Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Algarve = Caldo

pKyAIaO.png


No mapa do IPMA a costa algarvia aparece com 25ºC, mais alta que na Madeira!
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Já estive há uns anos em Monte Gordo e nessa altura fez-me um bocado confusão a temperatura da água, isto porque cá fora estariam cerca de 34ºC e na tentativa de me refrescar um pouco no mar acabou por ser pior ainda. Já nessa altura me interrogava se num futuro próximo com as mudanças climáticas não poderíamos vir a ter furacões de cat1 ou 2 a rondar o Sul da Península. Quem sabe um dia..
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Hoje de manhã fui dar um mergulho a Cascais, eram 9:00 estava a entrar na agua, não houve qualquer choque térmico.
Temperatura ar: 23ºC
Temperatura água: 21/22ºC
Mergulhei algumas vezes ao fundo para perceber a diferença de temperatura da agua entre superficie e junto à areia,e simplesmente não senti. Isto a 2 mts/ 2,5 mts de profundidade.

Simplesmente brutal, este verão ficará na minha memória para sempre. :cool:


O verão passado foi dos piores de sempre em termos de nortada,e eu que o diga(até estores foram arrancados na casa de um predio vizinho, a 3 metros do solo!), este foi bem mais soft, sem comparação, isto é um pouco como nos jogos de futebol,nunca há jogos iguais, e verões também não.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já estive há uns anos em Monte Gordo e nessa altura fez-me um bocado confusão a temperatura da água, isto porque cá fora estariam cerca de 34ºC e na tentativa de me refrescar um pouco no mar acabou por ser pior ainda. Já nessa altura me interrogava se num futuro próximo com as mudanças climáticas não poderíamos vir a ter furacões de cat1 ou 2 a rondar o Sul da Península. Quem sabe um dia..

Normalmente diz-se que é quando o mar anda nos 27ºc ou mais, que há maior tendência para isso acontecer.

E essa deve ser ter sido a temperatura atingida no mar hoje em Monte Gordo.

Mas eu espero, que isso não venha a acontecer, pelo menos nas próximas décadas, até porque o clima desta região, é mediterrânico...
E creio que eram precisas áreas extensas com a água a essa temperatura, para se desenvolver algo...

Mas talvez seja interessante entender o que acontece em zonas com um clima mediterrânico, que tenham estas temperaturas no mar...
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Boa noite,

A divisão Norte / Sul?

Os meus amigos portugueses dizem que a temperatura da agua do mar norte de Lisboa é "normalemente fria", mas a sul de Lisboa é "pode ser morna". Este é um gráfico de temperatura do mar recente da IPMA. Podes ver a cor do calor a ser frio (azul) até Lisboa, mais sul de Lisboa a cor é vermelho, represantando um pouco da calor.

sst-iberia-2016-08-31T0000.png


Alguém sabes, por favor, em termos simples, porque a água norte de Lisboa é supostamente frio? E ao sul Lisboa a água é morna?

Se mora no Norte, encontra o tempartura do mar morna ou não? Eu quero descobrir a Costa Norte, meu amigo dizer que ele visite Praia do Moldeo e em setembro 2011 foi surpreendentemente morna, mas nem sempre é assim.

Eu gostaria de ouvir de pessoas que vivem na costa norte e como a experiência de banho é.

Muito obrigado amigos/amigas!
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Boa noite,

A divisão Norte / Sul?

Os meus amigos portugueses dizem que a temperatura da agua do mar norte de Lisboa é "normalemente fria", mas a sul de Lisboa é "pode ser morna". Este é um gráfico de temperatura do mar recente da IPMA. Podes ver a cor do calor a ser frio (azul) até Lisboa, mais sul de Lisboa a cor é vermelho, represantando um pouco da calor.

sst-iberia-2016-08-31T0000.png


Alguém sabes, por favor, em termos simples, porque a água norte de Lisboa é supostamente frio? E ao sul Lisboa a água é morna?

Se mora no Norte, encontra o tempartura do mar morna ou não? Eu quero descobrir a Costa Norte, meu amigo dizer que ele visite Praia do Moldeo e em setembro 2011 foi surpreendentemente morna, mas nem sempre é assim.

Eu gostaria de ouvir de pessoas que vivem na costa norte e como a experiência de banho é.

