Stormlover
Cumulus
Vídeo desse mesmo dia, ondulação forte tem sido rara nos últimos invernos, espero que este próximo Outono/Inverno seja diferente.
Uma consequência desta corrente de sudoeste intensa nos próximos dias é o facto de que as temperaturas da água do mar que geralmente ocorrem apenas em mar alto devido ao afloramento costeiro provocado pela nortada deverão chegar à costa. Em contrapartida, a Costa da Morte, na Galiza, sofrerá com o afloramento costeiro que geralmente ocorre nas costas portuguesas por ter uma orientação sudoeste-nordeste, ficando com uma temperatura da água do mar gelada e bem abaixo do valor médio para aquela zona. Estes são os valores previstos para a próxima segunda-feira, 8 de agosto:Parece que, nos próximos tempos, deverá haver mais uma intrusão de ar quente vinda do norte de África em direção à Europa. Desta vez Portugal deve ficar felizmente ao lado do pior desta vaga de calor, no entanto a depressão isolada e a subida da dorsal no Levante deverá criar uma corrente de sudoeste, que deverá manter-se pelo menos até ao fim da primeira metade do mês. Isso essencialmente criará um tempo bem tropical, com bastante humidade relativa e, com isso, uma sensação térmica bem elevada apesar das temperaturas relativamente baixas:
![]()
![]()
Deverão ocorrer nevoeiros matinais com elevada frequência nos próximos dias em grande parte do país, o que poderá levar a alguma precipitação nas encostas das serras (Sintra, Monchique, Caldeirão, etc.). Mas não se enganem: as noites serão bem amenas em praticamente todo o país (16-21ºC de mínima nos próximos dias):
![]()
Hoje não fui, mas ontem estava espetacularFigueira da Foz, sem vento, com água quase a 23°C, mar calmo e cristalino. Que mais se pode pedir?
É aproveitar enquanto dura.
![]()
...mas hoje fui e a água continua bem quente, embora hoje estivesse bem mais sujita, não só de algas mas infelizmente também de esferovite...Hoje não fui, mas ontem estava espetacular
Será que o facto deste , ano as barragens da bacia do Tejo terem estado a descarregar durante mais tempo , devido ao preço da electricidade , fez com que viessem mais areias do rio do que o que tem acontecido nos últimos anos?
Não sei se a linha dos 20ºC esteve tão a norte do Atlântico como agora alguma vez... parece-me estar na latitude de 51-52ºN, o mesmo nível do sul da Irlanda. Pode resultar em consequências para o Outono, tanto a nível de formação do gelo no Ártico como nas primeiras tempestades.