banho) practicamente 1 hora em Sesimbra, como este ano.
Bem, isto continua um sonho...

free picture upload
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Bom dia Nordico

No SurfForecast tem um gráfico com a temperatura média da água em cada praia para cada mês. Podes consultar este site: http://pt.surf-forecast.com/breaks/Melides/seatemp
Segundo este site essa praia costuma ter sempre temperaturas superiores a 15ºC durante o ano todo, costumando ultrapassar os 20ºC durante o verão todo, a água é bastante morna portanto.

Bom dia Qwerl

Muito obrigado para isso, meu amigo.
 
  • Gosto
Reactions: qwerl

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Tenho alguns amigos pescadores e falaram-me que não se lembram de uma água tão morna em Cascais, tenho exactamente a mesma opinião.
Ontem fui a praia na zona de Cascais, e notei perfeitamente áreas onde água estava efectivamente morna, e em fundo rochoso, impressionante.
Nunca na vida fiquei a fazer snorkeling (apenas com calções de banho) practicamente 1 hora em Sesimbra, como este ano.
Bem, isto continua um sonho...

free picture upload
Não percebo como o Ipma só prevê 17 graus na temperatura da água para Setúbal quando na realidade está quase a 24 graus.
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Sim, não faz sentido, ainda por cima esteve uma manhã de vento SO, repetindo-se uma vez mais a aproximação das correntes mais quentes junto ás praias.
Muito possivelmente é um factor económico o pessoal de Lisboa deixava de ir para o Algarve e ficava em Setúbal e isso não interessa aos empresários do sector turístico que vendem o Algarve como terra de água morna.
 
  • Gosto
Reactions: Nordico

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não percebo como o Ipma só prevê 17 graus na temperatura da água para Setúbal quando na realidade está quase a 24 graus.
Boa noite.
O ridículo disto é que são profissionais e, como tal, deveriam consultar o SEU modelo de previsão da temperatura do mar.
Se assim fosse nunca colocariam uma previsão tão desfasada da realidade.

Terá sido "o estagiário" a redigir a previsão?

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

Luis Filipe

Cirrus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
81
Local
Sacavem
Muito possivelmente é um factor económico o pessoal de Lisboa deixava de ir para o Algarve e ficava em Setúbal e isso não interessa aos empresários do sector turístico que vendem o Algarve como terra de água morna.
Hora aqui esta, é que não convem dizer que a agua em Lisboa e Setúbal esta um caldo porque o Algarve pode perder turistas.

Enviado do meu SM-G531F através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Boa noite.
O ridículo disto é que são profissionais e, como tal, deveriam consultar o SEU modelo de previsão da temperatura do mar.
Se assim fosse nunca colocariam uma previsão tão desfasada da realidade.

Terá sido "o estagiário" a redigir a previsão?

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk

Parece mesmo que foi o estagiário é que a maioria dos utilizadores do site do IPMA só consulta a página principal desconhecendo. as previsões da temperatura do mar para toda a costa.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Não percebo como o Ipma só prevê 17 graus na temperatura da água para Setúbal quando na realidade está quase a 24 graus.

Muitas vezes, é assim. Por exemplo, no ano passado, IPMA previu 17c ou 18c na Fonte da Telha ou Sesimbra durante julho 2015, mas entrei no mar com o meu termômetro digital, no mesmo dia, e na realidade, a temperatura da água foi 21c, 22c ou 23c. Normalmente, eu medir a água dez ou quinze vezes se eu visitar uma praia.

6 de julho de 2015 : Eu não podia acreditar que a água na Praia de NATO, ao sul de Fonte da Telha. Às 14h, eu medi 24c !! Na verdade, a única maneira de saber a temperatura da água é fazer suas próprias medições.

media-share-0-02-01-7a3046a3be9059d3ac1ca4e5c44dbd55a5107ae8421a703d1d659bee9622b828-048b1e4d-472f-4764-bf30-ad677614cead.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muitas vezes, é assim. Por exemplo, no ano passado, IPMA previu 17c ou 18c na Fonte da Telha ou Sesimbra durante julho 2015, mas entrei no mar com o meu termômetro digital, no mesmo dia, e na realidade, a temperatura da água foi 21c, 22c ou 23c. Normalmente, eu medir a água dez ou quinze vezes se eu visitar uma praia.

6 de julho de 2015 : Eu não podia acreditar que a água na Praia de NATO, ao sul de Fonte da Telha. Às 14h, eu medi 24c !! Na verdade, a única maneira de saber a temperatura da água é fazer suas próprias medições.

media-share-0-02-01-7a3046a3be9059d3ac1ca4e5c44dbd55a5107ae8421a703d1d659bee9622b828-048b1e4d-472f-4764-bf30-ad677614cead.jpg

Medir a temperatura seja água ou ar, é sempre algo um pouco dificil, pois qualquer incorrecção/descuido temos logo dados errados, possivelmente se eu fizesse media junto ao fundo do mar, talvez a 1,5 mts ou 2 metros de profundidade. Nordico, uma pergunta consigo comprar um desses sem ser na net( mandar vir do ebay) ?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000