Muito obrigado amigos/amigas!
penso que a água do Mar a Norte de Lisboa é mais fria devido sobretudo há nortada que é bem mais intensa acima de Lisboa do que abaixo de Lisboa.
Por falar em água fria a água mais fria que apanhei na vida foi na nascente do Agroal (concelho de ourém ) mesmo em praias do norte litoral nuca apanhei água tão fria.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
penso que a água do Mar a Norte de Lisboa é mais fria devido sobretudo há nortada que é bem mais intensa acima de Lisboa do que abaixo de Lisboa.
Por falar em água fria a água mais fria que apanhei na vida foi na nascente do Agroal (concelho de ourém ) mesmo em praias do norte litoral nuca apanhei água tão fria.
É basicamente isso, a nortada é o grande motor da temperatura do mar durante o Verão. Mantém o litoral norte/centro sempre com temperaturas nos 15-18ºC, algo normal. O que acontece é que o vento "empurra" as águas da costa para longe da mesma, surgindo as águas profundas mais frias à superfície.

Como a nortada é mais intensa a norte do Tejo, o efeito de upwelling (que é o termo correto) é menos intenso para a costa sul de Portugal. Daí as águas da costa da Caparica, Sesimbra, Setúbal serem mais quentes, chegando muitas vezes água quente vinda do SW.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas, em relação a este tema posso afirmar ser um sortudo por já ter ido a "banhos" em grande parte do litoral português tirando a região mais a Norte.
Já estive no Algarve com a água "gelada" mas também já lá apanhei muitas vezes a água tipo caldo, a costa vicentina mais concretamente em Almograve a água é geralmente fria enquanto que em Porto Covo ela já é bem mais quente. Já estive por exemplo mais a Norte na Praia da Barra em Aveiro com a água relativamente suportável assim como nas praias de Espinho e Gaia que são diga-se de passagem muito violentas mas fantásticas. As águas mais frias que já apanhei foram nas praias da Foz do Douro no grande Porto. Penso que a temperatura média daquelas águas não ande muito longe dos 15ºC/16ºC. Em contraste já estive uma vez em Estaca de bares no Norte de Espanha e lembro-me que a água estava tépida. Na minha opinião existem diversos factores que influenciam de um modo geral a temperatura do mar nas praias nomeadamente as correntes oceânicas,vento até mesmo as extensões de areal/rocha que cada praia dispõe.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A água do Algarve no verão geralmente é morna, mas pode acontecer em certas fases e regiões, ela ficar mais fria, sobretudo de Faro para Oeste.

Já nos Açores e na Madeira, a água quente no verão, tanto quanto sei, nunca tem falhado.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.
Ainda pelos Algarve's...;)
Por cá tem sido dias de praia óptimos, com sol e calor, calor que veio a diminuir de 4.a feira para cá, fruto do vento noturno e da manhã, de NO, e da tarde de SO.
Ontem pelas 11h medi 21,0°C a temperatura da água; já pelas 17h medi 24,0°C. Hoje de manhã medi 20,5°C e de tarde a água estava bem mais quente (o termómetro avariou!).
Antes de 4.a feira estava um "senhor" caldo, fruto dos ventos de SE e S...
O vento é mesmo um motor de aquecimento ou arrefecimento do oceano.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boa noite.
Ainda pelos Algarve's...;)
Por cá tem sido dias de praia óptimos, com sol e calor, calor que veio a diminuir de 4.a feira para cá, fruto do vento noturno e da manhã, de NO, e da tarde de SO.
Ontem pelas 11h medi 21,0°C a temperatura da água; já pelas 17h medi 24,0°C. Hoje de manhã medi 20,5°C e de tarde a água estava bem mais quente (o termómetro avariou!).
Antes de 4.a feira estava um "senhor" caldo, fruto dos ventos de SE e S...
O vento é mesmo um motor de aquecimento ou arrefecimento do oceano.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk

Estava tão quente que o termómetro arrebentou. :inocente: De facto, este Verão foi um excelente verão, com muita lestada como é preciso e sem muita nortada que também não faz muita falta e água manteve-se quentinha durante praticamente o verão todo. Esta semana até gostei, menos pessoal na praia, sabe bem tirar férias na 1ª quinzena de Setembro. :)

Para o ano, a água devia estar um pouquinho mais quente, quanto mais quente melhor, :inocente: agora se vem um Verão desgraçado com nortada preparem-se para ouvir tudo a queixar-se. :D